Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Márcio de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97355
Resumo: Embora o estudo pioneiro sobre benefícios relacionais tenha aproximadamente quinze anos, há ainda lacunas teóricas que não foram consideradas. Entre elas, é possível citar (a) os aspectos culturais do comportamento do consumidor durante a construção e os efeitos dos benefícios relacionais; (b) o entendimento sobre tipos e efeitos mediadores entre os benefícios relacionais e seus consequentes; e (c) a compreensão dos efeitos da cultura como variável moderadora nesse relacionamento. Diante das lacunas acima indicadas, este estudo tem como objetivo analisar o relacionamento dos benefícios relacionais e seus consequentes entre consumidores brasileiros e canadenses, por meio da moderação de idiossincrasias culturais. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva, do tipo survey, de natureza quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada junto a 504 consumidores: 297 brasileiros e 207 canadenses. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da análise comparativa entre médias, MANOVA, medidas de invariância, correlação canônica, modelos regressivos e modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo teórico proposto. Houve ainda contribuições metodológicas por meio do desenvolvimento de scripts computacionais que apoiaram na identificação do poder e da direção de cada construto estudado e na mensuração de invariância entre caminhos em modelos regressivos. Os resultados indicam que o modelo proposto é estatisticamente invariante, permitindo comparações entre os grupos. Ademais, foram verificados os efeitos mediadores de satisfação e comprometimento entre os benefícios relacionais e a lealdade. Por meio de análises comparativas, há indícios de que os brasileiros são mais exigentes na avaliação de serviços. Por ainda serem culturalmente com maior distância do poder, pode-se indicar que lhes oferecer tratamentos especiais é um importante fator de elevação na satisfação com os empregados. Por outro lado, quando os canadenses recebem esses benefícios em oposição aos demais há um sentimento de que esses privilégios e ?jeitinhos? não deveriam ser apenas a alguns, tornando a oferta do serviço desigual em uma sociedade mais igualitária. Os resultados obtidos por este estudo poderão ser úteis no estreitamento de laços empresariais entre o Brasil e o Canadá, tendo em vista aumentar o conhecimento entre ambos os países. Palavras-chave: Marketing de Relacionamento. Comportamento do Consumidor. Marketing de Serviços. Pesquisa Transcultural.
id UFOR_d39bafcd6d5af17c15807833710a6547
oai_identifier_str oai::97355
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadensesMarketingComportamento do consumidorMarketing de serviçosEmbora o estudo pioneiro sobre benefícios relacionais tenha aproximadamente quinze anos, há ainda lacunas teóricas que não foram consideradas. Entre elas, é possível citar (a) os aspectos culturais do comportamento do consumidor durante a construção e os efeitos dos benefícios relacionais; (b) o entendimento sobre tipos e efeitos mediadores entre os benefícios relacionais e seus consequentes; e (c) a compreensão dos efeitos da cultura como variável moderadora nesse relacionamento. Diante das lacunas acima indicadas, este estudo tem como objetivo analisar o relacionamento dos benefícios relacionais e seus consequentes entre consumidores brasileiros e canadenses, por meio da moderação de idiossincrasias culturais. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva, do tipo survey, de natureza quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada junto a 504 consumidores: 297 brasileiros e 207 canadenses. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da análise comparativa entre médias, MANOVA, medidas de invariância, correlação canônica, modelos regressivos e modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo teórico proposto. Houve ainda contribuições metodológicas por meio do desenvolvimento de scripts computacionais que apoiaram na identificação do poder e da direção de cada construto estudado e na mensuração de invariância entre caminhos em modelos regressivos. Os resultados indicam que o modelo proposto é estatisticamente invariante, permitindo comparações entre os grupos. Ademais, foram verificados os efeitos mediadores de satisfação e comprometimento entre os benefícios relacionais e a lealdade. Por meio de análises comparativas, há indícios de que os brasileiros são mais exigentes na avaliação de serviços. Por ainda serem culturalmente com maior distância do poder, pode-se indicar que lhes oferecer tratamentos especiais é um importante fator de elevação na satisfação com os empregados. Por outro lado, quando os canadenses recebem esses benefícios em oposição aos demais há um sentimento de que esses privilégios e ?jeitinhos? não deveriam ser apenas a alguns, tornando a oferta do serviço desigual em uma sociedade mais igualitária. Os resultados obtidos por este estudo poderão ser úteis no estreitamento de laços empresariais entre o Brasil e o Canadá, tendo em vista aumentar o conhecimento entre ambos os países. Palavras-chave: Marketing de Relacionamento. Comportamento do Consumidor. Marketing de Serviços. Pesquisa Transcultural.Although the first study of relational benefits has approximately fifteen years, there are still theoretical gaps that were not yet considered, which are possible to cite (a) cultural aspects of consumer behavior; (b) understanding types and effects of mediators between relational benefits and their consequent variables; and (c) understanding the effects of culture as a moderating variable in this relationship. Given the above shortcomings, this study examines the relationship of relational benefits and their consequent