Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Neto, Francisco Cesar de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128050
Resumo: A discussão de Bem-Estar Animal (BA) em face da relação entre Intenção de Consumo (IC), Comportamento de Consumo (CC) e características dos consumidores foi escolhida para ser o objeto principal desse estudo cujo campo de pesquisa é a avicultura de postura (ovos de galinha). O papel dos consumidores ao reconhecerem o valor de produtos de BA parece desempenhar uma solução de mercado potencialmente inteligente para o equilíbrio entre a pressão social e a resistência dos produtores em adotar as melhores práticas de BA. Nesse contexto, a tese apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: que fatores impactam no Comportamento de Consumo de produtos de BA? O trabalho se apoia em cinco abordagens teóricas: Comportamento do Consumidor, Consumo Sustentável, Consumo de Bem-Estar Animal, Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e Gap de Intenção-Comportamento, adotando uma estratégia quantitativa de pesquisa ao utilizar Survey/Modelo de Equações Estruturais (MEE) para coletar e analisar os atributos da TCP e Experimento/Regressão Logística para avaliar o CC e sua relação prévia com IC e as variáveis moderadoras e mediadoras. Os resultados de IC atendem de maneira aderente à literatura de base, exceto pelo fato de as Normas Subjetivas terem ficado fora da margem de significância. O efeito (R2) do modelo geral da TCP resultou em 69,5%, dando mostras da robustez do construto. Os resultados da Regressão Logística mostraram em primeiro lugar uma quebra teórica quando descartaram a IC de BA como tendo efeito no CC de BA. Como resposta à pergunta de pesquisa, apenas três fatores mostraram possuir efeito sobre o CC: Renda, Nível Educacional (positivamente) e Resposta Atrasada (negativamente) e, mesmo assim, essas variáveis só puderam explicar 10% do CC dos produtos de BA pesquisados. O principal achado do trabalho é a proposição do conceito de Cisão de Intenção/Comportamento, uma condição observada para o CC de ovos de galinha de BA. Palavras-chave: Bem-Estar Animal, Intenção de Consumo, Comportamento de Consumo.
id UFOR_990d04fc190d3c0791435e7c4169258f
oai_identifier_str oai::128050
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry applicationAdministração de empresasComportamento do consumidorConsumo sustentávelA discussão de Bem-Estar Animal (BA) em face da relação entre Intenção de Consumo (IC), Comportamento de Consumo (CC) e características dos consumidores foi escolhida para ser o objeto principal desse estudo cujo campo de pesquisa é a avicultura de postura (ovos de galinha). O papel dos consumidores ao reconhecerem o valor de produtos de BA parece desempenhar uma solução de mercado potencialmente inteligente para o equilíbrio entre a pressão social e a resistência dos produtores em adotar as melhores práticas de BA. Nesse contexto, a tese apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: que fatores impactam no Comportamento de Consumo de produtos de BA? O trabalho se apoia em cinco abordagens teóricas: Comportamento do Consumidor, Consumo Sustentável, Consumo de Bem-Estar Animal, Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e Gap de Intenção-Comportamento, adotando uma estratégia quantitativa de pesquisa ao utilizar Survey/Modelo de Equações Estruturais (MEE) para coletar e analisar os atributos da TCP e Experimento/Regressão Logística para avaliar o CC e sua relação prévia com IC e as variáveis moderadoras e mediadoras. Os resultados de IC atendem de maneira aderente à literatura de base, exceto pelo fato de as Normas Subjetivas terem ficado fora da margem de significância. O efeito (R2) do modelo geral da TCP resultou em 69,5%, dando mostras da robustez do construto. Os resultados da Regressão Logística mostraram em primeiro lugar uma quebra teórica quando descartaram a IC de BA como tendo efeito no CC de BA. Como resposta à pergunta de pesquisa, apenas três fatores mostraram possuir efeito sobre o CC: Renda, Nível Educacional (positivamente) e Resposta Atrasada (negativamente) e, mesmo assim, essas variáveis só puderam explicar 10% do CC dos produtos de BA pesquisados. O principal achado do trabalho é a proposição do conceito de Cisão de Intenção/Comportamento, uma condição observada para o CC de ovos de galinha de BA. Palavras-chave: Bem-Estar Animal, Intenção de Consumo, Comportamento de Consumo.Animal Welfare (AW) discussion regarding the relationship involving Consumption Intention (CI), Consumption Behavior (CB) and consumers¿ features was chosen to be the main object of this study whose research field was laying poultry (chicken eggs). The consumers¿ role of recognizing the AW goods value seems to perform an intelligent potential market solution for the imbalance between society pressure and producers resistance about adopting AW best practices. In such a context, the thesis brings the following research sentence: which factors impact on the AW goods Consumption Behavior? The