PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Antônio Plínio Feitosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127544
Resumo: No cenário das Instituições de Ensino Superior (IES), apresenta-se a prestação de serviço no que tange a realização de aulas. Cada vez mais emerge a necessidade de avaliar a qualidade desse serviço prestado, sendo primordial evidenciar a participação do docente neste processo. A cultura de autoavaliação do professor reflexivo dá suporte ao planejamento de melhorias no processo de ensino-aprendizagem futuro. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um processo de autoavaliação do docente do ensino superior sobre suas aulas, intitulado Pades. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático que não identificou abordagens tecnológicas de apoio à autoavaliação do docente. Para entender melhor o problema, foi observada a experiência do usuário (experiência do professor durante o processo de aula, como usuário) e foram elencados Critérios de Autoavaliação Contextuais. Tais critérios foram correlacionados à metodologia de problematização do Arco de Maguerez e à escala de qualidade de serviço Servqual. Assim, foi possível a elaboração de uma Matriz de Autoavaliação que distribui os Critérios nas etapas do Arco de Maguerez no contexto de aulas ministradas pelos docentes de IES. Dentre os resultados obtidos, foi desenvolvido um processo de suporte à autoavaliação, baseado em critérios de autoavaliação, que busca auxiliar a qualidade de serviço de aula. E, pode-se evidenciar possibilidades de aplicação do Pades em trabalhos acadêmicos existentes que têm viés educacional e tecnológico: o MASF e o MPSUSE. Um questionário foi aplicado onde foram encontrados indícios de que existe uma procura por parte dos docentes em melhoria de suas aulas através da autoavaliação. Assim, considerando que os professores têm interesse em se autoavaliar, a implantação do processo proposto pode favorecer o crescimento pessoal do docente e a qualidade do serviço prestado na IES. Palavras-chave: Autoavaliação. Qualidade de serviço. Experiência do Usuário. Docente de Ensino Superior. Critérios de autoavaliação
id UFOR_25603a7a85aa6e11a040f6f86f16c949
oai_identifier_str oai::127544
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulasEnsino Superior - AvaliaçãoEnsino Superior - DocentesAvaliação institucionalNo cenário das Instituições de Ensino Superior (IES), apresenta-se a prestação de serviço no que tange a realização de aulas. Cada vez mais emerge a necessidade de avaliar a qualidade desse serviço prestado, sendo primordial evidenciar a participação do docente neste processo. A cultura de autoavaliação do professor reflexivo dá suporte ao planejamento de melhorias no processo de ensino-aprendizagem futuro. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um processo de autoavaliação do docente do ensino superior sobre suas aulas, intitulado Pades. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático que não identificou abordagens tecnológicas de apoio à autoavaliação do docente. Para entender melhor o problema, foi observada a experiência do usuário (experiência do professor durante o processo de aula, como usuário) e foram elencados Critérios de Autoavaliação Contextuais. Tais critérios foram correlacionados à metodologia de problematização do Arco de Maguerez e à escala de qualidade de serviço Servqual. Assim, foi possível a elaboração de uma Matriz de Autoavaliação que distribui os Critérios nas etapas do Arco de Maguerez no contexto de aulas ministradas pelos docentes de IES. Dentre os resultados obtidos, foi desenvolvido um processo de suporte à autoavaliação, baseado em critérios de autoavaliação, que busca auxiliar a qualidade de serviço de aula. E, pode-se evidenciar possibilidades de aplicação do Pades em trabalhos acadêmicos existentes que têm viés educacional e tecnológico: o MASF e o MPSUSE. Um questionário foi aplicado onde foram encontrados indícios de que existe uma procura por parte dos docentes em melhoria de suas aulas através da autoavaliação. Assim, considerando que os professores têm interesse em se autoavaliar, a implantação do processo proposto pode favorecer o crescimento pessoal do docente e a qualidade do serviço prestado na IES. Palavras-chave: Autoavaliação. Qualidade de serviço. Experiência do Usuário. Docente de Ensino Superior. Critérios de autoavaliaçãoIn the scenario of Higher Education Institutions, the provision of service is presented in terms of conducting classes. The need to assess the quality of this service is increasingly emerging, and it is essential to highlight the teacher's participation in this process. The reflective teacher's self-evaluation culture supports the planning of improvements in the future teaching-learning process. Given this context, this work aims to develop a process of self-evaluation by higher education teachers about their classes, entitled Pades. Therefore, a systematic mapping was carried out, which did not identify technological approaches to support the teacher's self-evaluation. To better understand the