A superestimulação audiovisual na infância e adolescência promove comportamento hiperativo em camundongos adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125422 |
Resumo: | A contemporaneidade, caracterizada pela predominância de tecnologias digitais, determina novos modos de acesso às informações, próprios dessa época. Há uma discussão sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico em aspectos comportamentais, nuance que o presente estudo teve o intuito de avaliar. Para analisar a influência da superestimulação visual e auditiva sobre a atividade comportamental, camundongos foram estimulados com luz (intermitente em diversas cores) e som (proveniente de programas infantis de televisão em ~70dB) a partir do 21º dia (p21), 26º dia (p26) ou 36º dia pós-natal (p36) por 2h ou 6h diárias, até entrarem na fase adulta (p64). Grupos naive (sem estímulo) foram incluídos. A partir do p74, os animais foram submetidos a testes para avaliar os comportamentos de locomoção, depressão, ansiedade, agressividade e nocicepção. Em complemento, apreciações ponderais também foram realizadas. Os animais que receberam estimulação por 2h diárias desde o p21 apresentaram diminuição do comportamento de rearing e de grooming no teste do campo aberto, bem como da sensibilidade orofacial frente ao estímulo mecânico. Os animais que receberam estimulação por 6h diárias desde o p21 apresentaram aumento da atividade locomotora no teste do campo aberto. Os animais que receberam estimulação por 2h diárias desde o p26 apresentaram aumento da atividade locomotora e diminuição do comportamento de grooming no teste do campo aberto, além da redução do número de entradas no braço fechado do labirinto em cruz elevado. Os animais estimulados em p26 aumentaram o tempo de reação ao estímulo térmico quando estimulados por 6h diárias. Os animais que receberam estimulação por 2h diárias desde o p36 apresentaram aumento da atividade locomotora e diminuição do comportamento de grooming no teste do campo aberto. Não houve alteração no ganho de peso dos animais. Em suma, a superestimulação audiovisual diária precoce (a partir do p21) tem impacto negativo sobre o comportamento dos animais. Em conjunto, esses achados sugerem que a superestimulação audiovisual durante períodos críticos de desenvolvimento cerebral, como a infância e adolescência, pode ter efeitos adversos compatíveis com a hiperatividade na vida adulta. Palavras-chave: Tecnologia; Superestimulação; Comportamento; Hiperatividade. |
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A superestimulação audiovisual na infância e adolescência promove comportamento hiperativo em camundongos adultosPercepção visualPercepção auditivaHiperatividadeA contemporaneidade, caracterizada pela predominância de tecnologias digitais, determina novos modos de acesso às informações, próprios dessa época. Há uma discussão sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico em aspectos comportamentais, nuance que o presente estudo teve o intuito de avaliar. Para analisar a influência da superestimulação visual e auditiva sobre a atividade comportamental, camundongos foram estimulados com luz (intermitente em diversas cores) e som (proveniente de programas infantis de televisão em ~70dB) a partir do 21º dia (p21), 26º dia (p26) ou 36º dia pós-natal (p36) por 2h ou 6h diárias, até entrarem na fase adulta (p64). Grupos naive (sem estímulo) foram incluídos. A partir do p74, os animais foram submetidos a testes para avaliar os comportamentos de locomoção, depressão, ansiedade, agressividade e nocicepção. Em complemento, apreciações ponderais também foram realizadas. Os animais que receberam estimulação por 2h diárias desde o p21 apresentaram diminuição do comportamento de rearing e de grooming no teste do campo aberto, bem como da sensibilidade orofacial frente ao estímulo mecânico. Os animais que receberam estimulação por 6h diárias desde o p21 apresentaram aumento da atividade locomotora no teste do campo aberto. Os animais que receberam estimulação por 2h diárias desde o p26 apresentaram aumento da atividade locomotora e diminuição do comportamento de grooming no teste do campo aberto, além da redução do número de entradas no braço fechado do labirinto em cruz elevado. Os animais estimulados em p26 aumentaram o tempo de reação ao estímulo térmico quando estimulados por 6h diárias. Os animais que receberam estimulação por 2h diárias desde o p36 apresentaram aumento da atividade locomotora e diminuição do comportamento de grooming no teste do campo aberto. Não houve alteração no ganho de peso dos animais. Em suma, a superestimulação audiovisual diária precoce (a partir do p21) tem impacto negativo sobre o comportamento dos animais. Em conjunto, esses achados sugerem que a superestimulação audiovisual durante períodos críticos de desenvolvimento cerebral, como a infância e adolescência, pode ter efeitos adversos compatíveis com a hiperatividade na vida adulta. Palavras-chave: Tecnologia; Superestimulação; Comportamento; Hiperatividade.Contemporaneity, characterized by the predominance of digital technologies, determines new ways of accessing information, typical of that time. There is a discussion about the impact of technological development on behavioral aspects, a nuance that the present study aimed to assess. To analyze the influence of visual and auditory over-stimulation on behavioral activity, mice were stimulated with light (flashing in different colors) and sound (from children's television programs at ~ 70 dB) from the 21th day (p21), 26th day (p26) or 36th postnatal day (p36) for 2h or 6h daily, until they enter adulthood (p64). Naive groups (without stimulation) were included. From p74 onwards, the animals were subjected to tests to assess their locomotion, depression, anxiety, aggressiveness and nociception behaviors. In addition, weight assessments were also carried out. The animals that received stimulation for 2h a day since p21 showed a decrease in rearing and grooming behavior in the open field test, as well as in the orofacial sensitivity in relation to the mechanical stimulus. Animals that received stimulation for 6h daily since p21 showed increased locomotor activity in the open field test. Animals that received stimulation for 2h a day since p26 showed an increase in locomotor activity and a decrease in grooming behavior in the open field test, in addition to a reduction in the number of entries in the closed arm of the elevated plus maze. The animals stimulated in p26 increased the reaction time to the thermal stimulus when stimulated for 6h daily. Animals that received stimulation for 2h daily since p36 showed an increase in locomotor activity and a decrease in grooming behavior in the open field test. There was no change in the animals' weight gain. In short, early daily audiovisual over-stimulation (starting at p21) has a negative impact on the animals' behavior. Taken together, these findings suggest that audiovisual over-stimulation during critical periods of brain development, like childhood and adolescence, may have adverse effects compatible with hyperactivity in adulthood. Keywords: Technology; Over-stimulation; Behavior; Hyperactivity.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 10006/21 09/02/2021Barros, Adriana Rolim CamposBarros, Adriana Rolim CamposQuesada, Andrea AmaroGaspar, Danielle MacedoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasLima, Jessica Layanne de Sousa2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125422https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25321porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::125422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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