Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patricia Lavinas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128566
Resumo: Atualmente, presenciamos não apenas a ¿crise na educação¿, mas também a ¿crise da escola¿. Na contemporaneidade, a escola vem sendo alvo de uma gama de acusações (alienação, des-motivação da juventude, falta de eficácia e de empregabilidade, entre muitas outras) que de-sembocam na demanda por uma reforma radical. Uma demanda antiga, mas que ganha novos contornos nas sociedades de mercado, em que presenciamos o avanço da racionalidade neoli-beral em todas as esferas da vida, inclusive na esfera da educação. A hegemonia das ideias neoliberais na educação dos jovens não afeta apenas os alunos, mas também a formação e a atuação dos professores. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o que constitui a experiência escolar do professor no modelo de escola neoliberal. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais, orientadas pela escuta psicanalítica e pela transferência, com professores que atuam com alunos de ensino médio em escolas públicas. As entrevistas foram analisadas individualmente, articuladas com as referências teóricas da psicanálise e da educação que orientam a pesquisa (escola, escolar, ensino, transmissão e transferência) e, posteriormente, comparadas a partir dos fragmentos significativos que se repetiam entre elas. A análise das falas dos professores aponta que eles compreendem a escola como um ¿espaço comum¿, ou seja, um espaço feito por várias pessoas em que ocorrem experiências compartilhadas. Também aponta que a figura do professor é um dos elementos que sustentam a experiência escolar por meio da transferência e da transmissão do saber. Apesar das queixas dos professores acerca de uma certa ¿burocratização¿ do seu fazer, que poderia descaracterizá-lo e dessubjetivá-lo, nas suas falas percebemos menos um ¿professor burocrata¿ e mais um ¿professor experiente¿, ou seja, um professor construído pela experiência. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Transmissão. Escola Neoliberal. Experiência Escolar.
id UFOR_db11541daf857f5357a6aad9eb62b5fb
oai_identifier_str oai::128566
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberalPsicanálise e educaçãoRelações professor-alunoAtualmente, presenciamos não apenas a ¿crise na educação¿, mas também a ¿crise da escola¿. Na contemporaneidade, a escola vem sendo alvo de uma gama de acusações (alienação, des-motivação da juventude, falta de eficácia e de empregabilidade, entre muitas outras) que de-sembocam na demanda por uma reforma radical. Uma demanda antiga, mas que ganha novos contornos nas sociedades de mercado, em que presenciamos o avanço da racionalidade neoli-beral em todas as esferas da vida, inclusive na esfera da educação. A hegemonia das ideias neoliberais na educação dos jovens não afeta apenas os alunos, mas também a formação e a atuação dos professores. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o que constitui a experiência escolar do professor no modelo de escola neoliberal. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais, orientadas pela escuta psicanalítica e pela transferência, com professores que atuam com alunos de ensino médio em escolas públicas. As entrevistas foram analisadas individualmente, articuladas com as referências teóricas da psicanálise e da educação que orientam a pesquisa (escola, escolar, ensino, transmissão e transferência) e, posteriormente, comparadas a partir dos fragmentos significativos que se repetiam entre elas. A análise das falas dos professores aponta que eles compreendem a escola como um ¿espaço comum¿, ou seja, um espaço feito por várias pessoas em que ocorrem experiências compartilhadas. Também aponta que a figura do professor é um dos elementos que sustentam a experiência escolar por meio da transferência e da transmissão do saber. Apesar das queixas dos professores acerca de uma certa ¿burocratização¿ do seu fazer, que poderia descaracterizá-lo e dessubjetivá-lo, nas suas falas percebemos menos um ¿professor burocrata¿ e mais um ¿professor experiente¿, ou seja, um professor construído pela experiência. