Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristine Amora
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88914
Resumo: Em virtude da variedade de transformações que o setor de serviços tem experimentado, devido às novas tendências da concorrência nacional e mundial, empresas do segmento de comércio têm se esforçado no sentido de adotar estratégias para garantir a sobrevivência no mercado. Uma solução para enfrentamento da concorrência em mercados onde empresas de diferentes portes atuam, seria a implementação de ações que vislumbram a aglutinação de organizações de menor porte, por exemplo, por meio de redes. Assim, para empresas que busquem alcançar vantagens frente às concorrentes atuantes no setor, faz-se necessária implementação de desenhos estratégicos de sobrevivência em diferentes tipos de mercados. Este estudo tem por objetivo analisar dois enfoques de estratégias usadas pela Super Rede: formação de redes envolvendo estratégias de cooperação com parceiros de portes similares; e competição não-cooperativa (competitiva), contemplando a concorrência em preços no jogo competitivo versus o grupo Pão-de-Açúcar. Nesse último contexto, comparação direta de preços é feita e dois jogos não-cooperativos são montados. Três decisões de escolhas de preços, denotando diferentes estratégias, são consideradas: estratégia de continuidade, onde os preços cobrados no passado são assumidos prevalecer no futuro; estratégia de elevação de preços; e estratégia de redução de preços. A base teórica usa diferentes construtos conceituais de cooperação e a teoria dos jogos não-cooperativos. A pesquisa busca responder se há evidência de ações estratégicas usadas pela Super Rede em termos de obtenção de vantagens competitivas. Em relação ao jogo competitivo, procuram-se mapear as conseqüências, para ambos os jogadores, de escolhas estratégicas alternativas de preços. O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, onde dados qualitativos (primários) e quantitativos (secundários) foram usados a fim de evidenciar os construtos usados. Os resultados mostraram que há evidência da existência de ações empreendedoras nas atividades da Super Rede em relação à concorrência em preços e que no jogo concorrencial é dominante para ambos os jogadores (Super Rede e Pão-de-Açúcar) decidirem estrategicamente por preços mais baixos para suas respectivas cestas de bens. Assim, conclui-se que melhores resultados, em termos de aumentos de receitas com vendas, podem ser conseguidos se a estratégia de ambos for reduzir preços.
id UFOR_e9f8debc3cd07350cf3611d7fec57fc6
oai_identifier_str oai::88914
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-AçúcarCompetitividadeEmpreendedorismoTomada de decisãoEm virtude da variedade de transformações que o setor de serviços tem experimentado, devido às novas tendências da concorrência nacional e mundial, empresas do segmento de comércio têm se esforçado no sentido de adotar estratégias para garantir a sobrevivência no mercado. Uma solução para enfrentamento da concorrência em mercados onde empresas de diferentes portes atuam, seria a implementação de ações que vislumbram a aglutinação de organizações de menor porte, por exemplo, por meio de redes. Assim, para empresas que busquem alcançar vantagens frente às concorrentes atuantes no setor, faz-se necessária implementação de desenhos estratégicos de sobrevivência em diferentes tipos de mercados. Este estudo tem por objetivo analisar dois enfoques de estratégias usadas pela Super Rede: formação de redes envolvendo estratégias de cooperação com parceiros de portes similares; e competição não-cooperativa (competitiva), contemplando a concorrência em preços no jogo competitivo versus o grupo Pão-de-Açúcar. Nesse último contexto, comparação direta de preços é feita e dois jogos não-cooperativos são montados. Três decisões de escolhas de preços, denotando diferentes estratégias, são consideradas: estratégia de continuidade, onde os preços cobrados no passado são assumidos prevalecer no futuro; estratégia de elevação de preços; e estratégia de redução de preços. A base teórica usa diferentes construtos conceituais de cooperação e a teoria dos jogos não-cooperativos. A pesquisa busca responder se há evidência de ações estratégicas usadas pela Super Rede em termos de obtenção de vantagens competitivas. Em relação ao jogo competitivo, procuram-se mapear as conseqüências, para ambos os jogadores, de escolhas estratégicas alternativas de preços. O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, onde dados qualitativos (primários) e quantitativos (secundários) foram usados a fim de evidenciar os construtos usados. Os resultados mostraram que há evidência da existência de ações