A intenção de compra de smartphones em e-commerce: uma análise dos antecedentes do conhecimento da marca mais lembrada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127802 |
Resumo: | A cada ano a propaganda online tem ganhado espaço em número de anunciantes e fatia de mercado. Isso tem contribuído para um maior investimento das marcas no uso da internet como plataforma de divulgação de produtos e serviços. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar influência da propaganda online nos antecedentes valor da propaganda, experiência de fluxo, qualidade da web design e conhecimento da marca da intenção de compra de smartphones. Sendo a presente pesquisa de abordagem quantitativa fazendo uso da Modelagem de Equações Estruturais ¿ MEE, com PLS. Ao todo, foram consultados 255 respondentes com respostas válidas e sem dados missing. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2021. Os resultados apontam que a influência do valor da propaganda e do conhecimento de marca influenciam na intenção de compra. Os subgrupos da propaganda online: incentivos e entretenimento geram associações positivas ao valor da propaganda, enquanto a irritação gera associação negativa com a experiência de fluxo. O valor emocional da marca associa-se positivamente ao valor da marca e ao conhecimento da marca. Como limitações da pesquisa, está o viés da amostra que é não probabilística de conveniência, sendo assim, não se pode generalizar os seus resultados. Pesquisas futuras podem analisar um novo contexto para mensurar o impacto dele. Palavras-chave: Smartphones. Propaganda Online. Intenção de Compra. Conhecimento de Marca |
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A intenção de compra de smartphones em e-commerce: uma análise dos antecedentes do conhecimento da marca mais lembradaComércio eletrônicoMarcasPropagandaA cada ano a propaganda online tem ganhado espaço em número de anunciantes e fatia de mercado. Isso tem contribuído para um maior investimento das marcas no uso da internet como plataforma de divulgação de produtos e serviços. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar influência da propaganda online nos antecedentes valor da propaganda, experiência de fluxo, qualidade da web design e conhecimento da marca da intenção de compra de smartphones. Sendo a presente pesquisa de abordagem quantitativa fazendo uso da Modelagem de Equações Estruturais ¿ MEE, com PLS. Ao todo, foram consultados 255 respondentes com respostas válidas e sem dados missing. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2021. Os resultados apontam que a influência do valor da propaganda e do conhecimento de marca influenciam na intenção de compra. Os subgrupos da propaganda online: incentivos e entretenimento geram associações positivas ao valor da propaganda, enquanto a irritação gera associação negativa com a experiência de fluxo. O valor emocional da marca associa-se positivamente ao valor da marca e ao conhecimento da marca. Como limitações da pesquisa, está o viés da amostra que é não probabilística de conveniência, sendo assim, não se pode generalizar os seus resultados. Pesquisas futuras podem analisar um novo contexto para mensurar o impacto dele. Palavras-chave: Smartphones. Propaganda Online. Intenção de Compra. Conhecimento de MarcaEvery year online advertising has gained space in terms of number of advertisers and market share. This has contributed to greater investment by brands in the use of the internet as a platform for the dissemination of products and services. The present research aims to investigate the influence of online advertising on the antecedents of advertising value, flow experience, web design quality and brand awareness of smartphone purchase intent. Being the present research of quantitative approach making use of the Structural Equation Modeling - SEM, with PLS. In all, 255 respondents were consulted with valid responses and no missing data. Data collection took place between October and November 2021. The results indicate that the influence of advertising value and brand awareness influence purchase intention. The online advertising subgroups: incentives and entertainment generate positive associations with the value of advertising, while irritation generates negative associations with the streaming experience. Emotional brand equity is positively associated with brand equity and brand awareness. As limitations of the research, there is the bias of the sample that is not probabilistic of convenience, therefore, its results cannot be generalized. Future research can analyze a new context to measure its impact. Keywords: Smartphones. Online Advertising. Purchasing Intent. Brand AwarenessDissertação enviada com autorização e certificação via CI 29982/22 em 03/05/2022Castelo, Jose Sarto FreireCabral, José Ednilson de OliveiraRabêlo Neto, AlexandreUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSilva, Emanuel Alcantara da2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127802https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26912porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T21:08:58Zoai::127802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T21:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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