Identificação precoce da dificuldade para aprender como estratégia de promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourinho, Lídia Andrade
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69681
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos professores da Educação Infantil de escolas públicas do município de Sobral frente as possíveis dificuldades de seus alunos para aprender e o que eles pensam sobre o processo de inclusão educacional. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido nos centros de educação infantil nos meses de março e abril de 2005. Através das técnicas de entrevista e de observação participante, a coleta de dados realizou-se tendo como instrumento roteiros semi-estruturados. O material coletado foi organizado pelo processo de análise temática do conteúdo referenciada por Bardin (1977) e Minayo (1998). Os dados foram analisados tomando como referência cinco temáticas que emergiram das falas dos entrevistados, 1- Identificação das dificuldades de aprendizagem a partir do comportamento do aluno; 2- Ausência do apoio familiar durante o processo de aprendizagem; 3- Crença na relação da alimentação x aprendizagem; 4- Compreensão da educação infantil como o alicerce da aprendizagem; 5- Despreparo para trabalhar a inclusão. Os resultados demonstraram que essas dificuldades não devem ser motivos para ?excluir? os alunos do sistema escolar. A educação inclusiva precisa se tornar realidade para se concretizar através de um paradigma educacional fundamentado na valorização das diferenças associada à possibilidade de se ensinar a todos. Para que isso aconteça é necessário contarmos com professores que pensem com autonomia, que tenham postura reflexiva, professores que acreditam na necessidade de estar sempre atualizado e que aprendam a desenvolver suas competências, principalmente dos que atuam na Educação Infantil. Concluímos que a escola é o ambiente ideal para que a inclusão aconteça na perspectiva da promoção da saúde, de educandos e educadores.
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