Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
Texto Completo: | https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709 |
Resumo: | Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes. |
id |
UFPA-1_5eaf4eff993fa6e157e88008e094ede6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/709 |
network_acronym_str |
UFPA-1 |
network_name_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do ParáGestão do conhecimentoLetramento informacionalBibliotecaEste estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes.RIBEIRO, C. P. Universidade Federal do Pará, Biblioteca CentralARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/3874994896149906FERREIRA FILHO, