A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848 |
Resumo: | Considerando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental. |
id |
UFSP_77403a9d654c40d416c7ab530d937632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60848 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em GuarulhosPsychoanalysis goes to school: the dialogues and impasses of teachers in the final years of Elementary School at a public school in GuarulhosAnos Finais do Ensino Fundamental.Psicanálise e EducaçãoFormação de ProfessoresProfessor EspecialistaRelação professor-alunoConsiderando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloREVAH, DANIELhttp://lattes.cnpq.br/7146201520291194http://lattes.cnpq.br/6465977623125739PINHEIRO PAGANINI, LIGIA2021-04-09T18:37:05Z2021-04-09T18:37:05Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion146 f.application/pdfPAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848porONLINEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T13:51:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T13:51:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos Psychoanalysis goes to school: the dialogues and impasses of teachers in the final years of Elementary School at a public school in Guarulhos |
title |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos |
spellingShingle |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos PINHEIRO PAGANINI, LIGIA Anos Finais do Ensino Fundamental. Psicanálise e Educação Formação de Professores Professor Especialista Relação professor-aluno |
title_short |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos |
title_full |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos |
title_fullStr |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos |
title_full_unstemmed |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos |
title_sort |
A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos |
author |
PINHEIRO PAGANINI, LIGIA |
author_facet |
PINHEIRO PAGANINI, LIGIA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
REVAH, DANIEL http://lattes.cnpq.br/7146201520291194 http://lattes.cnpq.br/6465977623125739 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO PAGANINI, LIGIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos Finais do Ensino Fundamental. Psicanálise e Educação Formação de Professores Professor Especialista Relação professor-aluno |
topic |
Anos Finais do Ensino Fundamental. Psicanálise e Educação Formação de Professores Professor Especialista Relação professor-aluno |
description |
Considerando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-09T18:37:05Z 2021-04-09T18:37:05Z 2021-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848 |
identifier_str_mv |
PAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
146 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
ONLINE |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268375606493184 |