Processo de inovação em empresas de serviços
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101535 |
Resumo: | Serviços são a base das economias de países desenvolvidos e emergentes. Contudo, o estudo de inovações em serviços ainda é embrionário e muito concentrado em analogias com teorias de inovação de manufatura e com poucos trabalhos empíricos no Brasil. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo efetuar uma análise do processo de inovação, em termos de antecedentes (capacidades para inovar), procedimentos (habilidade de usar os recursos para inovar) e resultados (geração de valor por meio das inovações), e das relações entre essas dimensões em empresas prestadoras de serviços. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritivaqualitativa, por meio de estudos de casos, usando um modelo teórico para descrever o processo de inovação em serviços, com seus respectivos indicadores de medição. Umaproposta de um segundo modelo teórico também é apresentada no estudo. Foram utilizados formulários semiestruturados na condução das entrevistas, além de análise de documentos e observação direta. Os resultados mostram que não existe um processo de inovação formalizado nas empresas. Os recursos ainda não são alocados de forma estratégica para que promovam um ambiente sólido para o desenvolvimento de atividades inovativas. Tais atividades podem ser percebidas nas empresas, mas sem uma orquestração e intencionalidade de propiciar o surgimento das inovações e sem um alinhamento estratégico voltado para o cliente. Concluiu-se que, para o resultado final da inovação ? geração de valor ? é mais importante o que a empresa faz com os recursos, do que os recursos em si. Apesar das fragilidades dos sub-processos iniciais, os gestores se mostraram satisfeitos com o valor gerado pelas inovações. |
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Processo de inovação em empresas de serviçosEmpresas prestadoras de serviçosDesenvolvimento organizacionalInovações tecnológicasServiços são a base das economias de países desenvolvidos e emergentes. Contudo, o estudo de inovações em serviços ainda é embrionário e muito concentrado em analogias com teorias de inovação de manufatura e com poucos trabalhos empíricos no Brasil. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo efetuar uma análise do processo de inovação, em termos de antecedentes (capacidades para inovar), procedimentos (habilidade de usar os recursos para inovar) e resultados (geração de valor por meio das inovações), e das relações entre essas dimensões em empresas prestadoras de serviços. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritivaqualitativa, por meio de estudos de casos, usando um modelo teórico para descrever o processo de inovação em serviços, com seus respectivos indicadores de medição. Umaproposta de um segundo modelo teórico também é apresentada no estudo. Foram utilizados formulários semiestruturados na condução das entrevistas, além de análise de documentos e observação direta. Os resultados mostram que não existe um processo de inovação formalizado nas empresas. Os recursos ainda não são alocados de forma estratégica para que promovam um ambiente sólido para o desenvolvimento de atividades inovativas. Tais atividades podem ser percebidas nas empresas, mas sem uma orquestração e intencionalidade de propiciar o surgimento das inovações e sem um alinhamento estratégico voltado para o cliente. Concluiu-se que, para o resultado final da inovação ? geração de valor ? é mais importante o que a empresa faz com os recursos, do que os recursos em si. Apesar das fragilidades dos sub-processos iniciais, os gestores se mostraram satisfeitos com o valor gerado pelas inovações.Services are the cutting-edge base of developed and emerging countries? economies. However, researches in service innovation are on its first steps and primarily focused on analogies of theories of innovation in the realm of manufacturing innovation, with a few empirical studies been carried out in Brazil. Thus, the present research aims to analyze the innovation process in terms of its components: innovation capabilities (input), innovation capacities (throughput), and the result of the innovation process (output), along with the relationship between these components. In order to achieve the desired results, three service companies participated of a qualitative-descriptive study using a theoretical innovation process model, and its measurement indicators. A second theoretical model was suggested as second option to analyze the process. Semi-structured forms were employed in conducting personal interviews with the companies CEOs, in addition to direct observation, and document analysis. Results indicate that there hasn't yet been a formal innovation process taken place in the target companies. Most of resources aren?t assigned as ameans of reaching a solid environment for developing innovative activities. Such activities were perceived though as real and alive, but scrambled along with all other daily activities, without orchestration and intentionality of creating innovations. An import conclusion came from the studied cases: it?s more important to the final process of innovation ? value generation ? what companies do with their resources rather than what resources they own. Despite the fragility of initial sub-processes (input and throughput), CEO?s were satisfied with the final results (value) of the innovation processes.Cabral, José Ednilson de OliveiraCabral, José Ednilson de OliveiraMatos, Fátima Regina NeyForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteSilva Filho, José Carlos Lázaro daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasAndrade, Thales Damasceno de2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/101535https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11082Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 93236porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::101535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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