Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Denise Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/89662
Resumo: Pesquisas recentes sobre comportamento do consumidor mostram que a utilização de estímulos ambientais é uma estratégia cada vez mais importante para a conquista do consumidor na sociedade contemporânea. De acordo com a literatura, a experiência sonora tem se mostrado bastante eficiente para chamar a atenção do consumidor, e pode ser determinante para definir o seu humor no ponto de venda. Este trabalho descreve um experimento em ambiente real de varejo, que consistiu na manipulação de diferentes gêneros musicais no interior de uma loja de confecção (moda popular) localizada no centro de Fortaleza. O objetivo geral do estudo foi investigar a influência da variação do estímulo sonoro (gênero musical) sobre a percepção do consumidor quanto ao tempo gasto por ele no ambiente de loja, bem como sobre o seu humor durante a experiência de compra. Os objetivos específicos foram: verificar as possíveis diferenças de percepção do tempo, de consumidores dos sexos masculino e feminino para um mesmo gênero musical; verificar a diferença de preferência musical de acordo com o sexo do respondente; identificar o humor do consumidor durante a experiência de compra comparando períodos em que foram utilizados diferentes gêneros musicais. Além da revisão de literatura, foi realizada uma análise estatística descritiva e foi aplicada uma pesquisa de opinião utilizando-se a escala adaptada do modelo de Fisher (1974), embasada na teoria de psicologia ambiental. Os resultados comprovam que tanto a percepção de tempo, como o humor do consumidor, foram influenciados pela utilização de diferentes tipos de música. Além disso, foram verificadas diferenças significativas entre os efeitos dos estímulos sonoros sobre homens e mulheres, sendo que estas se mostraram mais sensíveis à manipulação do gênero musical. Em linhas gerais, pode-se afirmar que, nas condições do experimento aqui relatado, o gênero musical "Forró" apresentou os melhores resultados no que diz respeito à percepção de tempo permanecido na loja e na probabilidade de retorno à loja, para ambos os sexos.
id UFOR_60462af3298b2d70c58c3cc1162e3dbe
oai_identifier_str oai::89662
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de FortalezaPlanejamento estratégicoComportamento do consumidorMúsicaPesquisas recentes sobre comportamento do consumidor mostram que a utilização de estímulos ambientais é uma estratégia cada vez mais importante para a conquista do consumidor na sociedade contemporânea. De acordo com a literatura, a experiência sonora tem se mostrado bastante eficiente para chamar a atenção do consumidor, e pode ser determinante para definir o seu humor no ponto de venda. Este trabalho descreve um experimento em ambiente real de varejo, que consistiu na manipulação de diferentes gêneros musicais no interior de uma loja de confecção (moda popular) localizada no centro de Fortaleza. O objetivo geral do estudo foi investigar a influência da variação do estímulo sonoro (gênero musical) sobre a percepção do consumidor quanto ao tempo gasto por ele no ambiente de loja, bem como sobre o seu humor durante a experiência de compra. Os objetivos específicos foram: verificar as possíveis diferenças de percepção do tempo, de consumidores dos sexos masculino e feminino para um mesmo gênero musical; verificar a diferença de preferência musical de acordo com o sexo do respondente; identificar o humor do consumidor durante a experiência de compra comparando períodos em que foram utilizados diferentes gêneros musicais. Além da revisão de literatura, foi realizada uma análise estatística descritiva e foi aplicada uma pesquisa de opinião utilizando-se a escala adaptada do modelo de Fisher (1974), embasada na teoria de psicologia ambiental. Os resultados comprovam que tanto a percepção de tempo, como o humor do consumidor, foram influenciados pela utilização de diferentes tipos de música. Além disso, foram verificadas diferenças significativas entre os efeitos dos estímulos sonoros sobre homens e mulheres, sendo que estas se mostraram mais sensíveis à manipulação do gênero musical. Em linhas gerais, pode-se afirmar que, nas condições do experimento aqui relatado, o gênero musical "Forró" apresentou os melhores resultados no que diz respeito à percepção de tempo permanecido na loja e na probabilidade de retorno à loja, para ambos os sexos.Gomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaSilva, Áurio Lúcio Leocádio deOgasavara, Mário HenriqueMurakami, Luiz CarlosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMaciel, Denise Ferreira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/89662https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6758Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 84430porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::89662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
title Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
spellingShingle Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
Maciel, Denise Ferreira
Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
Música
title_short Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
title_full Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
title_fullStr Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
title_full_unstemmed Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
title_sort Influência do gênero musical sobre a percepção do ambiente de loja e comportamento do consumidor do varejo de confecção do centro de Fortaleza
author Maciel, Denise Ferreira
author_facet Maciel, Denise Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Silva, Áurio Lúcio Leocádio de
Ogasavara, Mário Henrique
Murakami, Luiz Carlos
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Denise Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
Música
topic Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
Música
description Pesquisas recentes sobre comportamento do consumidor mostram que a utilização de estímulos ambientais é uma estratégia cada vez mais importante para a conquista do consumidor na sociedade contemporânea. De acordo com a literatura, a experiência sonora tem se mostrado bastante eficiente para chamar a atenção do consumidor, e pode ser determinante para definir o seu humor no ponto de venda. Este trabalho descreve um experimento em ambiente real de varejo, que consistiu na manipulação de diferentes gêneros musicais no interior de uma loja de confecção (moda popular) localizada no centro de Fortaleza. O objetivo geral do estudo foi investigar a influência da variação do estímulo sonoro (gênero musical) sobre a percepção do consumidor quanto ao tempo gasto por ele no ambiente de loja, bem como sobre o seu humor durante a experiência de compra. Os objetivos específicos foram: verificar as possíveis diferenças de percepção do tempo, de consumidores dos sexos masculino e feminino para um mesmo gênero musical; verificar a diferença de preferência musical de acordo com o sexo do respondente; identificar o humor do consumidor durante a experiência de compra comparando períodos em que foram utilizados diferentes gêneros musicais. Além da revisão de literatura, foi realizada uma análise estatística descritiva e foi aplicada uma pesquisa de opinião utilizando-se a escala adaptada do modelo de Fisher (1974), embasada na teoria de psicologia ambiental. Os resultados comprovam que tanto a percepção de tempo, como o humor do consumidor, foram influenciados pela utilização de diferentes tipos de música. Além disso, foram verificadas diferenças significativas entre os efeitos dos estímulos sonoros sobre homens e mulheres, sendo que estas se mostraram mais sensíveis à manipulação do gênero musical. Em linhas gerais, pode-se afirmar que, nas condições do experimento aqui relatado, o gênero musical "Forró" apresentou os melhores resultados no que diz respeito à percepção de tempo permanecido na loja e na probabilidade de retorno à loja, para ambos os sexos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/89662
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/89662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6758
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 84430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437294322057216