Violência na escola desafiando a promoção de um ambiente saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carlos Alberto Pereira de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/72396
Resumo: A conceituação de violência é complexa esse fenômeno tem ampliado suas modalidades e os espaços de ocorrência. A escola, já algum tempo, é alvo de cenas e comportamentos violentos, preocupando os sujeitos que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Considerando relevante contribuir com a construção deste campo de conhecimento, este estudo tem como objetivo geral investigar a ocorrência de violência em escola pública do município de Fortaleza, Ceará. Como específicos, investigar a percepção de violência escolar de professores do Ensino Fundamental e Médio, de uma escola Pública Estadual e descrever as situações de violências na escola a partir do entendimento de alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública, e a prevalência de armas e drogas referida por esses alunos, no ambiente escolar. A pesquisa adotou a as abordagens qualitativa e quantitativa, envolvendo 26 professores e 935 alunos do ensino fundamental e médio, de uma escola pública estadual, em Fortaleza, Ceará, em 2006. A realização de oficinas, preenchimento de um formulário de observação e mediante análise categorial, investigou-se a percepção dos professores sobre a violência escolar. Com os alunos foi usado um questionário estruturado, auto-aplicado, investigando, se esses tinham presenciado violência, armas e droga na escola e os dados foram analisados no SPSS, versão 13.0. O estudo foi aprovado com registro no Coética?Unifor de n. 06-058. Os resultados mostram que os professores percebem a violência na escola como agressividade e incivilidade, de acordo com a literatura vigente sobre o tema. Entre os 935 alunos, 41,9% presenciaram violência na escola, 44,3% acham que a escola é um espaço violento, 40,1% afirmaram ter sofrido agressão na escola e os apelidos foram citados, por 48,5%, como o maior motivo dessas ?agressões?. Sobre presenciar arma e droga, 38,4% e 32,7%, respectivamente, afirmaram que sim. Considera-se que professores e alunos têm uma compreensão sobre violência, esse fenômeno está presente no espaço escolar; armas e drogas, nesse contexto, são fatores de risco para ampliar o problema. Dessa forma, essa realidade conflituosa e amedrontadora é um dos grandes desafios para a implantação e consolidação de um ambiente saudável no âmbito escolar.
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A pesquisa adotou a as abordagens qualitativa e quantitativa, envolvendo 26 professores e 935 alunos do ensino fundamental e médio, de uma escola pública estadual, em Fortaleza, Ceará, em 2006. A realização de oficinas, preenchimento de um formulário de observação e mediante análise categorial, investigou-se a percepção dos professores sobre a violência escolar. Com os alunos foi usado um questionário estruturado, auto-aplicado, investigando, se esses tinham presenciado violência, armas e droga na escola e os dados foram analisados no SPSS, versão 13.0. O estudo foi aprovado com registro no Coética?Unifor de n. 06-058. Os resultados mostram que os professores percebem a violência na escola como agressividade e incivilidade, de acordo com a literatura vigente sobre o tema. Entre os 935 alunos, 41,9% presenciaram violência na escola, 44,3% acham que a escola é um espaço violento, 40,1% afirmaram ter sofrido agressão na escola e os apelidos foram citados, por 48,5%, como o maior motivo dessas ?agressões?. Sobre presenciar arma e droga, 38,4% e 32,7%, respectivamente, afirmaram que sim. Considera-se que professores e alunos têm uma compreensão sobre violência, esse fenômeno está presente no espaço escolar; armas e drogas, nesse contexto, são fatores de risco para ampliar o problema. Dessa forma, essa realidade conflituosa e amedrontadora é um dos grandes desafios para a implantação e consolidação de um ambiente saudável no âmbito escolar.Concept of violence is complex. This phenomenon has expanded its forms and scope of occurrence. For a long time now, school has become the stage for violent sceneries and behaviors, bringing concerns to all those involved in both teaching and learning process. Because it seems important to contribute for the construction of this field of knowledge, the general objective of this study is to investigate the occurrence of violence in public schools in the municipality of Fortaleza, Ceará. Its specific objectives is investigating the views of Secondary and Middle School teachers of a Public State School of school violence and describe the situations of violence at school by understanding the Secondary and Middle school students and the prevalence of weapons and drugs in their possession in the school environment. The study adopted the both qualitative and quantitative approaches comprising 26 teachers and 935 students of Secondary and Middle School of a public state school in Fortaleza, Ceará, in 2006. By holding workshops, completing an observation form and making a categorical analysis, the teachers? view of violence at school was investigated. A structured, self-applied questionnaire was used by students to investigate whether that had watched violence, weapons and drugs at school, and the respective data were analyzed by SPSS, release 13.0. The study was approved and registered in Coética-Unifor under number 06-058. Results show that teacher view violence at school as aggressiveness and misbehavior, according to the existing literature on the topic. Out of those 935 students, 41,9% of them had witnessed violence at school; 44,3% feel that school is a violent and environment; 40,1% declared that they had been victim of bullying at school, where nicknames were mentioned by 48,5% of them as the main form of aggression. Questioned about weapons and drugs, 38,4% and 32,7% respectively answered that hey had seen them. It is assumed that both teachers and students have an understanding of violence and that this phenomenon is present in the school environment; in this context, weapons and drug are risk factors that accentuate the problem. Thereby way, this conflicting, frightening reality is a major challenge to the implantation and consolidation of healthy school environment.Vieira, Luiza Jane Eyre de SouzaVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaOliveira, Eliany NazaréCatrib, Ana Maria FontenelleValdés, Maria Teresa MorenoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeAbreu, Carlos Alberto Pereira de2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/72396https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/898Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código: 72301porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::72396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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