A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124038 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, que se caracteriza principalmente por déficits persistentes na comunicação e na interação social. Uma variedade de apresentações do TEA, somada a uma diversidade de características explica o fato de este transtorno exigir práticas que precisam ser realizadas por uma equipe de profissionais. A equipe multidisciplinar atua como fator de extrema relevância no atendimento a pessoas com autismo, sendo importante levar em consideração a relação entre os profissionais e essas pessoas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, tomando como aporte o método fenomenológico crítico, proposto por Moreira e inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty. Utilizamos a entrevista fenomenológica como instrumento de pesquisa. O objetivo foi o de compreender a experiência vivida por profissionais da equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos ¿ CACE ao estarem junto à pessoa com autismo. A análise deste material revelou que perpassa pela experiência vivida destes profissionais um fluxo de sentimentos ambíguos. Os mesmos reconhecem a necessidade da busca pela ampliação de seus conhecimentos, enfatizando a importância da compreensão da pessoa com autismo para além do seu diagnóstico. Além disso, concebem a família como parceira em potencial no que concerne a essa compreensão. Concluímos que a experiência de estar junto à pessoa com autismo é vivenciada pelos profissionais do CACE como algo desafiador e satisfatório. Palavras-chave: autismo. Equipe Multidisciplinar. Pesquisa Fenomenológica. Psicologia Clínica. |
id |
UFOR_d36651fe7645e78c92a8765e471b4959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::124038 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismoThe experience foi professionals of the multisciplinary team along to the person with autismAutismo - Aspectos psicológicosProfissionais da saúdeMultidisciplinaridadeO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, que se caracteriza principalmente por déficits persistentes na comunicação e na interação social. Uma variedade de apresentações do TEA, somada a uma diversidade de características explica o fato de este transtorno exigir práticas que precisam ser realizadas por uma equipe de profissionais. A equipe multidisciplinar atua como fator de extrema relevância no atendimento a pessoas com autismo, sendo importante levar em consideração a relação entre os profissionais e essas pessoas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, tomando como aporte o método fenomenológico crítico, proposto por Moreira e inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty. Utilizamos a entrevista fenomenológica como instrumento de pesquisa. O objetivo foi o de compreender a experiência vivida por profissionais da equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos ¿ CACE ao estarem junto à pessoa com autismo. A análise deste material revelou que perpassa pela experiência vivida destes profissionais um fluxo de sentimentos ambíguos. Os mesmos reconhecem a necessidade da busca pela ampliação de seus conhecimentos, enfatizando a importância da compreensão da pessoa com autismo para além do seu diagnóstico. Além disso, concebem a família como parceira em potencial no que concerne a essa compreensão. Concluímos que a experiência de estar junto à pessoa com autismo é vivenciada pelos profissionais do CACE como algo desafiador e satisfatório. Palavras-chave: autismo. Equipe Multidisciplinar. Pesquisa Fenomenológica. Psicologia Clínica.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder, characterized mainly by persistent deficits in communication and social interaction. A variety of TEA presentations coupled with their diversity of characteristics explains why this disorder requires practices that need to be performed by a team of professionals. The multidisciplinary team acts as a highly relevant factor in the care of people with autism, and it is important to take into account the relationship between professionals and these people. In this context, a qualitative research was developed, taking as input the critical phenomenological method, proposed by Moreira and inspired by the Merleau-Ponty phenomenology. We used the phenomenological interview as a research tool. The objective was to understand the experience lived by professionals of the multidisciplinary team of the Center for Clinical and Educational Care - CACE when they are with the person with autism. The analysis of this material revealed that: it flows through the lived experience of these professionals a flow of paradoxical and ambiguous feelings; recognize the need to search for the widening of their knowledge; emphasize the importance of understanding the person with autism to the detriment of their diagnosis; consider that the understanding of the experience of the person with autism needs to be taken into account; conceive the family as a potential partner. We concluded that the experience of being with the person with autism is experienced by them as something that, while challenging, is somewhat satisfying and enjoyable. Keywords: autism; multidisciplinary team; phenomenological research.Cavalcanti, Virginia de Saboia MoreiraCavalcanti, Virginia de Saboia MoreiraCury, Vera EnglerMelo, Anna Karynne da SilvaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaMendonça, Valdízia Vieira2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124038https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24353porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::124038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo The experience foi professionals of the multisciplinary team along to the person with autism |
title |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo |
spellingShingle |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo Mendonça, Valdízia Vieira Autismo - Aspectos psicológicos Profissionais da saúde Multidisciplinaridade |
title_short |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo |
title_full |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo |
title_fullStr |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo |
title_full_unstemmed |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo |
title_sort |
A experiência vivida por profissionais de uma equipe multidisciplinar junto à pessoa com autismo |
author |
Mendonça, Valdízia Vieira |
author_facet |
Mendonça, Valdízia Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcanti, Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti, Virginia de Saboia Moreira Cury, Vera Engler Melo, Anna Karynne da Silva Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Valdízia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo - Aspectos psicológicos Profissionais da saúde Multidisciplinaridade |
topic |
Autismo - Aspectos psicológicos Profissionais da saúde Multidisciplinaridade |
description |
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, que se caracteriza principalmente por déficits persistentes na comunicação e na interação social. Uma variedade de apresentações do TEA, somada a uma diversidade de características explica o fato de este transtorno exigir práticas que precisam ser realizadas por uma equipe de profissionais. A equipe multidisciplinar atua como fator de extrema relevância no atendimento a pessoas com autismo, sendo importante levar em consideração a relação entre os profissionais e essas pessoas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, tomando como aporte o método fenomenológico crítico, proposto por Moreira e inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty. Utilizamos a entrevista fenomenológica como instrumento de pesquisa. O objetivo foi o de compreender a experiência vivida por profissionais da equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos ¿ CACE ao estarem junto à pessoa com autismo. A análise deste material revelou que perpassa pela experiência vivida destes profissionais um fluxo de sentimentos ambíguos. Os mesmos reconhecem a necessidade da busca pela ampliação de seus conhecimentos, enfatizando a importância da compreensão da pessoa com autismo para além do seu diagnóstico. Além disso, concebem a família como parceira em potencial no que concerne a essa compreensão. Concluímos que a experiência de estar junto à pessoa com autismo é vivenciada pelos profissionais do CACE como algo desafiador e satisfatório. Palavras-chave: autismo. Equipe Multidisciplinar. Pesquisa Fenomenológica. Psicologia Clínica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124038 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437308841689088 |