Ceticismo às informações publicitárias: uma análise sobre atitude e intenção de compra de produtos verdes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109886 |
Resumo: | Como resultado da crescente preocupação com o meio ambiente, muitos consumidores têm buscado os produtos verdes como uma maneira de amenizar os problemas ambientais, contudo, apesar do engajamento dos consumidores, a participação de mercado destes produtos não está atendendo à expectativa das empresas. Neste sentido, investigar e identificar o efeito do ceticismo quanto às informações publicitárias verdes na atitude e intenção de compra de produtos verdes foi à questão de pesquisa e o objetivo principal desta dissertação. Estes objetivos foram alcançados por meio de pesquisa quantitativa descritiva, com amostra de 508 consumidores cidade de Fortaleza, Ceará. Por meio de um modelo teórico proposto inspirado na teoria do comportamento planejado e constituído por dois blocos, o primeiro identifica o impacto do conhecimento e valores ambientais no ceticismo às informações publicitárias verdes; o segundo verifica o efeito do ceticismo a informações publicitárias verdes na atitude e intenção de compra de produtos verdes. Constatou-se que, na amostra, o conhecimento ambiental impacta no ceticismo às informações publicitárias verdes, diferentemente dos valores ambientais. Por sua vez, o ceticismo às informações publicitárias verdes, afeta negativamente na atitude ambiental. Contudo, insuficiente para gerar um efeito negativo na intenção de produtos verdes. Ao final, implicações teóricas e gerenciais são expostas, assim como limitações e indicações para pesquisas futuras. Palavras-chaves: Ceticismo às informações publicitárias verdes, Teoria do comportamento planejado e comportamento do consumidor. |
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Ceticismo às informações publicitárias: uma análise sobre atitude e intenção de compra de produtos verdesComportamento do consumidorMarketingCampanhas publicitáriasComo resultado da crescente preocupação com o meio ambiente, muitos consumidores têm buscado os produtos verdes como uma maneira de amenizar os problemas ambientais, contudo, apesar do engajamento dos consumidores, a participação de mercado destes produtos não está atendendo à expectativa das empresas. Neste sentido, investigar e identificar o efeito do ceticismo quanto às informações publicitárias verdes na atitude e intenção de compra de produtos verdes foi à questão de pesquisa e o objetivo principal desta dissertação. Estes objetivos foram alcançados por meio de pesquisa quantitativa descritiva, com amostra de 508 consumidores cidade de Fortaleza, Ceará. Por meio de um modelo teórico proposto inspirado na teoria do comportamento planejado e constituído por dois blocos, o primeiro identifica o impacto do conhecimento e valores ambientais no ceticismo às informações publicitárias verdes; o segundo verifica o efeito do ceticismo a informações publicitárias verdes na atitude e intenção de compra de produtos verdes. Constatou-se que, na amostra, o conhecimento ambiental impacta no ceticismo às informações publicitárias verdes, diferentemente dos valores ambientais. Por sua vez, o ceticismo às informações publicitárias verdes, afeta negativamente na atitude ambiental. Contudo, insuficiente para gerar um efeito negativo na intenção de produtos verdes. Ao final, implicações teóricas e gerenciais são expostas, assim como limitações e indicações para pesquisas futuras. Palavras-chaves: Ceticismo às informações publicitárias verdes, Teoria do comportamento planejado e comportamento do consumidor.As a result of the growing concern for the environment, many consumers have been looking for green products as a way to ease environmental problems, but despite consumer engagement, the market share of these products is not meeting the expectations of the companies. In this sense, investigating and identifying the effect of skepticism regarding advertising information on the attitude and intention to buy green products was the research question and the main objective of this dissertation. These objectives were reached through quantitative descriptive research, with a sample of 508 consumers from the city of Fortaleza, Ceará. Through a proposed theoretical model inspired by the theory of planned behavior and constituted by two blocks, the first identifies the impact of knowledge and environmental values on skepticism to the advertising information; The second verifies the effect of skepticism on advertising information on the attitude and intent to purchase green products. It was verified that, in the sample, the environmental knowledge impacts on the skepticism to the green advertising information, unlike the environmental values. In turn, the skepticism of advertising information negatively affects the environmental attitude. However, insufficient to generate a negative effect on the intention of green products. In the end, theoretical and managerial contributions are exposed, as well as limitations and indications for future research. Keywords: Skepticism to advertising information, Theory of planned behavior and consumer behavior.Silva, Minelle Enéas daSilva, Minelle Enéas daSousa Filho, Jose Milton deMelo, Francisco VicenteUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasDiógenes, Abílio Peixoto2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109886https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16891Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 100764porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:33:40Zoai::109886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:33:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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