Ensino entre pares no contexto de cursos de graduação da área da saúde: o modelo da monitoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Heloisa Sobreira Camilo Teles de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118295
Resumo: Introdução:As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para um novo perfil profissional, que vai muito além dascompetências técnico-científicas eagregam elementos como a relação profissional-paciente, comunicação, tomada de decisão, liderança e educação permanente. Alcançar esse novo perfil profissional é um grande desafio na medida em que requer uma metodologia educacional diferente da tradicional. As metodologias ativas se configuram como proposta de inovaçãono processo de ensino-aprendizagem e o professor tem um papel central na implementação dessas novas tecnologias e abordagens educacionais. Os Programas de Iniciação à docência despertam o interesse dos estudantes pela docência e podem ser um primeiro espaço de formação dos futuros docentes. Nesse sentido, a monitoria acadêmica pode ser a primeira experiência docente dos futuros professores. Objetivo:Analisar o processo de ensino-aprendizagem entre pares em cursos de graduação da área da saúde, utilizando o modelo da monitoria acadêmica.Metodologia: Estudo observacional transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. A coleta de dados foi realizada através de questionários escritos para monitores e estudantes-aprendizes recrutados nos cursos da área da saúde e do banco de dados com o rendimento acadêmico dos estudantes dos cursos da área da saúde. Resultados: 649 (9,5%) estudantes-aprendizes e 251 (53,1%) monitores responderam os questionários. Houve um predomínio de estudantes do sexo feminino nos dois grupos (monitores e estudantes-aprendizes) e a faixa etária de 21- 25 anos predominou entre os monitores.Para os estudantes aprendizes os papéis de provedor de informações e de facilitador foram os mais exercidos e julgados adequados para um monitor.Não houve diferença significativa na percepção da melhor metodologia de ensino quando comparada a performance entre o monitor e o professor. A congruência cognitiva e social e o tamanho do grupo contribuíram para a aprendizagem dos estudantes. Para os monitores, facilitador foi uma das funções mais exercidas e adequadas. Consolidar conhecimento na área módulo foi a principal motivação do monitor. 93,63 % dos monitores referiram ter aprendido técnicas de ensino. 98% fizeram uso de ferramentas on-line. Os estudantes-aprendizes que participaram da monitoria no subgrupo avaliado no curso de medicina na disciplina de Habilidades Médicas 4, têm notas médias maiores em relação aos alunos que nunca participam da monitoria. Monitores tem um desempenho melhornos módulos em relação os demais alunos.As médias e medianas das notas dos monitores foram mais altas que a média dos demais estudantes da turma, com significância estatística em cinco dos sete semestres avaliados Conclusão:Conclui-se que a monitoria contribui de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes-aprendizes e ao mesmo tempo possibilita a formação dos futuros docentes. Palavras-chave: Metodologia; Docência; Capacitação profissional; Monitoria.
