ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464 |
Resumo: | As Habilidades Sociais são aprendidas durante a infância e refletidas nas relações interpessoais que o indivíduo estabelece por toda vida, no ambiente familiar, na escola e no trabalho. No ambiente profissional, exercem forte impacto no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, que favorecem ao indivíduo atingir seus objetivos contribuindo, consequentemente, para seu sucesso profissional. Este estudo tem como objetivo caracterizar as Habilidades Sociais dos alunos de um curso universitário na área da saúde e possíveis impactos em sua atuação profissional, assim, foi desenvolvida uma pesquisa documental, analisando os resultados do Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del-Prette – 2005), aplicado pelo Grupo de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional, de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra foi constituída de 45 inventários respondidos por alunos de primeiro ano de um curso na área da saúde, com idade entre 17 e 53 anos e com predomínio da faixa etária de 17 a 21 anos. Pôde-se constatar que o repertório de habilidades sociais desta amostra encontrava-se deficitário, visto que o Escore Total médio foi de 37,82 pontos, ou seja, abaixo da média, bem como a pontuação de todos os fatores analisados (F1=39,98; F2=47,87; F3=45,73; F4= 31,04 e F5=43,31 pontos), sendo o maior déficit relacionado às habilidades de lidar com situações que envolvem a "autoexposição a desconhecidos ou a situações novas". Sugere-se que os alunos participem de um Treino de Habilidades Sociais Profissionais para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, prevenindo futuros impactos negativos na atuação profissional. |
id |
UNITAU-2_81837da2a2917015a5bdfd101c00df52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/464 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONALHabilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional.As Habilidades Sociais são aprendidas durante a infância e refletidas nas relações interpessoais que o indivíduo estabelece por toda vida, no ambiente familiar, na escola e no trabalho. No ambiente profissional, exercem forte impacto no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, que favorecem ao indivíduo atingir seus objetivos contribuindo, consequentemente, para seu sucesso profissional. Este estudo tem como objetivo caracterizar as Habilidades Sociais dos alunos de um curso universitário na área da saúde e possíveis impactos em sua atuação profissional, assim, foi desenvolvida uma pesquisa documental, analisando os resultados do Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del-Prette – 2005), aplicado pelo Grupo de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional, de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra foi constituída de 45 inventários respondidos por alunos de primeiro ano de um curso na área da saúde, com idade entre 17 e 53 anos e com predomínio da faixa etária de 17 a 21 anos. Pôde-se constatar que o repertório de habilidades sociais desta amostra encontrava-se deficitário, visto que o Escore Total médio foi de 37,82 pontos, ou seja, abaixo da média, bem como a pontuação de todos os fatores analisados (F1=39,98; F2=47,87; F3=45,73; F4= 31,04 e F5=43,31 pontos), sendo o maior déficit relacionado às habilidades de lidar com situações que envolvem a "autoexposição a desconhecidos ou a situações novas". Sugere-se que os alunos participem de um Treino de Habilidades Sociais Profissionais para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, prevenindo futuros impactos negativos na atuação profissional.Latin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business Management2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 No. 1 (2018)Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 Núm. 1 (2018)Latin American Journal of Business Management; v. 9 n. 1 (2018)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464/225Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoga, Andreza Cristina Both CasagrandeAraújo, Elvira Aparecida Simões DeRodrigues, Marilsa De Sá2018-08-03T16:08:35Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/464Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2018-08-03T16:08:35Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
title |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL Koga, Andreza Cristina Both Casagrande Habilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional. |
title_short |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
title_full |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
title_sort |
ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPACTOS NA ATUAÇAO PROFISSIONAL |
author |
Koga, Andreza Cristina Both Casagrande |
author_facet |
Koga, Andreza Cristina Both Casagrande Araújo, Elvira Aparecida Simões De Rodrigues, Marilsa De Sá |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Elvira Aparecida Simões De Rodrigues, Marilsa De Sá |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koga, Andreza Cristina Both Casagrande Araújo, Elvira Aparecida Simões De Rodrigues, Marilsa De Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional. |
topic |
Habilidades Sociais Profissionais. Universitários. Gestão. Desenvolvimento Regional. |
description |
As Habilidades Sociais são aprendidas durante a infância e refletidas nas relações interpessoais que o indivíduo estabelece por toda vida, no ambiente familiar, na escola e no trabalho. No ambiente profissional, exercem forte impacto no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, que favorecem ao indivíduo atingir seus objetivos contribuindo, consequentemente, para seu sucesso profissional. Este estudo tem como objetivo caracterizar as Habilidades Sociais dos alunos de um curso universitário na área da saúde e possíveis impactos em sua atuação profissional, assim, foi desenvolvida uma pesquisa documental, analisando os resultados do Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del-Prette – 2005), aplicado pelo Grupo de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional, de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra foi constituída de 45 inventários respondidos por alunos de primeiro ano de um curso na área da saúde, com idade entre 17 e 53 anos e com predomínio da faixa etária de 17 a 21 anos. Pôde-se constatar que o repertório de habilidades sociais desta amostra encontrava-se deficitário, visto que o Escore Total médio foi de 37,82 pontos, ou seja, abaixo da média, bem como a pontuação de todos os fatores analisados (F1=39,98; F2=47,87; F3=45,73; F4= 31,04 e F5=43,31 pontos), sendo o maior déficit relacionado às habilidades de lidar com situações que envolvem a "autoexposição a desconhecidos ou a situações novas". Sugere-se que os alunos participem de um Treino de Habilidades Sociais Profissionais para o desenvolvimento das habilidades deficitárias, prevenindo futuros impactos negativos na atuação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/464/225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Latin American Journal of Business Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 No. 1 (2018) Latin American Journal of Business Management; Vol. 9 Núm. 1 (2018) Latin American Journal of Business Management; v. 9 n. 1 (2018) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1800221337614024704 |