Qualidade de vida em crianças surdas pré-linguais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Priscilla Mayara Estrela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100031
Resumo: A surdez é uma deficiência das mais prevalentes e comuns na infância. Um grande desafio para os pesquisadores de surdez infantil é desenvolver estratégias de avaliação que ofereçam uma precisa compreensão da perspectiva das crianças quanto a sua própria saúde. A mensuração da Qualidade de Vida (QV) em pessoas com deficiências têm sido bem aceita no campo da Saúde, percorrendo todas as fases do tratamento/reabilitação, tendo enfoque a valorização da QV referida pelo próprio indivíduo. Assim, este estudo apresentou os objetivos: Analisar a Qualidade de Vida (QV) autopercebida em crianças Surdas pré-linguais; Identificar os domínios de QV mais afetados nas crianças Surdas pré-linguais; Descrever a percepção que os pais ouvintes têm com respeito à QV de seus filhos Surdos pré-linguais. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem multimetodológica, com utilização dos métodos quantitativos e qualitativos. O estudo foi realizado nas duas instituições de referência no ensino especial para Surdos no Ceará. Os instrumentos de coleta de dados foram: (i) Ficha Sociodemográfica, (ii) AUQEI - Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes, instrumento de avaliação da QV em crianças validado no Brasil em 2000 e (iii) um roteiro de entrevistas semi-estruturada. Participaram da pesquisa 52 crianças Surdas pré-linguais, com idades variando de 4 a 12 anos de idade, e 9 pais ouvintes. Os dados obtidos na Ficha Sociodemográfica e no instrumento AUQEI foram analisados estatisticamente e pontuados através da soma dos escores por item utilizando o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0. Os resultados revelaram que 67,7% das crianças tiveram os índices de QV prejudicadas, com soma de escores abaixo de 48, que é o ponto de corte. O domínio do AUQEI com maior soma de escores foi o relativo ao Lazer e o domínio considerado mais prejudicado foi o de Autonomia. As quatro perguntas abertas do AUQEI Qualitativo e da entrevista com os pais ouvintes foram ponderadas baseadas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). As quatro categorias advindas do AUQEI Qualitativo, emergidas através das respostas das crianças foram: Socialização, Brincar e Presentes, Doença e Conflitos e Frustação. Já a entrevista com os pais ouvintes com respeito a percepção da vida de seus filhos produziu as categorias: Estratégias condutoras da conquista da QV, Lidando com a Surdez, Preconceito e Estigma, Comunicação Interpessoal e Convívio Social. Conclui-se que as crianças perceberam entraves na conquista do seu pleno bem-estar e apontaram como mais afetados os domínios de QV, baseado no modelo de Sabeh, Verdugo e Prieto (2006), Comunicação Interpessoal e Atividades, uma vez que a barreira comunicativa constitui um grande empecilho para a interação social dos Surdos. A visão que os pais apresentam de seus filhos foi próxima do que as crianças relataram, revelando a aproximação entre o que pensam as crianças e seus pais.
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Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem multimetodológica, com utilização dos métodos quantitativos e qualitativos. O estudo foi realizado nas duas instituições de referência no ensino especial para Surdos no Ceará. Os instrumentos de coleta de dados foram: (i) Ficha Sociodemográfica, (ii) AUQEI - Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes, instrumento de avaliação da QV em crianças validado no Brasil em 2000 e (iii) um roteiro de entrevistas semi-estruturada. Participaram da pesquisa 52 crianças Surdas pré-linguais, com idades variando de 4 a 12 anos de idade, e 9 pais ouvintes. Os dados obtidos na Ficha Sociodemográfica e no instrumento AUQEI foram analisados estatisticamente e pontuados através da soma dos escores por item utilizando o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0. Os resultados revelaram que 67,7% das crianças tiveram os índices de QV prejudicadas, com soma de escores abaixo de 48, que é o ponto de corte. O domínio do AUQEI com maior soma de escores foi o relativo ao Lazer e o domínio considerado mais prejudicado foi o de Autonomia. As quatro perguntas abertas do AUQEI Qualitativo e da entrevista com os pais ouvintes foram ponderadas baseadas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). As quatro categorias advindas do AUQEI Qualitativo, emergidas através das respostas das crianças foram: Socialização, Brincar e Presentes, Doença e Conflitos e Frustação. Já a entrevista com os pais ouvintes com respeito a percepção da vida de seus filhos produziu as categorias: Estratégias condutoras da conquista da QV, Lidando com a Surdez, Preconceito e Estigma, Comunicação Interpessoal e Convívio Social. Conclui-se que as crianças perceberam entraves na conquista do seu pleno bem-estar e apontaram como mais afetados os domínios de QV, baseado no modelo de Sabeh, Verdugo e Prieto (2006), Comunicação Interpessoal e Atividades, uma vez que a barreira comunicativa constitui um grande empecilho para a interação social dos Surdos. A visão que os pais apresentam de seus filhos foi próxima do que as crianças relataram, revelando a aproximação entre o que pensam as crianças e seus pais.Deafness is one of the most common and prevalent disabilities in childhood. A major challenge for researchers is develop assessment strategies that provide a precise understanding of the children's perspective regarding their own health. Measuring the Quality of Life (QOL) in disabled people have been well accepted in the field of Health, covering all stages of treatment / rehabilitation, recovery and focus on self-reported QOL. This study presented the objectives: Analyze the Quality of Life (QOL) in self-perceived pre-lingual deaf children; Identify most affected QOL domains in pre-lingual deaf children; Describe the perception that hearing parents have regarding about QOL of their Deaf children. This is a descriptive study, with multimethodological approach, with the use of quantitative and qualitative methods. The study was conducted in two institutions of reference in special education for the Deaf in Ceará. The instruments of data collection were: (i) Sociodemographic Form, (ii) AUQEI - Assessment Questionnaire Quality of Life in Children and Adolescents assessment tool validated QOL in children in Brazil in 2000 and (iii) a script semi-structured interviews. We had 52 pre-lingual deaf children participants in this study, with ages ranging from 4 to 12 years old, and 9 hearing parents. The data of the instrument AUQEI and the sociodemographic form were statistically analyzed and scored by summing the item scores by using SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 20.0. The results revealed that 67.7% of children had impaired QoL indices, with the sum of scores below 48, which is the cutoff point. The domain AUQEI with higher sum of scores was related to the Leisure and domain considered was the most damaged of Autonomy. The four open questions of AUQEI and Qualitative interviews with parents listeners were weighted based on content analysis (Bardin, 2006). The resulting four categories of Qualitative AUQEI, emerged through the children's responses were: Socialization, Play & Gifts, Illness, Frustration and Conflict. The interview with hearing parents regarding the perception of their children's lives has produced the following categories: Strategies conducting the conquest of QOL, Dealing with Deafness, Stigma and Prejudice, Interpersonal Communication and Social Gathering. We conclude that children perceived barriers in achieving their full welfare and identified as most affected QOL domains, based on the model Sabeh, Verdugo and Prieto (2006), Interpersonal Communication and Activities, because of the barrier communicative constitutes a major impediment to the social interaction of the Deaf. The view that parents have for their children was close to what the children reported, revealing the similarities in their thoughts.Frota, Mirna AlbuquerqueFrota, Mirna AlbuquerqueMunguba, Marilene Calderaro da SilvaMatsue, Regina YoshieSilva, Carlos Antônio Bruno daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaBarbosa, Priscilla Mayara Estrela2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100031https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10523Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 91880porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::100031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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