Simulador para treinamento de broncoplastia em videocirurgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alexandre Marcelo Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124105
Resumo: Broncoplastia (BP) associada a lobectomia pulmonar têm melhores resultados que pneumonectomia assim como as cirurgias torácicas vídeo assistidas (CTVA) têm melhores resultados que as realizadas por via toracotômica. No entanto as BP vídeo assistidas são cirurgias pouco realizadas apesar de mostrarem bons resultados. Isso em grande parte deve-se à necessidade da realização de endosuturas manuais complexas e os cirurgiões torácicos terem pouco treinamento para realizá-las. Foi desenvolvido modelo de simulação de BP por CTVA no processo de ensino aprendizagem. Foi construído modelo de baixo custo baseado em peças de carneiro recobertas por manequim de formato humanoide. Participaram 15 cirurgiões torácicos divididos em experientes (grupo E n=4), iniciantes (grupo I n=6) e residentes (grupo R n=5). Cada cirurgião realizou BPs simples (tipo 1), em ¿V¿ (tipo 2) e em manga (tipo 3) em 3 sessões de treinamento: sem abordagem educacional (SAE), após uma abordagem educacional (UAE) e após duas abordagens educacionais (DAE) num total de 135 procedimentos. Todos foram gravados em vídeo para análise com total de 51,5h. Foram avaliados os tempos de realização de cada BP, escala de desempenho global e erros cometidos (2 avaliadores). O grupo E foi superior aos grupos I e R na realização de BP tipo 3 (UAE p=0,005). Houve diminuição dos tempos após as abordagens educacionais na BP tipo 3 (UAE vs DAE) nos grupos I e R (grupo I p=0,049) e no tempo total por sessão (UAE vs DAE) nos grupos I e R (grupo I p=0,008). A concordância entre avaliadores foi alta segundo correlação de Spearman (avaliação global Rho 0,711 p=0,003; erros Rho 0,741 p=0,002). A avaliação de desempenho global foi melhor no grupo E (p=0,036 DAE avaliador A). Houve melhora com as intervenções educacionais em todos os grupos principalmente na BP tipo 3 e no somatório de todos os procedimentos. O grupo E cometeu menos erros que os demais (p<0,05 após DAE avaliador A). Todos os grupos tiveram menos erros com as abordagens educacionais (p<0,05 grupo R avaliador A; p<0,05 grupos I e R avaliador B). A avaliação do simulador (escala Likert 1 a 5) foi boa quanto à validade visual (4,6±0,5), à validade de conteúdo (4,6±0,5), à textura e formato do brônquio (4,6±0,4 e 4,7±0,4) e aos materiais utilizados (4,8±0,4). De forma similar foi a avaliação do roteiro das atividades (4,8±0,4). Conclui-se que o modelo de simulação de BP desenvolvido tem boa qualidade com capacidade de diferenciar níveis de experiência distintos e com abordagem educacional eficiente apresentando melhoria de desempenho global e diminuição de erros. UNITERMOS: Cirurgia Torácica Vídeoassistida; CTVA; Simulação; Avaliação de Desempenho.