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Transmissão. Escola Neoliberal. Experiência Escolar.Currently, we are facing not just a ¿crisis in education¿ but also a ¿school crisis¿. This educa-tional institution has been targeted by a series of accusations (alienation, demotivation of the youth, lack of effectiveness and employability, among many others) that end up demanding a radical renovation. That which however being a long-standing demand, gains new forms in market societies, where there is a neoliberal logic being developed in every aspect of life inclu-ding education. The hegemony of these neoliberal ideas affects students as well as teachers¿ professional qualification and performance. In this context, the present study has the goal to analyze what constitutes a teacher¿s experience in a neoliberal school model. Individual interviews were conducted with teachers that work in public high schools. The interviews were analyzed, associated to psychoanalytic and educational references that guide this study (school, education, transmission and transference), and posteriorly compared between each other based on fragments that were repeated. Analysis of teachers¿ speeches points towards a comprehension of school as a ¿common space¿, that is, a space created by various people in which shared experiences occur. Also, it was found that the teacher figure is a main responsible of sustaining the school experience by the acts of knowledge transference and transmission. Although there are complaints among the interviewed concerning teaching bureaucratization that could mischaracterize and take away the subjective side of this process, on their speeches it is evident that they are much more of ¿experienced teachers¿ than ¿bureaucratic teachers¿, in other words, teachers that were built upon experience. Keywords: Psychoanalysis. Education. Transmission. Neoliberal School. School Experience.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 66202/22 em 19/09/2022Lima, Maria Celina PeixotoOliveira, Débora Passos deMaia Filho, Osterne NonatoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSantos, Patricia Lavinas2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128566https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27328porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T16:55:36Zoai::128566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T16:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
title Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
spellingShingle Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
Santos, Patricia Lavinas
Psicanálise e educação
Relações professor-aluno
title_short Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
title_full Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
title_fullStr Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
title_full_unstemmed Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
title_sort Psicanálise e educação: a experiência escolar de professores no modelo de escola neoliberal
author Santos, Patricia Lavinas
author_facet Santos, Patricia Lavinas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria Celina Peixoto
Oliveira, Débora Passos de
Maia Filho, Osterne Nonato
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patricia Lavinas
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e educação
Relações professor-aluno
topic Psicanálise e educação
Relações professor-aluno
description Atualmente, presenciamos não apenas a ¿crise na educação¿, mas também a ¿crise da escola¿. Na contemporaneidade, a escola vem sendo alvo de uma gama de acusações (alienação, des-motivação da juventude, falta de eficácia e de empregabilidade, entre muitas outras) que de-sembocam na demanda por uma reforma radical. Uma demanda antiga, mas que ganha novos contornos nas sociedades de mercado, em que presenciamos o avanço da racionalidade neoli-beral em todas as esferas da vida, inclusive na esfera da educação. A hegemonia das ideias neoliberais na educação dos jovens não afeta apenas os alunos, mas também a formação e a atuação dos professores. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o que constitui a experiência escolar do professor no modelo de escola neoliberal. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais, orientadas pela escuta psicanalítica e pela transferência, com professores que atuam com alunos de ensino médio em escolas públicas. As entrevistas foram analisadas individualmente, articuladas com as referências teóricas da psicanálise e da educação que orientam a pesquisa (escola, escolar, ensino, transmissão e transferência) e, posteriormente, comparadas a partir dos fragmentos significativos que se repetiam entre elas. A análise das falas dos professores aponta que eles compreendem a escola como um ¿espaço comum¿, ou seja, um espaço feito por várias pessoas em que ocorrem experiências compartilhadas. Também aponta que a figura do professor é um dos elementos que sustentam a experiência escolar por meio da transferência e da transmissão do saber. Apesar das queixas dos professores acerca de uma certa ¿burocratização¿ do seu fazer, que poderia descaracterizá-lo e dessubjetivá-lo, nas suas falas percebemos menos um ¿professor burocrata¿ e mais um ¿professor experiente¿, ou seja, um professor construído pela experiência. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Transmissão. Escola Neoliberal. Experiência Escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128566
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437284612243456