variables by moderating cultural idiosyncrasies. The field research was conducted among 297 Brazilians and 207 Canadians. The collected data were analyzed by statistical tests such as comparing means, MANOVA, invariance measurement, canonical correlation, regressive models and structural equation modeling in order to test the proposed theoretical model. There were also methodological contributions through the development of computational scripts that identified the power, direction and invariance of each construct and path. The outcomes point out that the proposed theoretical model is statistically invariant so that we can make comparisons between the two groups. Moreover, we analyzed that satisfaction and commitment mediate the positive relationship between the relational benefits and loyalty. The comparative analyses confirm that Brazilians are possibly more demanding than Canadians when evaluate services. On the one hand, due to Brazilians are culturally with greater power distance, we may indicate that to give them special treatment is an important factor in increasing satisfaction with employees. On the other hand, due to Canadians belong to a more egalitarian society, there are feelings that these privileges and "jeitinhos" should not be just for a few. The results obtained in this study may also be useful in strengthening business ties between Brazil and Canada in order to raise awareness among both countries. Keywords: Relationship Marketing. Consumer Behavior. Services Marketing. Transcultural Research.Gomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaCabral, José Ednilson de OliveiraCarvalho, Sérgio William PinhoFreitas, Ana Augusta FerreiraCâmara, Samuel FaçanhaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMota, Márcio de Oliveira2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97355https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9535Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 90085porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:02:55Zoai::97355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
title Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
spellingShingle Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
Mota, Márcio de Oliveira
Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
title_short Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
title_full Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
title_fullStr Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
title_full_unstemmed Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
title_sort Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviçoss de brasileiros e canadenses
author Mota, Márcio de Oliveira
author_facet Mota, Márcio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Carvalho, Sérgio William Pinho
Freitas, Ana Augusta Ferreira
Câmara, Samuel Façanha
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Márcio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
topic Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
description Embora o estudo pioneiro sobre benefícios relacionais tenha aproximadamente quinze anos, há ainda lacunas teóricas que não foram consideradas. Entre elas, é possível citar (a) os aspectos culturais do comportamento do consumidor durante a construção e os efeitos dos benefícios relacionais; (b) o entendimento sobre tipos e efeitos mediadores entre os benefícios relacionais e seus consequentes; e (c) a compreensão dos efeitos da cultura como variável moderadora nesse relacionamento. Diante das lacunas acima indicadas, este estudo tem como objetivo analisar o relacionamento dos benefícios relacionais e seus consequentes entre consumidores brasileiros e canadenses, por meio da moderação de idiossincrasias culturais. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva, do tipo survey, de natureza quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada junto a 504 consumidores: 297 brasileiros e 207 canadenses. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da análise comparativa entre médias, MANOVA, medidas de invariância, correlação canônica, modelos regressivos e modelagem em equações estruturais, no intuito de testar o modelo teórico proposto. Houve ainda contribuições metodológicas por meio do desenvolvimento de scripts computacionais que apoiaram na identificação do poder e da direção de cada construto estudado e na mensuração de invariância entre caminhos em modelos regressivos. Os resultados indicam que o modelo proposto é estatisticamente invariante, permitindo comparações entre os grupos. Ademais, foram verificados os efeitos mediadores de satisfação e comprometimento entre os benefícios relacionais e a lealdade. Por meio de análises comparativas, há indícios de que os brasileiros são mais exigentes na avaliação de serviços. Por ainda serem culturalmente com maior distância do poder, pode-se indicar que lhes oferecer tratamentos especiais é um importante fator de elevação na satisfação com os empregados. Por outro lado, quando os canadenses recebem esses benefícios em oposição aos demais há um sentimento de que esses privilégios e ?jeitinhos? não deveriam ser apenas a alguns, tornando a oferta do serviço desigual em uma sociedade mais igualitária. Os resultados obtidos por este estudo poderão ser úteis no estreitamento de laços empresariais entre o Brasil e o Canadá, tendo em vista aumentar o conhecimento entre ambos os países. Palavras-chave: Marketing de Relacionamento. Comportamento do Consumidor. Marketing de Serviços. Pesquisa Transcultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97355
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/97355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9535
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 90085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408697996836864