problem, the user experience was observed (the teacher's experience during the class process, as a user) and Contextual Self-Evaluation Criteria were listed. These criteria were correlated to the Maguerez Arc problematization methodology and to the Servqual quality of service scale. Thus, it was possible to prepare a Self-Evaluation Matrix that distributes the Criteria in the steps of the Maguerez Arc in the context of classes taught by HEI professors, based on selfevaluation criteria, which seeks to help the quality of class service. Among the results obtained, a process to support self-evaluation was developed. And, possibilities of application of Pades can be highlighted in existing academic works that have an educational and technological bias: the MASF and the MPS-USE. A questionnaire was applied where evidence was found that there is a demand on the part of teachers to improve their classes through self-evaluation. Thus, it can be concluded that the design of a self-evaluation process can favor the teacher's personal growth and the quality of the service provided at the HEI. Keywords: Self-evaluation. Service quality. User Experience. Higher Education teacher. Self-evaluation criteria.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 18986/22 em 21/03/2022Furtado, Maria Elizabeth SucupiraCardoso, Rafaela Ponte LisboaVasconcelos, Patrícia Freitas Campos deDuarte, João Batista FurlanUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaBastos, Antônio Plínio Feitosa2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127544https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26750porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T11:57:34Zoai::127544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T11:57:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
title PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
spellingShingle PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
Bastos, Antônio Plínio Feitosa
Ensino Superior - Avaliação
Ensino Superior - Docentes
Avaliação institucional
title_short PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
title_full PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
title_fullStr PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
title_full_unstemmed PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
title_sort PADES - Processo para Autoavaliação Docente no Ensino Superior sobre suas aulas
author Bastos, Antônio Plínio Feitosa
author_facet Bastos, Antônio Plínio Feitosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Cardoso, Rafaela Ponte Lisboa
Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de
Duarte, João Batista Furlan
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Antônio Plínio Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior - Avaliação
Ensino Superior - Docentes
Avaliação institucional
topic Ensino Superior - Avaliação
Ensino Superior - Docentes
Avaliação institucional
description No cenário das Instituições de Ensino Superior (IES), apresenta-se a prestação de serviço no que tange a realização de aulas. Cada vez mais emerge a necessidade de avaliar a qualidade desse serviço prestado, sendo primordial evidenciar a participação do docente neste processo. A cultura de autoavaliação do professor reflexivo dá suporte ao planejamento de melhorias no processo de ensino-aprendizagem futuro. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um processo de autoavaliação do docente do ensino superior sobre suas aulas, intitulado Pades. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático que não identificou abordagens tecnológicas de apoio à autoavaliação do docente. Para entender melhor o problema, foi observada a experiência do usuário (experiência do professor durante o processo de aula, como usuário) e foram elencados Critérios de Autoavaliação Contextuais. Tais critérios foram correlacionados à metodologia de problematização do Arco de Maguerez e à escala de qualidade de serviço Servqual. Assim, foi possível a elaboração de uma Matriz de Autoavaliação que distribui os Critérios nas etapas do Arco de Maguerez no contexto de aulas ministradas pelos docentes de IES. Dentre os resultados obtidos, foi desenvolvido um processo de suporte à autoavaliação, baseado em critérios de autoavaliação, que busca auxiliar a qualidade de serviço de aula. E, pode-se evidenciar possibilidades de aplicação do Pades em trabalhos acadêmicos existentes que têm viés educacional e tecnológico: o MASF e o MPSUSE. Um questionário foi aplicado onde foram encontrados indícios de que existe uma procura por parte dos docentes em melhoria de suas aulas através da autoavaliação. Assim, considerando que os professores têm interesse em se autoavaliar, a implantação do processo proposto pode favorecer o crescimento pessoal do docente e a qualidade do serviço prestado na IES. Palavras-chave: Autoavaliação. Qualidade de serviço. Experiência do Usuário. Docente de Ensino Superior. Critérios de autoavaliação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127544
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437312576716800