A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105061 |
Resumo: | A conquista do primeiro emprego exige cada vez mais dos jovens maior escolarização e conhecimentos profissionalizantes. Nesta dissertação analisou-se a inserção no mercado de trabalho de jovens que participaram de um programa de formação profissional e os sentimentos por eles experimentados, a partir de seus discursos sobre essa experiência. Buscou-se identificar os locais de primeiro emprego desses jovens, conhecer suas aspirações e os motivos que os levaram a essas ocupações, bem como sua vivência nessa trajetória de inserção profissional. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, mediada pela técnica de entrevistas individuais, aplicada a cinco jovens, três homens e duas mulheres, entre 18 a 29 anos, que concluíram uma formação profissional no programa Com.Domínio Digital, em Fortaleza-CE, que derivou em política pública estadual. Trataram-se os dados coletados com a análise de conteúdo de Bardin (1979), que resultou na elaboração de seis categorias: relevância da capacitação para o mercado de trabalho, identificação com o trabalho, trabalho como forma de sobrevivência, sentimentos diante do mundo profissional, percepção dos jovens sobre a inserção no mercado de trabalho e expectativas de futuro pessoal e profissional. Observouse nos discursos dos/as participantes ? todos/as eles/as jovens atuantes, de iniciativa e condutores, não apenas expectadores, da própria vida - a presença do protagonismo juvenil e o reforço ao discurso neoliberal de oportunidades para os/as competentes, esforçados/as e talentosos/as e de responsabilização do indivíduo pelo seu fracasso, destacando que o seu sucesso profissional depende de sua dedicação aos estudos, no tocante à sua capacitação e qualificação. Palavras-chaves: Jovens. Mercado de Trabalho. Inserção. Formação Profissional. |
id |
UFOR_89a3f5a7c1c41cf6b6658a51e1f652b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::105061 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizerThe inclusion of young people in the labor market : what they have to sayTrabalho - Aspectos psicológicosMercado de trabalhoA conquista do primeiro emprego exige cada vez mais dos jovens maior escolarização e conhecimentos profissionalizantes. Nesta dissertação analisou-se a inserção no mercado de trabalho de jovens que participaram de um programa de formação profissional e os sentimentos por eles experimentados, a partir de seus discursos sobre essa experiência. Buscou-se identificar os locais de primeiro emprego desses jovens, conhecer suas aspirações e os motivos que os levaram a essas ocupações, bem como sua vivência nessa trajetória de inserção profissional. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, mediada pela técnica de entrevistas individuais, aplicada a cinco jovens, três homens e duas mulheres, entre 18 a 29 anos, que concluíram uma formação profissional no programa Com.Domínio Digital, em Fortaleza-CE, que derivou em política pública estadual. Trataram-se os dados coletados com a análise de conteúdo de Bardin (1979), que resultou na elaboração de seis categorias: relevância da capacitação para o mercado de trabalho, identificação com o trabalho, trabalho como forma de sobrevivência, sentimentos diante do mundo profissional, percepção dos jovens sobre a inserção no mercado de trabalho e expectativas de futuro pessoal e profissional. Observouse nos discursos dos/as participantes ? todos/as eles/as jovens atuantes, de iniciativa e condutores, não apenas expectadores, da própria vida - a presença do protagonismo juvenil e o reforço ao discurso neoliberal de oportunidades para os/as competentes, esforçados/as e talentosos/as e de responsabilização do indivíduo pelo seu fracasso, destacando que o seu sucesso profissional depende de sua dedicação aos estudos, no tocante à sua capacitação e qualificação. Palavras-chaves: Jovens. Mercado de Trabalho. Inserção. Formação Profissional.The conquest of the first job requires increasingly larger youth schooling and vocational skills. In this dissertation analyzed the insertion in the labour market of young people who attended a professional training programme and the feelings experienced by them, from their speeches about this experience. Sought to identify the first employment locations of these young people, meet their aspirations and the reasons that led them to these occupations, and their experience in this trajectory of professional insertion. It was used qualitative research approach, mediated by the individual interviews, technique applied to five young, three men and two women, between 18 to 29 years, who have completed a vocational training in program named Com.Domínio Digital, in Fortaleza-CE, which derived in public policy. Treated the data collected with the analysis of content of Bardin (1979), which resulted in the drafting of six categories: relevance of labour market training, identification with the work, work as a form of survival, feelings on the professional world, perception of young people about the insertion in the labour market and expectations of personal and professional future. It was observed in the participants speeches - all of them young active, initiative and drivers, not just spectators, of their life - the presence of youth protagonism and reinforcing the neoliberal discourse of opportunities for the competent, courageous and talented and individual accountability for his failure, noting that their professional success depends on their dedication to their studies, regarding their training and qualification. Keywords: Young. The labour market. Insert. Vocational Training.Matos, Tereza Gláucia RochaMatos, Tereza Gláucia RochaNascimento, Verônica Salgueiro doViana, Luciana Maria MaiaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaFerreira, Gabriela Melo Paiva e Sousa2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105061https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13271Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96149porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T14:04:00Zoai::105061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-31T14:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer The inclusion of young people in the labor market : what they have to say |
title |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer |
spellingShingle |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer Ferreira, Gabriela Melo Paiva e Sousa Trabalho - Aspectos psicológicos Mercado de trabalho |
title_short |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer |
title_full |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer |
title_fullStr |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer |
title_full_unstemmed |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer |
title_sort |
A inserção de jovens no mercado de trabalho: o que elês tem a dizer |
author |
Ferreira, Gabriela Melo Paiva e Sousa |
author_facet |
Ferreira, Gabriela Melo Paiva e Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Tereza Gláucia Rocha Matos, Tereza Gláucia Rocha Nascimento, Verônica Salgueiro do Viana, Luciana Maria Maia Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gabriela Melo Paiva e Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho - Aspectos psicológicos Mercado de trabalho |
topic |
Trabalho - Aspectos psicológicos Mercado de trabalho |
description |
A conquista do primeiro emprego exige cada vez mais dos jovens maior escolarização e conhecimentos profissionalizantes. Nesta dissertação analisou-se a inserção no mercado de trabalho de jovens que participaram de um programa de formação profissional e os sentimentos por eles experimentados, a partir de seus discursos sobre essa experiência. Buscou-se identificar os locais de primeiro emprego desses jovens, conhecer suas aspirações e os motivos que os levaram a essas ocupações, bem como sua vivência nessa trajetória de inserção profissional. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, mediada pela técnica de entrevistas individuais, aplicada a cinco jovens, três homens e duas mulheres, entre 18 a 29 anos, que concluíram uma formação profissional no programa Com.Domínio Digital, em Fortaleza-CE, que derivou em política pública estadual. Trataram-se os dados coletados com a análise de conteúdo de Bardin (1979), que resultou na elaboração de seis categorias: relevância da capacitação para o mercado de trabalho, identificação com o trabalho, trabalho como forma de sobrevivência, sentimentos diante do mundo profissional, percepção dos jovens sobre a inserção no mercado de trabalho e expectativas de futuro pessoal e profissional. Observouse nos discursos dos/as participantes ? todos/as eles/as jovens atuantes, de iniciativa e condutores, não apenas expectadores, da própria vida - a presença do protagonismo juvenil e o reforço ao discurso neoliberal de oportunidades para os/as competentes, esforçados/as e talentosos/as e de responsabilização do indivíduo pelo seu fracasso, destacando que o seu sucesso profissional depende de sua dedicação aos estudos, no tocante à sua capacitação e qualificação. Palavras-chaves: Jovens. Mercado de Trabalho. Inserção. Formação Profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105061 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13271 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437300576813056 |