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spelling Ensino entre pares no contexto de cursos de graduação da área da saúde: o modelo da monitoriaProfissionais da saúdeProfessores universitáriosMonitoriaIntrodução:As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para um novo perfil profissional, que vai muito além dascompetências técnico-científicas eagregam elementos como a relação profissional-paciente, comunicação, tomada de decisão, liderança e educação permanente. Alcançar esse novo perfil profissional é um grande desafio na medida em que requer uma metodologia educacional diferente da tradicional. As metodologias ativas se configuram como proposta de inovaçãono processo de ensino-aprendizagem e o professor tem um papel central na implementação dessas novas tecnologias e abordagens educacionais. Os Programas de Iniciação à docência despertam o interesse dos estudantes pela docência e podem ser um primeiro espaço de formação dos futuros docentes. Nesse sentido, a monitoria acadêmica pode ser a primeira experiência docente dos futuros professores. Objetivo:Analisar o processo de ensino-aprendizagem entre pares em cursos de graduação da área da saúde, utilizando o modelo da monitoria acadêmica.Metodologia: Estudo observacional transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. A coleta de dados foi realizada através de questionários escritos para monitores e estudantes-aprendizes recrutados nos cursos da área da saúde e do banco de dados com o rendimento acadêmico dos estudantes dos cursos da área da saúde. Resultados: 649 (9,5%) estudantes-aprendizes e 251 (53,1%) monitores responderam os questionários. Houve um predomínio de estudantes do sexo feminino nos dois grupos (monitores e estudantes-aprendizes) e a faixa etária de 21- 25 anos predominou entre os monitores.Para os estudantes aprendizes os papéis de provedor de informações e de facilitador foram os mais exercidos e julgados adequados para um monitor.Não houve diferença significativa na percepção da melhor metodologia de ensino quando comparada a performance entre o monitor e o professor. A congruência cognitiva e social e o tamanho do grupo contribuíram para a aprendizagem dos estudantes. Para os monitores, facilitador foi uma das funções mais exercidas e adequadas. Consolidar conhecimento na área módulo foi a principal motivação do monitor. 93,63 % dos monitores referiram ter aprendido técnicas de ensino. 98% fizeram uso de ferramentas on-line. Os estudantes-aprendizes que participaram da monitoria no subgrupo avaliado no curso de medicina na disciplina de Habilidades Médicas 4, têm notas médias maiores em relação aos alunos que nunca participam da monitoria. Monitores tem um desempenho melhornos módulos em relação os demais alunos.As médias e medianas das notas dos monitores foram mais altas que a média dos demais estudantes da turma, com significância estatística em cinco dos sete semestres avaliados Conclusão:Conclui-se que a monitoria contribui de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes-aprendizes e ao mesmo tempo possibilita a formação dos futuros docentes. Palavras-chave: Metodologia; Docência; Capacitação profissional; Monitoria.Introduction: The National Curricular Guidelines point to a new professional profile that goes far beyond the technical-scientific competences. Achieving this new professional profile is a great challenge in that it requires a different educational methodology from the traditional one. The active methodologies are proposed as an innovation in the teaching-learning process and the teacher plays a central role in the implementation of these new technologies and educational approaches. The Institutional Programs of Initiation to Teaching stimulate students' interest in teaching and develop pedagogical knowledge in students. In this sense, monitoring academic may be the first teacher experience of future teachers. Objective: To analyze the teaching-learning process among peers in undergraduate courses in the health area, using the model of monitoring academic. Methodology: Quantitative observational study, carried out at the Health Sciences Center of the University of Fortaleza. The data consisted in written questionnaires for monitors and student-trainees recruited in the health professions courses and the academic scores database. Results:649 (9.5%) student learners and 251 (53.1%) monitors answered the questionnaires. There was a predominance of female students in both groups (monitors and student-learners) and the age group of 21-25 years predominated among the monitors. The majority of students were female. For student learners the roles of information provider and facilitator were the most exercised and judged suitable for a monitor. There was no significant difference in the perception of the best teaching methodology when compared to the performance between the monitor and the teacher. Cognitive and social congruence and the size of the group contributed to student learning. For the monitors, facilitator was one of the most exercised and appropriate functions. Consolidating knowledge in the module area was the main motivation of the monitor. 93.63% of the monitors reported having learned teaching techniques. 98% made use of online tools. The student-learners who participated in the monitoring, have higher average scores in relation to the students who never participate in the monitoring. Monitors perform better in modules compared to other students. The averages and medians of the monitors' scores were higher than the average of the other students in the class, with statistical significance in five of the seven semesters evaluated Conclusion:It is concluded that monitoring contributes positively to the teaching-learning process of student-learners and at the same time enables the training of future teachers. Key words: Methodology; Teaching; Professional training; MonitoringDissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 26334/19Bessa, Olivia Andrea de Alencar CostaBessa, Olivia Andrea de Alencar CostaNuto, Sharmênia de Araújo SoaresChiesa, DanielaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasMenezes, Heloisa Sobreira Camilo Teles de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118295https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21112porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:52:30Zoai::118295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:52:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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