Construção e validação de uma tecnologia educativa de apoio a autoimagem para pacientes renais em uso de acessos vasculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Grazielle Mara da Mata
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/122413
Resumo: O estudo teve como objetivo conceber uma tecnologia educativa do tipo Cartilha em apoio aos pacientes renais crônicos em uso de dispositivos vasculares. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. A cartilha educativa intitulada ¿Cartilha de apoio ao paciente renal em uso de acesso vascular: espelho, espelho meu¿ teve como princípio, a teoria de Callista Roy e fundamentada no NANDA-I, NOC e NIC. O estudo foi realizado em quatro fases, sendo composta a primeira pela elaboração e submissão do projeto ao comitê de ética, a segunda fase foi realizado o levantamento bibliográfico e a etapa de entrevista com 40 participantes para direcionar o conteúdo abordados, visto que fundamentaram a terceira fase que foi a construção da cartilha e, posteriormente a última consistiu na validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material junto a 26 juízes de conteúdo (assistenciais e docentes) e três técnicos da área de design e marketing. Após adequações da cartilha, foi procedido com a validação junto à população-alvo. Os aspectos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados de acordo com a Resolução 466¿2012 e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob Parecer nº 3.341.418, sob o protocolo CAAE: 13477119.7.0000.5052. Considerando os resultados, a revisão integrativa identificou 16 artigos que abordavam aspectos acerca das mudanças fisiopsicossociais, orientações e estratégias de enfrentamento positivos e negativos. Quanto as entrevistas, com os pacientes foi possível desvelar os sentimentos, percepções e vivências sobre a terapêutica e os enfrentamentos perante os acessos vasculares. Assim, conforme o compilado de dados da revisão integrativa e das entrevistas, a cartilha foi construída e validada. Isto posto, foi procedido a consulta com um designer gráfico para a construção da cartilha. Para a validação quanto aos aspectos avaliativos do conteúdo, linguagem, ilustração, layout, motivação e cultura da cartilha foram considerados validados pelos juízes de conteúdo, com IVC global de 0,94 e um S-CVI de 0,98. O nível de média de concordância das categorias avaliadas variou de 0,90 a 0,98, sendo: conteúdo (S-CVI/Ave: 0,92); linguagem (S-CVI/Ave: 0,90); ilustração (S-CVI/Ave: 0,98); layout (S-CVI/Ave: 0,96); motivação (S-CVI/Ave: 0,94) e cultura (S-CVI/Ave: 0,92). O segundo grupo de juízes técnicos avaliaram satisfatoriamente a tecnologia educativa com IVC global de 0,89 e um S-CVI de 0,89, sendo: conteúdo (S-CVI/Ave: 1,00); linguagem (S-CVI/Ave: 0,77); ilustração (S-CVI/Ave: 0,88); layout (S-CVI/Ave: 1,00) e motivação (S-CVI/Ave: 0,66). Ademais, na apreciação do público-alvo considerou a cartilha como satisfatória, com grau de concordância superior a 80%, na qual variou de 82 a 100% das respostas positivas. Logo, após sugestões e contribuições dos juízes de conteúdo, técnicos e do público-alvo foram realizados os reajustes da cartilha a fim de torná-la mais efetiva. Portanto, a cartilha educativa intitulada ¿Cartilha de apoio ao paciente renal em uso de acesso vascular: espelho, espelho meu¿ mostrou-se um 8 material educativo válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a adesão ao autocuidado das pessoas que fazem hemodiálise. Palavras-Chave: Doença Renal Crônica. Autoimagem. Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tecnologia Educativa.
