A contribuição das capacidades para o desempenho das IES públicas: um framework para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127541 |
Resumo: | A combinação do conjunto de recursos adotados para o desenvolvimento das capacidades organizacionais estimula as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolverem condutas que influenciam no desempenho institucional. Assim, a avaliação dos fatores internos e externos à organização contribui para o aprimoramento do desempenho em ambiente com mudanças de políticas públicas, orçamentárias e da legislação que norteiam a gestão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Este estudo tem como objetivo geral analisar a influência das capacidades organizacionais no desempenho das Instituições de Ensino Superior. A abordagem da pesquisa é do tipo explicativa ¿ causal, por meio do estudo de natureza qualitativa. Com suporte no levantamento bibliográfico, seguido da pesquisa qualitativa, emergiram as sete categorias de análise do framework: orçamento governamental; infraestrutura; localização geográfica; capital humano; cultura organizacional; planejamento e reputação. Estas categorias deram sustentação às subcategorias que ensejaram a construção do modelo conceitual. A coleta de dados ocorreu por meio de 24 entrevistas em profundidade com gestores dos Institutos Federais do Nordeste. Os dados foram analisados com apoio da técnica de análise de conteúdo, com base no software Atlas/TI7. As evidências apontam o desenvolvimento de capacidades organizacionais para alinhamento do planejamento institucional com prioridade aos indicadores externos de avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Termo de Acordo de Metas e Compromisso (TAM). Na perspectiva dos gestores, estes indicadores influenciam no desempenho organizacional, pois buscam informações nos relatórios das auditorias dos órgãos de controle para aprimoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Além disso, algumas unidades gestoras estão reformulando o planejamento com a adição de indicadores internos alinhados à missão vocacional da instituição para atender o cenário de contingenciamento orçamentário, adequação de infraestrutura física e políticas de acompanhamento do capital humano. Constata-se, ainda, que os Institutos Federais sentem o efeito da expansão geográfica e da diversidade de oferta de modalidade e nível de ensino, influenciando a consolidação da identidade institucional e, por consequência, no alinhamento das capacidades organizacionais para acompanhar o desempenho organizacional. Palavras-chave: Recursos. Capacidades organizacionais. Indicador de desempenho. Institutos Federais de Educação (IFs). Pesquisa qualitativa. |
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A contribuição das capacidades para o desempenho das IES públicas: um framework para os Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaDesempenho organizacionalIndicadores de desempenhoAdministração - Ensino superiorA combinação do conjunto de recursos adotados para o desenvolvimento das capacidades organizacionais estimula as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolverem condutas que influenciam no desempenho institucional. Assim, a avaliação dos fatores internos e externos à organização contribui para o aprimoramento do desempenho em ambiente com mudanças de políticas públicas, orçamentárias e da legislação que norteiam a gestão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Este estudo tem como objetivo geral analisar a influência das capacidades organizacionais no desempenho das Instituições de Ensino Superior. A abordagem da pesquisa é do tipo explicativa ¿ causal, por meio do estudo de natureza qualitativa. Com suporte no levantamento bibliográfico, seguido da pesquisa qualitativa, emergiram as sete categorias de análise do framework: orçamento governamental; infraestrutura; localização geográfica; capital humano; cultura organizacional; planejamento e reputação. Estas categorias deram sustentação às subcategorias que ensejaram a construção do modelo conceitual. A coleta de dados ocorreu por meio de 24 entrevistas em profundidade com gestores dos Institutos Federais do Nordeste. Os dados foram analisados com apoio da técnica de análise de conteúdo, com base no software Atlas/TI7. As evidências apontam o desenvolvimento de capacidades organizacionais para alinhamento do planejamento institucional com prioridade aos indicadores externos de avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Termo de Acordo de Metas e Compromisso (TAM). Na perspectiva dos gestores, estes indicadores influenciam no desempenho organizacional, pois buscam informações nos relatórios das auditorias dos órgãos de controle para aprimoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Além disso, algumas unidades gestoras estão reformulando o planejamento com a adição de indicadores internos alinhados à missão vocacional da instituição para atender o cenário de contingenciamento orçamentário, adequação de infraestrutura física e políticas de acompanhamento do capital humano. Constata-se, ainda, que os Institutos Federais sentem o efeito da expansão geográfica e da diversidade de oferta de modalidade e nível de ensino, influenciando a consolidação da identidade institucional e, por consequência, no alinhamento das capacidades organizacionais para acompanhar o desempenho organizacional. Palavras-chave: Recursos. Capacidades organizacionais. Indicador de desempenho. Institutos Federais de Educação (IFs). Pesquisa qualitativa.The combination of the set of resources used for the development of organizational capacities encourages Institutions of Higher Education (IES) to develop behaviors that influence their performance. Thus, evaluation of the internal and external factors of the organization contributes to the improvement of the environmental performance of the public policies, budget and legislation that guide the management of Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). This study proposes to analyze the general influence of organizational capabilities in the performance of institutions of higher education. The research approach utilized was of an explanatory causal type, a qualitative study. Supported by bibliographic survey, followed by qualitative research, seven categories of analysis emerged: government budget; infrastructure; geographic location; human capital; organizational culture; planning and reputation. These categories are the basis for the subcategories that led to the construction of the conceptual model. Data collection was based on 24 in-depth interviews with the managers of federal institutions in the Northeast of the country. Data were analyzed through the content analysis technique, utilizing Atlas/TI7 software. The evidence points to the development of organizational capacities that are aligned with institutional planning with priority for external indicators of evaluation of the preliminary concept of the course (CPC) and the Agreement of Goals and Commitment (TAM). From the perspective of managers, these indicators influence organizational performance, through reviewing the audit reports of the organs of control in order to improve the Institutional Development Plan (PDI). In addition, some manager units are reshaping their plans by adding internal indicators that are aligned with the vocational mission of the institution. Thereby, they expect to meet the contingency budget scenario, adequacy of physical infrastructure and human capital monitoring policies. Finally, the federal institutes feel the effect of geographic expansion and diversity of mode and level of education. These factors have influenced the consolidation of institutional identity and consequently, the alignment of organizational capabilities to monitor performance. Keywords: Resources. Organizational capabilities. Performance indicador. Federal Institutes of Education (IFs). Qualitative research.Tese enviada com autorização e certificação via CI 14812/22 em 07/03/2022Sousa Filho, Jose Milton deForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteLima, Afonso CarneiroCabral, Augusto Cézar de AquinoMoreira, Marcia ZabdieleUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSousa, Jalva Lilia Rabelo de2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127541https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26747porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T08:59:03Zoai::127541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T08:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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