Gestão ambiental como vantagem competitiva em indústrias de bebidas: estudo de três casos em Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/73712 |
Resumo: | As empresas enfrentam uma nova realidade proposta por mercados e consumidores, que é a crescente preocupação com a questão da exploração econômica aliada a uma conservação ambiental, e também a uma maior integração e responsabilidade social da empresa na comunidade onde atua. Diante desta nova postura, surge uma necessidade e a oportunidade de adequação a essas novas exigências dos consumidores. Daí vem à questão base deste estudo: Como as práticas da gestão ambiental são percebidas e utilizadas como vantagem competitiva pela indústria cearense? O objetivo deste estudo é realizar uma análise comparativa entre as práticas de gestão ambiental adotadas na indústria cearense de bebidas e o modelo de gestão ambiental proposto por Winter, considerando também os modelos propostos por outros autores e pelas normas vigentes(HAWKEN, TACHIZAWA et al, NBR ISO 14000). Este trabalho se configura em um estudo de casos múltiplos, analisando descritivamente os dados e informações coletadas por meio de entrevistas, feitas por meio de questionário estruturado e da observação direta. A pesquisa foi realizada em três indústrias (Norsa, Kaiser e Frevo). A Norsa e a Kaiser demonstram sintonia com os preceitos da gestão ambiental. Já a Frevo, ainda não apresenta práticas condizentes com uma gestão ambiental eficiente. |
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Gestão ambiental como vantagem competitiva em indústrias de bebidas: estudo de três casos em FortalezaGestão ambientalAs empresas enfrentam uma nova realidade proposta por mercados e consumidores, que é a crescente preocupação com a questão da exploração econômica aliada a uma conservação ambiental, e também a uma maior integração e responsabilidade social da empresa na comunidade onde atua. Diante desta nova postura, surge uma necessidade e a oportunidade de adequação a essas novas exigências dos consumidores. Daí vem à questão base deste estudo: Como as práticas da gestão ambiental são percebidas e utilizadas como vantagem competitiva pela indústria cearense? O objetivo deste estudo é realizar uma análise comparativa entre as práticas de gestão ambiental adotadas na indústria cearense de bebidas e o modelo de gestão ambiental proposto por Winter, considerando também os modelos propostos por outros autores e pelas normas vigentes(HAWKEN, TACHIZAWA et al, NBR ISO 14000). Este trabalho se configura em um estudo de casos múltiplos, analisando descritivamente os dados e informações coletadas por meio de entrevistas, feitas por meio de questionário estruturado e da observação direta. A pesquisa foi realizada em três indústrias (Norsa, Kaiser e Frevo). A Norsa e a Kaiser demonstram sintonia com os preceitos da gestão ambiental. Já a Frevo, ainda não apresenta práticas condizentes com uma gestão ambiental eficiente.The beverage sector was indicated in a research by SENAI (2001)as one of the highest potential for the implantation of environmental management systems.The main goal of this work is to compare the practices of the beverage industry in the State of Ceara,Brazil,with the Environmental Management model proposed by Winter.In order to show the current status of this sector,three companies were analyzed.The first one is Norsa,leader of the sodas sector;the second one is the Kaiser Brewery,placed fourth at the national level;and the third one is Frevo Sodas.The used methodology is a both a bibliographical and field research,through observational,descriptive and analytical methods.Norsa has a well-defined environmental management system,with its own hierarchies and effective environmental preservation measures.Kaiser is one of the few industries in the state of Ceara bearing the ISO 14000 certification (environment)and,therefore,also develops effective actions with satisfactory results in the field of environmental preservation.Frevo is an industry still looking for a stable place in the market,and has no established environmental protection methods,even if it shows concern on the matter.The conclusion is that the industries knowing how to merge economic development and environmental preservation will reduce costs and create stronger links with both its employees and customers and,thus,created competitive strength for the future.Oliveira, Francisco Correia deOliveira, Francisco Correia deLeite, Francisco TarcisoCabral, Augusto Cézar de AquinoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasXavier, André Pessoa Silva2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/73712https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/1404Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código: 73170porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:14:08Zoai::73712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:14:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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