empreendedoras nas atividades da Super Rede em relação à concorrência em preços e que no jogo concorrencial é dominante para ambos os jogadores (Super Rede e Pão-de-Açúcar) decidirem estrategicamente por preços mais baixos para suas respectivas cestas de bens. Assim, conclui-se que melhores resultados, em termos de aumentos de receitas com vendas, podem ser conseguidos se a estratégia de ambos for reduzir preços.Sena, Augusto Marcos Carvalho deSena, Augusto Marcos Carvalho deFontenele, Raimundo Eduardo SilveiraSoares, Ricardo BritoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSantos, Cristine Amora2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88914https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6509Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 84065porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:05:25Zoai::88914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
title Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
spellingShingle Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
Santos, Cristine Amora
Competitividade
Empreendedorismo
Tomada de decisão
title_short Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
title_full Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
title_fullStr Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
title_full_unstemmed Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
title_sort Formação de redes e competição estratégica em preços no segmento de supermercados de Fortaleza: o jogo competitivo Super Rede versus Pão-de-Açúcar
author Santos, Cristine Amora
author_facet Santos, Cristine Amora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sena, Augusto Marcos Carvalho de
Sena, Augusto Marcos Carvalho de
Fontenele, Raimundo Eduardo Silveira
Soares, Ricardo Brito
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristine Amora
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Empreendedorismo
Tomada de decisão
topic Competitividade
Empreendedorismo
Tomada de decisão
description Em virtude da variedade de transformações que o setor de serviços tem experimentado, devido às novas tendências da concorrência nacional e mundial, empresas do segmento de comércio têm se esforçado no sentido de adotar estratégias para garantir a sobrevivência no mercado. Uma solução para enfrentamento da concorrência em mercados onde empresas de diferentes portes atuam, seria a implementação de ações que vislumbram a aglutinação de organizações de menor porte, por exemplo, por meio de redes. Assim, para empresas que busquem alcançar vantagens frente às concorrentes atuantes no setor, faz-se necessária implementação de desenhos estratégicos de sobrevivência em diferentes tipos de mercados. Este estudo tem por objetivo analisar dois enfoques de estratégias usadas pela Super Rede: formação de redes envolvendo estratégias de cooperação com parceiros de portes similares; e competição não-cooperativa (competitiva), contemplando a concorrência em preços no jogo competitivo versus o grupo Pão-de-Açúcar. Nesse último contexto, comparação direta de preços é feita e dois jogos não-cooperativos são montados. Três decisões de escolhas de preços, denotando diferentes estratégias, são consideradas: estratégia de continuidade, onde os preços cobrados no passado são assumidos prevalecer no futuro; estratégia de elevação de preços; e estratégia de redução de preços. A base teórica usa diferentes construtos conceituais de cooperação e a teoria dos jogos não-cooperativos. A pesquisa busca responder se há evidência de ações estratégicas usadas pela Super Rede em termos de obtenção de vantagens competitivas. Em relação ao jogo competitivo, procuram-se mapear as conseqüências, para ambos os jogadores, de escolhas estratégicas alternativas de preços. O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, onde dados qualitativos (primários) e quantitativos (secundários) foram usados a fim de evidenciar os construtos usados. Os resultados mostraram que há evidência da existência de ações empreendedoras nas atividades da Super Rede em relação à concorrência em preços e que no jogo concorrencial é dominante para ambos os jogadores (Super Rede e Pão-de-Açúcar) decidirem estrategicamente por preços mais baixos para suas respectivas cestas de bens. Assim, conclui-se que melhores resultados, em termos de aumentos de receitas com vendas, podem ser conseguidos se a estratégia de ambos for reduzir preços.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88914
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/88914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/6509
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 84065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437294267531264