Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509 |
Resumo: | Esta dissertação propõe uma metodologia para auxiliar o tutor na tarefa de acompanhar cursos de educação a distância e avaliar o desenvolvimento de competências dos alunos, no contexto da educação profissional, utilizando conceitos de sistemas computacionais para o tratamento de incertezas. Os passos descritos permitem ao tutor verificar o desenvolvimento de competências dos alunos de forma personalizada, respeitando suas diferenças e ritmos. Isto é possível, por meio do acompanhamento da situação do aluno e com o auxílio das redes bayesianas. As redes são recursos de sistemas de inteligência artificial indicados para os casos em que há a necessidade de uma tomada de decisão em situações que lidam com incerteza. Essa metodologia de avaliação de competências possui as seguintes características: é formativa e ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a negociação e a autonomia do aluno no gerenciamento de seu aprendizado e possibilita o desenvolvimento de competências sócio-profissionais. |
id |
UFOR_a8ea0262d1a0f10101fd466f3a1b21af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::69509 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMPComputador na educaçãoEducação a distânciaEsta dissertação propõe uma metodologia para auxiliar o tutor na tarefa de acompanhar cursos de educação a distância e avaliar o desenvolvimento de competências dos alunos, no contexto da educação profissional, utilizando conceitos de sistemas computacionais para o tratamento de incertezas. Os passos descritos permitem ao tutor verificar o desenvolvimento de competências dos alunos de forma personalizada, respeitando suas diferenças e ritmos. Isto é possível, por meio do acompanhamento da situação do aluno e com o auxílio das redes bayesianas. As redes são recursos de sistemas de inteligência artificial indicados para os casos em que há a necessidade de uma tomada de decisão em situações que lidam com incerteza. Essa metodologia de avaliação de competências possui as seguintes características: é formativa e ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a negociação e a autonomia do aluno no gerenciamento de seu aprendizado e possibilita o desenvolvimento de competências sócio-profissionais.This dissertation proposes a methodology to aid the tutor in the task of to accompany e-learning courses and to evaluate the development of the students' competences, in the professional education context, using concepts of artificial intelligence systems for treatment of uncertainties. The described steps allow to the tutor to verify the development of the students' competences in a personalized way, respecting their differences and learning rhythms. That is possible through the attendance of the student's situation and with the aid of the Bayesians networks. The Bayesians networks are resources of artificial intelligence systems indicated for cases that requires making decision in situations that deal with uncertainties. That methodology of competences evaluation has the following characteristics: it is formative and it happens during the teaching-learning process, it facilitates negotiation and student's autonomy in the administration of his/her learning proccess and it makes possible the social-professionals competences development.Furtado, Maria Elizabeth SucupiraDuarte, João Batista FurlanFurtado, Maria Elizabeth SucupiraDuarte, João Batista FurlanBorges Neto, HerminioPinheiro, Plácido RogérioUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaPrimo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/302Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 66821porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T14:13:06Zoai::69509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-11-09T14:13:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
title |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
spellingShingle |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo Computador na educação Educação a distância |
title_short |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
title_full |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
title_fullStr |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
title_full_unstemmed |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
title_sort |
Metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e avaliação de competências - A2COMP |
author |
Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo |
author_facet |
Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira Duarte, João Batista Furlan Furtado, Maria Elizabeth Sucupira Duarte, João Batista Furlan Borges Neto, Herminio Pinheiro, Plácido Rogério Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Primo, Lanevalda Pereira Correia de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Educação a distância |
topic |
Computador na educação Educação a distância |
description |
Esta dissertação propõe uma metodologia para auxiliar o tutor na tarefa de acompanhar cursos de educação a distância e avaliar o desenvolvimento de competências dos alunos, no contexto da educação profissional, utilizando conceitos de sistemas computacionais para o tratamento de incertezas. Os passos descritos permitem ao tutor verificar o desenvolvimento de competências dos alunos de forma personalizada, respeitando suas diferenças e ritmos. Isto é possível, por meio do acompanhamento da situação do aluno e com o auxílio das redes bayesianas. As redes são recursos de sistemas de inteligência artificial indicados para os casos em que há a necessidade de uma tomada de decisão em situações que lidam com incerteza. Essa metodologia de avaliação de competências possui as seguintes características: é formativa e ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a negociação e a autonomia do aluno no gerenciamento de seu aprendizado e possibilita o desenvolvimento de competências sócio-profissionais. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/302 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 66821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408693720743936 |