Um modelo de multicritérios aplicado ao atendimento em uma startup e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Paulo Victor Xavier
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129517
Resumo: Startups E-commerce é uma empresa com uma ideia original e inovadora e com poder de crescer em larga escala. Buscam formas de construir relacionamentos lucrativos e duradouros por meio da satisfação de seus clientes e, para isso, trabalham na excelência da prestação de serviços. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (CS) tem alto índice de reclamações; este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de múltiplos critérios para otimizar o CS em uma startup de comércio eletrônico, organizá-lo e permitir que os gestores tomem decisões e o tornem eficiente. Na primeira fase da pesquisa, com a participação de seis especialistas e aplicação das metodologias de brainstorming e Web-Delphi, foram identificados os critérios e subcritérios considerados fundamentais para análise. Em seguida, com auxílio do software M-MacBeth, foram definidos os juízos de valor e os pesos de cada critério e subcritérios. Logo após, um link contendo um questionário elaborado no Google Forms foi enviado para cinquenta especialistas que atuam na área de atendimento ao cliente. Com esses dados, foram inseridos no software M-Macbeth, transformando cada critério em escores ponderados e quantitativos, obtendo-se a avaliação global e conduzindo à construção do modelo avaliativo multicritério. Os resultados alcançados na avaliação global foram baseados em quatro critérios: inovação, desempenho funcional, qualidade de serviço e qualidade de processamento. A inovação foi bem avaliada, com nota 9,8; a segunda maior pontuação, dentre os critérios estudados, foi o desempenho funcional (9,6); a qualidade do serviço e a qualidade do processamento obtiveram, respectivamente, avaliações de 9,3 e 8,8. Conclui-se que apesar de todos os critérios terem sido globalmente bem avaliados, existem subcritérios que são críticos; por isso, é preciso investir no conhecimento e na confiabilidade desses serviços, capacitar os funcionários para atuar de forma proativa e gerar alternativas de soluções inteligentes com a aplicação de ferramentas de gestão mais ágeis e direcionadas para a prestação de um serviço eficiente. Palavras-chave: Startup.E-commerce. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Multicritério. MACBETH.
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Em seguida, com auxílio do software M-MacBeth, foram definidos os juízos de valor e os pesos de cada critério e subcritérios. Logo após, um link contendo um questionário elaborado no Google Forms foi enviado para cinquenta especialistas que atuam na área de atendimento ao cliente. Com esses dados, foram inseridos no software M-Macbeth, transformando cada critério em escores ponderados e quantitativos, obtendo-se a avaliação global e conduzindo à construção do modelo avaliativo multicritério. Os resultados alcançados na avaliação global foram baseados em quatro critérios: inovação, desempenho funcional, qualidade de serviço e qualidade de processamento. A inovação foi bem avaliada, com nota 9,8; a segunda maior pontuação, dentre os critérios estudados, foi o desempenho funcional (9,6); a qualidade do serviço e a qualidade do processamento obtiveram, respectivamente, avaliações de 9,3 e 8,8. Conclui-se que apesar de todos os critérios terem sido globalmente bem avaliados, existem subcritérios que são críticos; por isso, é preciso investir no conhecimento e na confiabilidade desses serviços, capacitar os funcionários para atuar de forma proativa e gerar alternativas de soluções inteligentes com a aplicação de ferramentas de gestão mais ágeis e direcionadas para a prestação de um serviço eficiente. Palavras-chave: Startup.E-commerce. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Multicritério. MACBETH.Startups E-commerce is a company with an original and innovative idea and the power to grow on a large scale. They seek ways to build profitable and long-lasting relationships through the satisfaction of their customers, and for this, they work on the excellence of service provision. The Consumer Service (CS) has a high rate of complaints; this article aims to present a model of multiple criteria to optimize the CS in an e-commerce startup, organize it, and allow managers to make decisions and make it efficient. In the first phase of the research, with the participation of six specialists and the application of brainstorming and Web-Delphi methodologies, the criteria and sub-criteria considered fundamental for analysis were identified. Then, with the help of the M-MacBeth software, the value judgments and the weights of each criterion and sub-criteria were defined. Soon after, a link containing a questionnaire prepared in Google Forms was sent to fifty specialists who work in the customer service area. With these data in mind, they were inserted into the M-Macbeth software, transforming each criterion into weighted and quantitative scores, obtaining the overall evaluation, and leading to the construction of the evaluative multicriteria model. The results achieved in the global evaluation were based on four criteria: innovation, functional performance, quality of service, and quality of processing. Innovation was well evaluated, with a score of 9.8; the second highest score, among the studied criteria, was functional performance (9.6); the quality of service and the quality of processing obtained, respectively, evaluations of 9.3 and 8.8. It is concluded that although all criteria have been globally well evaluated, there are sub-criteria that are critical; therefore, it is necessary to invest in the knowledge and reliability of these services, provide training to employees to act proactively, and generate alternatives for intelligent solutions with the application of more agile and targeted management tools in order to provide an efficient service. Keywords: Startup. E-commerce. Customer Service. Multicriteria. MACBETH.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 22570/23 em 28/03/2023Pinheiro, Plácido RogérioNunes, Luciano CominLeite, Gleidson SobreiraUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoPinheiro, Paulo Victor Xavier2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129517https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27969porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T10:50:16Zoai::129517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T10:50:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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