work is underpinned by five main theoretic approaches: Consumer¿s Behavior, Sustainable Consumption, Animal Welfare Consumption, Theory of Planned Behavior (TPB) and Intention-Behavior Gap adopting a quantitative research strategy by utilizing Survey /Structure Equation Model (SEM) to collect and analyze the TPB attributes and Experiment/Logistic Regression to assess respondents¿ CB and its relationship to previous CI and their moderator/mediator variables. The CI results complied adherently with the consulted literature, except for Subjective Norms keeping out from the significance margin. TPB general model effect (R2) resulted in 69,5%, stating the TPB construct robustness. Logistic Regression results showed primarily a theoretical break when discharged AW CI as having effect on AW CB. As an answer for the research question, only three factors showed having effect on CB: Income, Education Level (both positively) and Retarded Answer (negatively) and even theses variables could explain only 10% of the researched AW goods Consumption Behavior. The work main finding brings up the concept of Intention-Behavior Split, a condition observed for AW chicken eggs consumption. Keyword: Animal Welfare, Consumption Intention, Consumption BehaviorTese enviada com autorização e certificação via CI 44593/22 em 23/06/2022Viana, Fernando Luiz EmerencianoNeutzling, Daiane MullingSouza, Lucas Lopes Ferreira deBotelho, DelaneLima, Tiago Jesse Souza deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasCastro Neto, Francisco Cesar de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128050https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27017porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T08:38:58Zoai::128050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T08:38:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
title Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
spellingShingle Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
Castro Neto, Francisco Cesar de
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
title_short Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
title_full Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
title_fullStr Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
title_full_unstemmed Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
title_sort Animal welfare consumption intention and behavior: a laying poultry application
author Castro Neto, Francisco Cesar de
author_facet Castro Neto, Francisco Cesar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Fernando Luiz Emerenciano
Neutzling, Daiane Mulling
Souza, Lucas Lopes Ferreira de
Botelho, Delane
Lima, Tiago Jesse Souza de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Neto, Francisco Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
topic Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
description A discussão de Bem-Estar Animal (BA) em face da relação entre Intenção de Consumo (IC), Comportamento de Consumo (CC) e características dos consumidores foi escolhida para ser o objeto principal desse estudo cujo campo de pesquisa é a avicultura de postura (ovos de galinha). O papel dos consumidores ao reconhecerem o valor de produtos de BA parece desempenhar uma solução de mercado potencialmente inteligente para o equilíbrio entre a pressão social e a resistência dos produtores em adotar as melhores práticas de BA. Nesse contexto, a tese apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: que fatores impactam no Comportamento de Consumo de produtos de BA? O trabalho se apoia em cinco abordagens teóricas: Comportamento do Consumidor, Consumo Sustentável, Consumo de Bem-Estar Animal, Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e Gap de Intenção-Comportamento, adotando uma estratégia quantitativa de pesquisa ao utilizar Survey/Modelo de Equações Estruturais (MEE) para coletar e analisar os atributos da TCP e Experimento/Regressão Logística para avaliar o CC e sua relação prévia com IC e as variáveis moderadoras e mediadoras. Os resultados de IC atendem de maneira aderente à literatura de base, exceto pelo fato de as Normas Subjetivas terem ficado fora da margem de significância. O efeito (R2) do modelo geral da TCP resultou em 69,5%, dando mostras da robustez do construto. Os resultados da Regressão Logística mostraram em primeiro lugar uma quebra teórica quando descartaram a IC de BA como tendo efeito no CC de BA. Como resposta à pergunta de pesquisa, apenas três fatores mostraram possuir efeito sobre o CC: Renda, Nível Educacional (positivamente) e Resposta Atrasada (negativamente) e, mesmo assim, essas variáveis só puderam explicar 10% do CC dos produtos de BA pesquisados. O principal achado do trabalho é a proposição do conceito de Cisão de Intenção/Comportamento, uma condição observada para o CC de ovos de galinha de BA. Palavras-chave: Bem-Estar Animal, Intenção de Consumo, Comportamento de Consumo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128050
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408711071531008