Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128566 |
Resumo: | Atualmente, presenciamos não apenas a ¿crise na educação¿, mas também a ¿crise da escola¿. Na contemporaneidade, a escola vem sendo alvo de uma gama de acusações (alienação, des-motivação da juventude, falta de eficácia e de empregabilidade, entre muitas outras) que de-sembocam na demanda por uma reforma radical. Uma demanda antiga, mas que ganha novos contornos nas sociedades de mercado, em que presenciamos o avanço da racionalidade neoli-beral em todas as esferas da vida, inclusive na esfera da educação. A hegemonia das ideias neoliberais na educação dos jovens não afeta apenas os alunos, mas também a formação e a atuação dos professores. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o que constitui a experiência escolar do professor no modelo de escola neoliberal. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais, orientadas pela escuta psicanalítica e pela transferência, com professores que atuam com alunos de ensino médio em escolas públicas. As entrevistas foram analisadas individualmente, articuladas com as referências teóricas da psicanálise e da educação que orientam a pesquisa (escola, escolar, ensino, transmissão e transferência) e, posteriormente, comparadas a partir dos fragmentos significativos que se repetiam entre elas. A análise das falas dos professores aponta que eles compreendem a escola como um ¿espaço comum¿, ou seja, um espaço feito por várias pessoas em que ocorrem experiências compartilhadas. Também aponta que a figura do professor é um dos elementos que sustentam a experiência escolar por meio da transferência e da transmissão do saber. Apesar das queixas dos professores acerca de uma certa ¿burocratização¿ do seu fazer, que poderia descaracterizá-lo e dessubjetivá-lo, nas suas falas percebemos menos um ¿professor burocrata¿ e mais um ¿professor experiente¿, ou seja, um professor construído pela experiência. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Transmissão. Escola Neoliberal. Experiência Escolar. |
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Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberalPsicanálise e educaçãoRelações professor-alunoAtualmente, presenciamos não apenas a ¿crise na educação¿, mas também a ¿crise da escola¿. Na contemporaneidade, a escola vem sendo alvo de uma gama de acusações (alienação, des-motivação da juventude, falta de eficácia e de empregabilidade, entre muitas outras) que de-sembocam na demanda por uma reforma radical. Uma demanda antiga, mas que ganha novos contornos nas sociedades de mercado, em que presenciamos o avanço da racionalidade neoli-beral em todas as esferas da vida, inclusive na esfera da educação. A hegemonia das ideias neoliberais na educação dos jovens não afeta apenas os alunos, mas também a formação e a atuação dos professores. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o que constitui a experiência escolar do professor no modelo de escola neoliberal. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais, orientadas pela escuta psicanalítica e pela transferência, com professores que atuam com alunos de ensino médio em escolas públicas. As entrevistas foram analisadas individualmente, articuladas com as referências teóricas da psicanálise e da educação que orientam a pesquisa (escola, escolar, ensino, transmissão e transferência) e, posteriormente, comparadas a partir dos fragmentos significativos que se repetiam entre elas. A análise das falas dos professores aponta que eles compreendem a escola como um ¿espaço comum¿, ou seja, um espaço feito por várias pessoas em que ocorrem experiências compartilhadas. Também aponta que a figura do professor é um dos elementos que sustentam a experiência escolar por meio da transferência e da transmissão do saber. Apesar das queixas dos professores acerca de uma certa ¿burocratização¿ do seu fazer, que poderia descaracterizá-lo e dessubjetivá-lo, nas suas falas percebemos menos um ¿professor burocrata¿ e mais um ¿professor experiente¿, ou seja, um professor construído pela experiência. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Transmissão. Escola Neoliberal. Experiência Escolar.Currently, we are facing not just a ¿crisis in education¿ but also a ¿school crisis¿. This educa-tional institution has been targeted by a series of accusations (alienation, demotivation of the youth, lack of effectiveness and employability, among many others) that end up demanding a radical renovation. That which however being a long-standing demand, gains new forms in market societies, where there is a neoliberal logic being developed in every aspect of life inclu-ding education. The hegemony of these neoliberal ideas affects students as well as teachers¿ professional qualification and performance. In this context, the present study has the goal to analyze what constitutes a teacher¿s experience in a neoliberal school model. Individual interviews were conducted with teachers that work in public high schools. The interviews were analyzed, associated to psychoanalytic and educational references that guide this study (school, education, transmission and transference), and posteriorly compared between each other based on fragments that were repeated. Analysis of teachers¿ speeches points towards a comprehension of school as a ¿common space¿, that is, a space created by various people in which shared experiences occur. Also, it was found that the teacher figure is a main responsible of sustaining the school experience by the acts of knowledge transference and transmission. Although there are complaints among the interviewed concerning teaching bureaucratization that could mischaracterize and take away the subjective side of this process, on their speeches it is evident that they are much more of ¿experienced teachers¿ than ¿bureaucratic teachers¿, in other words, teachers that were built upon experience. Keywords: Psychoanalysis. Education. Transmission. Neoliberal School. School Experience.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 66202/22 em 19/09/2022Lima, Maria Celina PeixotoOliveira, Débora Passos deMaia Filho, Osterne NonatoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSantos, Patricia Lavinas2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128566https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27328porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T16:55:36Zoai::128566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T16:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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