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O estudo foi realizado em quatro fases, sendo composta a primeira pela elaboração e submissão do projeto ao comitê de ética, a segunda fase foi realizado o levantamento bibliográfico e a etapa de entrevista com 40 participantes para direcionar o conteúdo abordados, visto que fundamentaram a terceira fase que foi a construção da cartilha e, posteriormente a última consistiu na validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material junto a 26 juízes de conteúdo (assistenciais e docentes) e três técnicos da área de design e marketing. Após adequações da cartilha, foi procedido com a validação junto à população-alvo. Os aspectos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados de acordo com a Resolução 466¿2012 e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob Parecer nº 3.341.418, sob o protocolo CAAE: 13477119.7.0000.5052. Considerando os resultados, a revisão integrativa identificou 16 artigos que abordavam aspectos acerca das mudanças fisiopsicossociais, orientações e estratégias de enfrentamento positivos e negativos. Quanto as entrevistas, com os pacientes foi possível desvelar os sentimentos, percepções e vivências sobre a terapêutica e os enfrentamentos perante os acessos vasculares. Assim, conforme o compilado de dados da revisão integrativa e das entrevistas, a cartilha foi construída e validada. Isto posto, foi procedido a consulta com um designer gráfico para a construção da cartilha. Para a validação quanto aos aspectos avaliativos do conteúdo, linguagem, ilustração, layout, motivação e cultura da cartilha foram considerados validados pelos juízes de conteúdo, com IVC global de 0,94 e um S-CVI de 0,98. O nível de média de concordância das categorias avaliadas variou de 0,90 a 0,98, sendo: conteúdo (S-CVI/Ave: 0,92); linguagem (S-CVI/Ave: 0,90); ilustração (S-CVI/Ave: 0,98); layout (S-CVI/Ave: 0,96); motivação (S-CVI/Ave: 0,94) e cultura (S-CVI/Ave: 0,92). O segundo grupo de juízes técnicos avaliaram satisfatoriamente a tecnologia educativa com IVC global de 0,89 e um S-CVI de 0,89, sendo: conteúdo (S-CVI/Ave: 1,00); linguagem (S-CVI/Ave: 0,77); ilustração (S-CVI/Ave: 0,88); layout (S-CVI/Ave: 1,00) e motivação (S-CVI/Ave: 0,66). Ademais, na apreciação do público-alvo considerou a cartilha como satisfatória, com grau de concordância superior a 80%, na qual variou de 82 a 100% das respostas positivas. Logo, após sugestões e contribuições dos juízes de conteúdo, técnicos e do público-alvo foram realizados os reajustes da cartilha a fim de torná-la mais efetiva. Portanto, a cartilha educativa intitulada ¿Cartilha de apoio ao paciente renal em uso de acesso vascular: espelho, espelho meu¿ mostrou-se um 8 material educativo válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a adesão ao autocuidado das pessoas que fazem hemodiálise. Palavras-Chave: Doença Renal Crônica. Autoimagem. Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tecnologia Educativa.The aim of the study was to design a Primer-type educational technology to support chronic renal patients using vascular devices. It is a methodological research of the type of development. The educational booklet entitled ¿Support booklet for renal patients using vascular access: mirror, mirror mine¿ was based on Callista Roy's theory and based on NANDA-I, NOC and NIC. The study was conducted in four phases, the first consisting in the elaboration and submission of the project to the ethics committee, the second phase was conducted the bibliographic research and the interview stage with 40 participants to direct the content addressed, as they supported the third phase. which was the construction of the booklet and, later, the last one consisted in the validation of the content, appearance and suitability of the material, with 26 content judges (assistants and teachers) and three design and marketing technicians. After adjustments of the booklet, it was performed with validation with the target population. The ethical-legal aspects of research involving human subjects were respected according to Resolution 466¿2012 and the project was approved by the Research Ethics Committee of the University of Fortaleza (UNIFOR), under Opinion Nº 3.341.418, under the CAAE protocol.: 13477119.7.0000.5052. Considering the results, the integrative review identified 16 articles that addressed aspects about physiopsychosocial changes, orientations, and positive and negative coping strategies. As for the interviews, with the patients it was possible to unveil the feelings, perceptions and experiences about the therapy and the confrontation with the vascular access. Thus, according to the data compiled from the integrative review and interviews, the booklet was constructed and validated. That said, we consulted with a graphic designer to build the booklet. To validate the evaluative aspects of the content, language, illustration, layout, motivation and culture of the booklet were considered validated by the content judges, with an overall CVI of 0.94 and an S-CVI of 0.98. The mean level of agreement of the evaluated categories ranged from 0.90 to 0.98, being: content (S-CVI/Ave: 0.92); language (S-CVI/Ave: 0.90); illustration (S-CVI/Ave: 0.98); layout (S-CVI/Ave: 0.96); motivation (S-CVI/Ave: 0.94) and culture (S-CVI/Ave: 0.92). The second group of technical judges satisfactorily evaluated the educational technology with an overall CVI of 0.89 and an S-CVI of 0.89, as follows: content (S-CVI/Ave: 1.00); language (S-CVI/Ave: 0.77); illustration (S-CVI/Ave: 0.88); layout (S-CVI/Ave: 1.00) and motivation (S-CVI/Ave: 0.66). Moreover, in the opinion of the target audience, it considered the booklet as satisfactory, with a degree of agreement higher than 80%, which ranged from 82 to 100% of 10 the positive responses. Therefore, after suggestions and contributions from the content judges, technicians and the target audience, the readjustments of the booklet were made in order to make it more effective. Therefore, the educational booklet entitled ¿Support booklet for renal patients using vascular access: mirror, mirror of mine¿ proved to be a valid and reliable educational material to be used in order to promote adherence to self-care by people undergoing hemodialysis. Keywords: Chronic Kidney Disease. Self Image. Systematization of Nursing Care. Educational technology.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 137663/19Bonfim, Isabela MeloBonfim, Isabela MeloStudart, Rita Mônica BorgesCaetano, Joselane ÁfioSousa, Clemente NevesUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemFreire, Grazielle Mara da Mata2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/122413https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23089porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T14:37:27Zoai::122413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T14:37:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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