Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583400 |
Resumo: | A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é possível e necessária, pois, todos tem o direto de aprender, de conviver, de usufruir, de participar e de interagir em todos os ambientes. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as possibilidades e desafios do processo inclusivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola comum, analisando a partir do olhar da psicologia ambiental. Esse estudo justifica-se por estarmos vivenciando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na escola comum, como uma questão de acesso a um direito básico e pela importância de conhecermos e acompanharmos esse processo. Sob o aporte teórico dos conceitos norteadores da psicologia ambiental: ambiente, espaço e lugar, espaço pessoal, apropriação, afetividade ambiental, estresse ambiental, ambiente restaurador, arranjo espacial e docilidade ambiental. Na pesquisa empírica foi adotada a metodologia qualitativa de caráter descritivo e exploratório, sendo utilizados como instrumentos para a coleta de dados, a observação participante, com uso do diário de campo e entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com 08 (oito) professoras de uma escola da rede pública do município de Eusébio-Ce. Entre as entrevistadas 02 (duas) atuavam nas salas de educação Infantil e 06 (seis) em salas do ensino inicial I. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, a partir da qual identificou-se três categorias principais: Infraestrutura da escola para inclusão de crianças com TEA; A inclusão escolar na perspectiva docente; Formação docente e inclusão escolar. Identificou-se a necessidade de repensar, organizar e adaptar a infraestrutura da escola para atender as demandas das crianças com TEA. Observou-se também que as professoras participantes da pesquisa acreditam na importância da inclusão e se esforçam para que esta realmente aconteça em seu local de trabalho. Contudo, estas professoras não recebem formação suficiente para trabalhar com crianças com TEA e enfrentam diversos desafios no processo de inclusão e aprendizagem de seus alunos. Foi possível perceber, ainda, que os elementos que dificultam esse processo são: a formação profissional insuficiente ou a ausência desta de forma continuada, a adaptação do espaço escolar, a falta de recursos e materiais apropriados. Destaca-se, portanto, a relevância deste estudo que discute a relação pessoa-ambiente dentro do contexto educacional, voltando-se para o seu impacto no processo de inclusão de crianças com TEA na escola comum. Palavras chave: Transtorno do Espectro Autista, Crianças, Inclusão, Escola, Psicologia Ambiental. |
id |
UFOR_3306ae2c9e931ec3e27805e822bfad91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::583400 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambientalAutismo infantil - Aspectos psicológicosTranstornos mentaisPsicologia ambientalA inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é possível e necessária, pois, todos tem o direto de aprender, de conviver, de usufruir, de participar e de interagir em todos os ambientes. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as possibilidades e desafios do processo inclusivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola comum, analisando a partir do olhar da psicologia ambiental. Esse estudo justifica-se por estarmos vivenciando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na escola comum, como uma questão de acesso a um direito básico e pela importância de conhecermos e acompanharmos esse processo. Sob o aporte teórico dos conceitos norteadores da psicologia ambiental: ambiente, espaço e lugar, espaço pessoal, apropriação, afetividade ambiental, estresse ambiental, ambiente restaurador, arranjo espacial e docilidade ambiental. Na pesquisa empírica foi adotada a metodologia qualitativa de caráter descritivo e exploratório, sendo utilizados como instrumentos para a coleta de dados, a observação participante, com uso do diário de campo e entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com 08 (oito) professoras de uma escola da rede pública do município de Eusébio-Ce. Entre as entrevistadas 02 (duas) atuavam nas salas de educação Infantil e 06 (seis) em salas do ensino inicial I. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, a partir da qual identificou-se três categorias principais: Infraestrutura da escola para inclusão de crianças com TEA; A inclusão escolar na perspectiva docente; Formação docente e inclusão escolar. Identificou-se a necessidade de repensar, organizar e adaptar a infraestrutura da escola para atender as demandas das crianças com TEA. Observou-se também que as professoras participantes da pesquisa acreditam na importância da inclusão e se esforçam para que esta realmente aconteça em seu local de trabalho. Contudo, estas professoras não recebem formação suficiente para trabalhar com crianças com TEA e enfrentam diversos desafios no processo de inclusão e aprendizagem de seus alunos. Foi possível perceber, ainda, que os elementos que dificultam esse processo são: a formação profissional insuficiente ou a ausência desta de forma continuada, a adaptação do espaço escolar, a falta de recursos e materiais apropriados. Destaca-se, portanto, a relevância deste estudo que discute a relação pessoa-ambiente dentro do contexto educacional, voltando-se para o seu impacto no processo de inclusão de crianças com TEA na escola comum. Palavras chave: Transtorno do Espectro Autista, Crianças, Inclusão, Escola, Psicologia Ambiental.The school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is possible and necessary, because everyone has the right to learn, to live together, to enjoy, to participate and to interact in all environments. This study aimed to identify the possibilities and challenges of the inclusive process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in ordinary schools, analyzing from the perspective of environmental psychology. This study is justified by the fact that we are experiencing the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder - ASD in ordinary schools, as a matter of access to a basic right and the importance of knowing and monitoring this process.Under the theoretical support of the guiding concepts of environmental psychology: environment, space and place, personal space, appropriation, environmental affectivity, environmental stress, restorative environment, spatial arrangement and environmental docility. The empirical research adopted the