O valor da marca de jornais a partir do conceito de brand equity baseado no consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Valerya Abreu Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118262
Resumo: Um produto, ou serviço, que tenha uma marca forte e relevante carrega consigo uma maior percepção de valor embutida, assim como um negócio com uma imagem sólida e consistente gera níveis de lucratividade muito superiores. Para o mercado de mídia não é diferente, mas é preciso buscar um entendimento de por quê os leitores leem notícias e suas consequências sobre a marca. Nesse sentido, a questão central deste estudo é estudar quais são os determinantes de conteúdo que geram valor para a marca de jornais. Para responder a esta questão, definiu-se que o objetivo geral é identificar os determinantes de conteúdo que geram valor para a marca de jornais a partir do conceito de brand equity baseado no consumidor. As dimensões estudadas a partir de Bakshi e Mishra (2016) foram os construtos Apresentação, Entretenimento, Ideologia e Localização. Com este propósito, foi realizada uma pesquisa através da plataforma SurveyMonkey, considerando uma amostra não probabilística de conveniência composta por 216 respondentes que participaram por meio de redes sociais, e em seguida os dados foram tratados usando o software SmartPLS, com a análise dos dados feita por Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Foi também desenvolvida Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a análise das estatísticas descritivas. Diferentemente do estudo original, que apontou que são quatro os construtos que influenciam no Customer Based Brand Equity (CBBE) de jornais, este estudo concluiu que no contexto brasileiro, é a variável Ideologia a única que impacta no CBBE de jornais. Palavras-chave: Marca. Jornal. Valor da marca. Gestão da marca.
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