ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koga, Andreza Cristina Both Casagrande
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Elvira Aparecida Simões De, Rodrigues, Marilsa De Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464
Resumo: As Habilidades Sociais são aprendidas durante a infância e refletidas nas relações interpessoais que o indiví­duo estabelece por toda vida, no ambiente familiar, na escola e no trabalho. No ambiente profissional, exercem forte impacto no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, que favorecem ao indiví­duo atingir seus objetivos contribuindo, consequentemente, para seu sucesso profissional. Este estudo tem como objetivo caracterizar as Habilidades Sociais dos alunos de um curso universitário na área da saúde e possí­veis impactos em sua atuação profissional, assim, foi desenvolvida uma pesquisa documental, analisando os resultados do Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del-Prette – 2005), aplicado pelo Grupo de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional, de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra foi constituí­da de 45 inventários respondidos por alunos de primeiro ano de um curso na área da saúde, com idade entre 17 e 53 anos e com predomí­nio da faixa etária de 17 a 21 anos. Pôde-se constatar que o repertório de habilidades sociais desta amostra encontrava-se deficitário, visto que o Escore Total médio foi de 37,82 pontos, ou seja, abaixo da média, bem como a pontuação de todos os fatores analisados (F1=39,98; F2=47,87; F3=45,73; F4= 31,04 e F5=43,31 pontos), sendo o maior déficit relacionado às habilidades de lidar com situações que envolvem a "autoexposição a desconhecidos ou a situações novas". Sugere-se que os alunos participem de um Treino de Habilidades Sociais Profissionais para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, prevenindo futuros impactos negativos na atuação profissional.
id UNITAU-2_81837da2a2917015a5bdfd101c00df52
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/464
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONALHabilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional.As Habilidades Sociais são aprendidas durante a infância e refletidas nas relações interpessoais que o indiví­duo estabelece por toda vida, no ambiente familiar, na escola e no trabalho. No ambiente profissional, exercem forte impacto no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, que favorecem ao indiví­duo atingir seus objetivos contribuindo, consequentemente, para seu sucesso profissional. Este estudo tem como objetivo caracterizar as Habilidades Sociais dos alunos de um curso universitário na área da saúde e possí­veis impactos em sua atuação profissional, assim, foi desenvolvida uma pesquisa documental, analisando os resultados do Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del-Prette – 2005), aplicado pelo Grupo de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional, de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra foi constituí­da de 45 inventários respondidos por alunos de primeiro ano de um curso na área da saúde, com idade entre 17 e 53 anos e com predomí­nio da faixa etária de 17 a 21 anos. Pôde-se constatar que o repertório de habilidades sociais desta amostra encontrava-se deficitário, visto que o Escore Total médio foi de 37,82 pontos, ou seja, abaixo da média, bem como a pontuação de todos os fatores analisados (F1=39,98; F2=47,87; F3=45,73; F4= 31,04 e F5=43,31 pontos), sendo o maior déficit relacionado às habilidades de lidar com situações que envolvem a "autoexposição a desconhecidos ou a situações novas". Sugere-se que os alunos participem de um Treino de Habilidades Sociais Profissionais para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, prevenindo futuros impactos negativos na atuação profissional.Latin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business Management2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 No. 1 (2018)Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 Núm. 1 (2018)Latin American Journal of Business Management; v. 9 n. 1 (2018)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464/225Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoga, Andreza Cristina Both CasagrandeAraújo, Elvira Aparecida Simões DeRodrigues, Marilsa De Sá2018-08-03T16:08:35Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/464Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2018-08-03T16:08:35Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
title ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
spellingShingle ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
Koga, Andreza Cristina Both Casagrande
Habilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional.
title_short ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
title_full ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
title_fullStr ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
title_sort ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
author Koga, Andreza Cristina Both Casagrande
author_facet Koga, Andreza Cristina Both Casagrande
Araújo, Elvira Aparecida Simões De
Rodrigues, Marilsa De Sá
author_role author
author2 Araújo, Elvira Aparecida Simões De
Rodrigues, Marilsa De Sá
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koga, Andreza Cristina Both Casagrande
Araújo, Elvira Aparecida Simões De
Rodrigues, Marilsa De Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional.
topic Habilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional.
description As Habilidades Sociais são aprendidas durante a infância e refletidas nas relações interpessoais que o indiví­duo estabelece por toda vida, no ambiente familiar, na escola e no trabalho. No ambiente profissional, exercem forte impacto no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, que favorecem ao indiví­duo atingir seus objetivos contribuindo, consequentemente, para seu sucesso profissional. Este estudo tem como objetivo caracterizar as Habilidades Sociais dos alunos de um curso universitário na área da saúde e possí­veis impactos em sua atuação profissional, assim, foi desenvolvida uma pesquisa documental, analisando os resultados do Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del-Prette – 2005), aplicado pelo Grupo de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional, de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra foi constituí­da de 45 inventários respondidos por alunos de primeiro ano de um curso na área da saúde, com idade entre 17 e 53 anos e com predomí­nio da faixa etária de 17 a 21 anos. Pôde-se constatar que o repertório de habilidades sociais desta amostra encontrava-se deficitário, visto que o Escore Total médio foi de 37,82 pontos, ou seja, abaixo da média, bem como a pontuação de todos os fatores analisados (F1=39,98; F2=47,87; F3=45,73; F4= 31,04 e F5=43,31 pontos), sendo o maior déficit relacionado às habilidades de lidar com situações que envolvem a "autoexposição a desconhecidos ou a situações novas". Sugere-se que os alunos participem de um Treino de Habilidades Sociais Profissionais para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, prevenindo futuros impactos negativos na atuação profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464/225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 No. 1 (2018)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 Núm. 1 (2018)
Latin American Journal of Business Management; v. 9 n. 1 (2018)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1800221337614024704