qualitative methodology of descriptive and exploratory character, being used as instruments for data collection, participant observation, using the field diary and semistructured interviews, which were conducted with eight (eight) teachers from a public school in the city of Eusébio-Ce. Among the interviewees 02 (two) worked in the kindergarten classrooms and 06 (six) in the kindergarten classrooms I.Data were analyzed through Content Analysis, from which three main categories were identified: School infrastructure for inclusion of children with ASD; School inclusion in the teaching perspective; Teacher training and school inclusion. We identified the need to rethink, organize and adapt the school infrastructure to meet the demands of children with ASD. It was also observed that the participating teachers believe in the importance of inclusion and strive to make it happen in their workplace. However, these teachers do not receive sufficient training to work with children with ASD and face several challenges in the process of inclusion and learning of their students. It was also possible to notice that the elements that hinder this process are: insufficient professional training or the lack of it on a continuous basis, the adaptation of the school space, and the lack of appropriate resources and materials. Therefore, the relevance of this study, which discusses the person-environment relationship within the educational context, focusing on its impact on the process of inclusion of children with ASD in ordinary schools, is highlighted. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Children, Inclusion, School, Environmental Psychology.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 17374/24 em 18/03/2024.Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSanabio, Rosiane Lima SoaresFerreira, Karla Patricia MartinsLira, Aline Nogueira deGomes, Robéria Vieira BarretoBezerra, Tarcileide Maria Costa2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583400https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/34546porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T10:58:42Zoai::583400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-14T10:58:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
title |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
spellingShingle |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental Sanabio, Rosiane Lima Soares Autismo infantil - Aspectos psicológicos Transtornos mentais Psicologia ambiental |
title_short |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
title_full |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
title_fullStr |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
title_full_unstemmed |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
title_sort |
Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola comum o olhar da psicologia ambiental |
author |
Sanabio, Rosiane Lima Soares |
author_facet |
Sanabio, Rosiane Lima Soares Ferreira, Karla Patricia Martins Lira, Aline Nogueira de Gomes, Robéria Vieira Barreto Bezerra, Tarcileide Maria Costa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Karla Patricia Martins Lira, Aline Nogueira de Gomes, Robéria Vieira Barreto Bezerra, Tarcileide Maria Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanabio, Rosiane Lima Soares Ferreira, Karla Patricia Martins Lira, Aline Nogueira de Gomes, Robéria Vieira Barreto Bezerra, Tarcileide Maria Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo infantil - Aspectos psicológicos Transtornos mentais Psicologia ambiental |
topic |
Autismo infantil - Aspectos psicológicos Transtornos mentais Psicologia ambiental |
description |
A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é possível e necessária, pois, todos tem o direto de aprender, de conviver, de usufruir, de participar e de interagir em todos os ambientes. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as possibilidades e desafios do processo inclusivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola comum, analisando a partir do olhar da psicologia ambiental. Esse estudo justifica-se por estarmos vivenciando a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na escola comum, como uma questão de acesso a um direito básico e pela importância de conhecermos e acompanharmos esse processo. Sob o aporte teórico dos conceitos norteadores da psicologia ambiental: ambiente, espaço e lugar, espaço pessoal, apropriação, afetividade ambiental, estresse ambiental, ambiente restaurador, arranjo espacial e docilidade ambiental. Na pesquisa empírica foi adotada a metodologia qualitativa de caráter descritivo e exploratório, sendo utilizados como instrumentos para a coleta de dados, a observação participante, com uso do diário de campo e entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com 08 (oito) professoras de uma escola da rede pública do município de Eusébio-Ce. Entre as entrevistadas 02 (duas) atuavam nas salas de educação Infantil e 06 (seis) em salas do ensino inicial I. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, a partir da qual identificou-se três categorias principais: Infraestrutura da escola para inclusão de crianças com TEA; A inclusão escolar na perspectiva docente; Formação docente e inclusão escolar. Identificou-se a necessidade de repensar, organizar e adaptar a infraestrutura da escola para atender as demandas das crianças com TEA. Observou-se também que as professoras participantes da pesquisa acreditam na importância da inclusão e se esforçam para que esta realmente aconteça em seu local de trabalho. Contudo, estas professoras não recebem formação suficiente para trabalhar com crianças com TEA e enfrentam diversos desafios no processo de inclusão e aprendizagem de seus alunos. Foi possível perceber, ainda, que os elementos que dificultam esse processo são: a formação profissional insuficiente ou a ausência desta de forma continuada, a adaptação do espaço escolar, a falta de recursos e materiais apropriados. Destaca-se, portanto, a relevância deste estudo que discute a relação pessoa-ambiente dentro do contexto educacional, voltando-se para o seu impacto no processo de inclusão de crianças com TEA na escola comum. Palavras chave: Transtorno do Espectro Autista, Crianças, Inclusão, Escola, Psicologia Ambiental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583400 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/34546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 137f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437286978879488 |