O ensino de sustentabilidade em cursos de administração na cidade de Teresina (PI): uma análise curricular e pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Venâncio Borges Anchieta da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124691
Resumo: O debate sobre sustentabilidade na atualidade está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente no momento de incerteza política e crise econômica tanto a nível nacional quanto internacional. O meio ambiente tem configurado um fator de preocupação e até mesmo conflitos diplomáticos entre nações. Nessa perspectiva, a criticidade e a reflexão são importantes para que a sociedade possa ter um posicionamento nos acontecimentos socioambientais. Nesse contexto a educação pode ser uma ferramenta para trazer uma equidade nas discussões com a preocupação com o planeta. A educação superior forma profissionais capazes de tomar decisões pautadas no conhecimento científico e no processo democrático, mas, para tanto, é necessário um cuidado na prática docente e nas diretrizes educacionais das Instituições de Ensino Superior (IES). O presente estudo parte do questionamento: De que forma o ensino da sustentabilidade é integrado aos currículos e às práticas docentes nos cursos de Administração? Assim, como base analítica, essa pesquisa utilizou o modelo teórico proposto por Figueiró (2015), que descreve quatro dimensões para essa temática: contextual, organizacional, curricular e pedagógica. Para atender ao objetivo dessa pesquisa, que é analisar de que maneira se dá o ensino da sustentabilidade sob a ótica das dimensões curricular e pedagógica, no curso de administração em instituições de ensino privado, esse estudo limitou-se a evidenciar a dimensão curricular e pedagógica de Figueiró (2015). Configurando uma pesquisa de caráter descritiva, com o enfoque qualitativo e com o método de estudo multicaso em 03 IES privadas na capital Teresina. Para atingir os objetivos propostos, foram entrevistados coordenadores e docentes do curso de administração, além de pesquisa documental. A análise de conteúdo deu-se após as transcrições das entrevistas e da análise documental em que se percebe que a realidade curricular e pedagógica é muito importante para inserir o tema da sustentabilidade na formação do administrador, e que o incentivo institucional e a formação do professor facilitam a pratica pedagógica no ensino da sustentabilidade na graduação. A educação para a sustentabilidade enfrenta dois desafios: desmistificar e dissociar o conceito de sustentabilidade dos demais conceitos relacionados à temática, por parte dos professores e alunos, e, através disso, trazendo práticas efetivas e funcionais relacionadas à temática. O resultado dessa pesquisa demostra que o currículo e a prática docente constroem uma sintonia na educação, porém, as IES pesquisadas não estão proporcionando um cenário positivo para inserir a educação para a sustentabilidade na formação do administrador. Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade. Formação do administrador.
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A educação superior forma profissionais capazes de tomar decisões pautadas no conhecimento científico e no processo democrático, mas, para tanto, é necessário um cuidado na prática docente e nas diretrizes educacionais das Instituições de Ensino Superior (IES). O presente estudo parte do questionamento: De que forma o ensino da sustentabilidade é integrado aos currículos e às práticas docentes nos cursos de Administração? Assim, como base analítica, essa pesquisa utilizou o modelo teórico proposto por Figueiró (2015), que descreve quatro dimensões para essa temática: contextual, organizacional, curricular e pedagógica. Para atender ao objetivo dessa pesquisa, que é analisar de que maneira se dá o ensino da sustentabilidade sob a ótica das dimensões curricular e pedagógica, no curso de administração em instituições de ensino privado, esse estudo limitou-se a evidenciar a dimensão curricular e pedagógica de Figueiró (2015). Configurando uma pesquisa de caráter descritiva, com o enfoque qualitativo e com o método de estudo multicaso em 03 IES privadas na capital Teresina. Para atingir os objetivos propostos, foram entrevistados coordenadores e docentes do curso de administração, além de pesquisa documental. A análise de conteúdo deu-se após as transcrições das entrevistas e da análise documental em que se percebe que a realidade curricular e pedagógica é muito importante para inserir o tema da sustentabilidade na formação do administrador, e que o incentivo institucional e a formação do professor facilitam a pratica pedagógica no ensino da sustentabilidade na graduação. A educação para a sustentabilidade enfrenta dois desafios: desmistificar e dissociar o conceito de sustentabilidade dos demais conceitos relacionados à temática, por parte dos professores e alunos, e, através disso, trazendo práticas efetivas e funcionais relacionadas à temática. O resultado dessa pesquisa demostra que o currículo e a prática docente constroem uma sintonia na educação, porém, as IES pesquisadas não estão proporcionando um cenário positivo para inserir a educação para a sustentabilidade na formação do administrador. Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade. Formação do administrador.The debate on sustainability today is increasingly present in the daily lives of people, especially in times of political uncertainty and economic crisis both nationally and internationally, the environment has been a factor of concern and even diplomatic conflicts between nations. From this perspective, criticality and reflection are important for society to have a position in social and environmental events, in this context education can be a tool for equity in discourse with concern on the planet. Higher education trains professionals capable of making decisions based on scientific knowledge and the democratic process, but to do so, care must be taken in teaching practice and in the educational guidelines of Higher Education Institutions. The present study proposes a research that has as a problem how the teaching of sustainability is integrated with the curricula and teaching practices in business courses? Thus, as an analytical basis this research was based on the theoretical model proposed by Figueiró (2015), which describes four dimensions for this theme: contextual, organizational, curricular and pedagogical. In order to meet the objective of this research, which is to analyze how sustainability education is taught from the perspective of the curricular and pedagogical dimensions, in the course of administration in private educational institutions, this study was limited to highlighting the curricular and pedagogical dimension of Figueiró (2015). Setting up a descriptive research, with a qualitative approach and the multi-case study method in 03 private HEIs in the capital Teresina. To achieve the proposed objectives, coordinators and professors of the administration course were interviewed, as well as documentary research. The content analysis took place after the transcripts of the interviews and the documentary analysis where it is perceived that the curricular and pedagogical reality is very important to insert the theme of sustainability in the formation of the administrator, and that the institutional incentive and the teacher formation facilitate the pedagogical practice in teaching sustainability in undergraduate education. Education for sustainability faces two challenges: demystify and dissociate the concept of sustainability from other concepts related to the theme, by teachers and students; and through this, bringing effective and functional practices related to the theme. The result of this research shows that the curriculum and the teaching practice build a harmony in education, however, the researched HEIs are not proposing a positive scenario to insert education for sustainability in the training of the administrator. Keywords: Sustainability. Education for sustainability. Administrator training.Neutzling, Daiane MullingNeutzling, Daiane MullingFigueiró, Paola SchmittUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSilva Filho, Venâncio Borges Anchieta da2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124691https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24711porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:52:06Zoai::124691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:52:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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