Direito e literatura: diálogos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Ana Luísa Sampaio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128628
Resumo: A presente pesquisa partiu da constatação, já inconteste, de que o Direito, conquanto seja um campo de conhecimento autônomo, não consegue, por si só, isolado de outras esferas do saber, encontrar todas as respostas aos conflitos que surgem em uma sociedade em constante mutação. Dessa forma, o Direito, em que pese ser integrante do campo das Ciências Sociais, necessita de fontes diversas para a realização de seu mister. Pretendeu-se, então, perquirir se a Literatura, como Arte, poderia contribuir à promoção da concretude do Direito. E, caso a resposta fosse afirmativa, de qual forma essa relação poderia ocorrer. Como objetivo geral, o trabalho em comento pretendeu trazer uma nova abordagem ao ensino jurídico, promovendo um estudo interseccional entre Direito e Literatura e possibilitando, assim, o fomento a uma cultura de alteridade, bem como atuando na formação e no desenvolvimento de um senso reflexivo e crítico no aluno do Direito. Como objetivos específicos, propõe-se a criação de uma disciplina que albergue a temática ¿Direito e Literatura¿ na Universidade de Fortaleza ¿ UNIFOR, a criação de um grupo de pesquisa vinculado à Rede Brasileira Direito e Literatura, bem como a sistematização e a implantação de um projeto de extensão que conte com a participação de alunos da graduação, assim como mestrandos e doutorandos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, exploratória, focando na coleta de dados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, bem como em informações existentes no Banco de Teses e Dissertações ¿ BDT da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ¿ CAPES. Também, como metodologia de pesquisa, foram analisadas, reflexiva e criticamente, duas obras literárias que têm por temática questões identitárias a fim de, dessa forma, exemplificar como poderia ser realizado um estudo (e ensino) interdisciplinar de Direito e Literatura. Por fim, o projeto de intervenção, pautando-se no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, sugeriu a atuação em três eixos: ensino, pesquisa e extensão. Palavras-chave: Direito e Literatura; Interdisciplinaridade; Empatia; Alteridade; Solidariedade.
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Como objetivo geral, o trabalho em comento pretendeu trazer uma nova abordagem ao ensino jurídico, promovendo um estudo interseccional entre Direito e Literatura e possibilitando, assim, o fomento a uma cultura de alteridade, bem como atuando na formação e no desenvolvimento de um senso reflexivo e crítico no aluno do Direito. Como objetivos específicos, propõe-se a criação de uma disciplina que albergue a temática ¿Direito e Literatura¿ na Universidade de Fortaleza ¿ UNIFOR, a criação de um grupo de pesquisa vinculado à Rede Brasileira Direito e Literatura, bem como a sistematização e a implantação de um projeto de extensão que conte com a participação de alunos da graduação, assim como mestrandos e doutorandos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, exploratória, focando na coleta de dados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, bem como em informações existentes no Banco de Teses e Dissertações ¿ BDT da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ¿ CAPES. Também, como metodologia de pesquisa, foram analisadas, reflexiva e criticamente, duas obras literárias que têm por temática questões identitárias a fim de, dessa forma, exemplificar como poderia ser realizado um estudo (e ensino) interdisciplinar de Direito e Literatura. Por fim, o projeto de intervenção, pautando-se no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, sugeriu a atuação em três eixos: ensino, pesquisa e extensão. Palavras-chave: Direito e Literatura; Interdisciplinaridade; Empatia; Alteridade; Solidariedade.The present research started from the fact, already undisputed, that the Law, although it is an autonomous field of knowledge, cannot, by itself, isolated from other spheres of knowledge, find all the answers to the conflicts that arise in a society in constant mutation. In this way, the Law, despite being part of the field of Social Sciences, needs different sources to carry out its mission. It was intended, then, to investigate whether Literature, as Art, could contribute to the promotion of the concreteness of Law. And, if the answer is yes, in what way this relationship could occur. As a general objective, the work in question intended to bring a new approach to legal education, promoting an intersectional study between Law and Literature, thus enabling the promotion of a culture of alterity, as well as acting in the formation and development of a reflective and critical in the law student. As specific objectives, it is proposed the creation of a discipline that includes the theme "Law and Literature" at the University of Fortaleza, the creation of a research group linked to the Brazilian Law and Literature Network, as well as the systematization and implementation of a project extension program that counts on the participation of undergraduate students, as well as master's and doctoral students. To this end, the research method used was qualitative, exploratory, focusing on data collection, through bibliographic and documentary research, as well as on existing information in the Theses and Dissertations (BDT) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Superior (CAPES). Also, as a research methodology, two literary works were analysed, reflectively and critically, that have identity issues as their theme, and, in this way, exemplify how an interdisciplinary study (and teaching) of Law and Literature could be carried out. Finally, the intervention project, based on article 207 of the Federal Constitution of 1988, suggested acting in three axes: teaching, research and extension. Keywords: Law and Literature; Interdisciplinarity; Empathy; Alterity; Solidarity.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 69551/22 em 30/09/2022Martins, Socorro Edite Oliveira AcioliSales, Lília Maia de MoraisMachado, Raquel Cavalcanti RamosUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Direito e Gestão de ConflitosSiqueira, Ana Luísa Sampaio2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128628https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27364porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T22:07:50Zoai::128628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T22:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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