Processo de inovação em empresas de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Thales Damasceno de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101535
Resumo: Serviços são a base das economias de países desenvolvidos e emergentes. Contudo, o estudo de inovações em serviços ainda é embrionário e muito concentrado em analogias com teorias de inovação de manufatura e com poucos trabalhos empíricos no Brasil. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo efetuar uma análise do processo de inovação, em termos de antecedentes (capacidades para inovar), procedimentos (habilidade de usar os recursos para inovar) e resultados (geração de valor por meio das inovações), e das relações entre essas dimensões em empresas prestadoras de serviços. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritivaqualitativa, por meio de estudos de casos, usando um modelo teórico para descrever o processo de inovação em serviços, com seus respectivos indicadores de medição. Umaproposta de um segundo modelo teórico também é apresentada no estudo. Foram utilizados formulários semiestruturados na condução das entrevistas, além de análise de documentos e observação direta. Os resultados mostram que não existe um processo de inovação formalizado nas empresas. Os recursos ainda não são alocados de forma estratégica para que promovam um ambiente sólido para o desenvolvimento de atividades inovativas. Tais atividades podem ser percebidas nas empresas, mas sem uma orquestração e intencionalidade de propiciar o surgimento das inovações e sem um alinhamento estratégico voltado para o cliente. Concluiu-se que, para o resultado final da inovação ? geração de valor ? é mais importante o que a empresa faz com os recursos, do que os recursos em si. Apesar das fragilidades dos sub-processos iniciais, os gestores se mostraram satisfeitos com o valor gerado pelas inovações.
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