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Cada cirurgião realizou BPs simples (tipo 1), em ¿V¿ (tipo 2) e em manga (tipo 3) em 3 sessões de treinamento: sem abordagem educacional (SAE), após uma abordagem educacional (UAE) e após duas abordagens educacionais (DAE) num total de 135 procedimentos. Todos foram gravados em vídeo para análise com total de 51,5h. Foram avaliados os tempos de realização de cada BP, escala de desempenho global e erros cometidos (2 avaliadores). O grupo E foi superior aos grupos I e R na realização de BP tipo 3 (UAE p=0,005). Houve diminuição dos tempos após as abordagens educacionais na BP tipo 3 (UAE vs DAE) nos grupos I e R (grupo I p=0,049) e no tempo total por sessão (UAE vs DAE) nos grupos I e R (grupo I p=0,008). A concordância entre avaliadores foi alta segundo correlação de Spearman (avaliação global Rho 0,711 p=0,003; erros Rho 0,741 p=0,002). A avaliação de desempenho global foi melhor no grupo E (p=0,036 DAE avaliador A). Houve melhora com as intervenções educacionais em todos os grupos principalmente na BP tipo 3 e no somatório de todos os procedimentos. O grupo E cometeu menos erros que os demais (p<0,05 após DAE avaliador A). Todos os grupos tiveram menos erros com as abordagens educacionais (p<0,05 grupo R avaliador A; p<0,05 grupos I e R avaliador B). A avaliação do simulador (escala Likert 1 a 5) foi boa quanto à validade visual (4,6±0,5), à validade de conteúdo (4,6±0,5), à textura e formato do brônquio (4,6±0,4 e 4,7±0,4) e aos materiais utilizados (4,8±0,4). De forma similar foi a avaliação do roteiro das atividades (4,8±0,4). Conclui-se que o modelo de simulação de BP desenvolvido tem boa qualidade com capacidade de diferenciar níveis de experiência distintos e com abordagem educacional eficiente apresentando melhoria de desempenho global e diminuição de erros. UNITERMOS: Cirurgia Torácica Vídeoassistida; CTVA; Simulação; Avaliação de Desempenho.Bronchoplasty (BP) associated with pulmonary lobectomy shows better results than pneumonectomy, as well as video-assisted thoracic surgery (VATS) show better results than those performed through thoracotomy. However, video-assisted BPs are seldom performed, despite showing good results. This is largely due to the need for complex manual endosutures and the fact that thoracic surgeons have little training in performing them. A simulation model of BP by VATS was developed in the learning-teaching process. A low-cost model was built based on sheep anatomical parts covered by a humanoid mannequin. The participants comprised 15 thoracic surgeons divided into experts (group E, n = 4), beginners (group B, n = 6) and residents (group R, n = 5). Each surgeon performed simple BPs (type 1), ¿V¿-shaped (type 2) and sleeve BP (type 3) in 3 training sessions: no educational approach (NEA), after an educational approach (AEA) and after two educational approaches (TEA) for a total of 135 procedures. All were recorded on video for the analysis with a total of 51.5h. The length of performance of each BP, overall performance scale and errors were evaluated (2 evaluators). Group E was superior to groups B and R regarding the performance of type 3 BP (AEA, p = 0.005). There was a decrease in time after the educational approaches type 3 in BP (AEA vs. TEA) in groups B and R (group B, p = 0.049) and in the total time per session (AEA vs. TEA) in groups B and R (group B, p = 0.008). The inter-rater agreement was high, according to Spearman's correlation (overall Rho score= 0.711; p = 0.003; Rho errors= 0.741 p = 0.002). The overall performance evaluation was better in group E (p = 0.036 TEA, evaluator A). There was an improvement with educational interventions in all groups, mainly in type 3 BP and in the sum of all procedures. Group E made fewer errors than the others (p <0.05 after TEA, evaluator A). All groups had fewer errors with the educational approaches (p <0.05, group R, evaluator A; p <0.05, groups B and R, evaluator B). The simulation assessment (1 to 5 Likert scale) was good regarding visual validity (4.6 ± 0.5), content validity (4.6 ± 0.5), bronchial texture and shape (4.6 ± 0.4 and 4.7 ± 0.4) and the materials used (4.8 ± 0.4), similarly to the activity schedule assessment (4.8 ± 0.4). We conclude that the developed BP simulation model has good quality and is able to differentiate diverse levels of experience and shows an efficient educational approach, with overall performance improvement and error reduction. KEYWORDS: Video Assisted Thoracic Surgery; VATS; Simulation; Assessment, Educational.Castro Neto, Josué Viana deCastro Neto, Josué Viana deTedde, Miguel LiaMoura Junior, Luiz Gonzaga deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasLima, Alexandre Marcelo Rodrigues2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124105https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24386porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::124105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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