A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO PAGANINI, LIGIA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848
Resumo: Considerando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental.
id UFSP_77403a9d654c40d416c7ab530d937632
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60848
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em GuarulhosPsychoanalysis goes to school: the dialogues and impasses of teachers in the final years of Elementary School at a public school in GuarulhosAnos Finais do Ensino Fundamental.Psicanálise e EducaçãoFormação de ProfessoresProfessor EspecialistaRelação professor-alunoConsiderando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloREVAH, DANIELhttp://lattes.cnpq.br/7146201520291194http://lattes.cnpq.br/6465977623125739PINHEIRO PAGANINI, LIGIA2021-04-09T18:37:05Z2021-04-09T18:37:05Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion146 f.application/pdfPAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848porONLINEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T13:51:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T13:51:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
Psychoanalysis goes to school: the dialogues and impasses of teachers in the final years of Elementary School at a public school in Guarulhos
title A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
spellingShingle A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
PINHEIRO PAGANINI, LIGIA
Anos Finais do Ensino Fundamental.
Psicanálise e Educação
Formação de Professores
Professor Especialista
Relação professor-aluno
title_short A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
title_full A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
title_fullStr A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
title_full_unstemmed A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
title_sort A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
author PINHEIRO PAGANINI, LIGIA
author_facet PINHEIRO PAGANINI, LIGIA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REVAH, DANIEL
http://lattes.cnpq.br/7146201520291194
http://lattes.cnpq.br/6465977623125739
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO PAGANINI, LIGIA
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Finais do Ensino Fundamental.
Psicanálise e Educação
Formação de Professores
Professor Especialista
Relação professor-aluno
topic Anos Finais do Ensino Fundamental.
Psicanálise e Educação
Formação de Professores
Professor Especialista
Relação professor-aluno
description Considerando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-09T18:37:05Z
2021-04-09T18:37:05Z
2021-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848
identifier_str_mv PAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ONLINE
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268375606493184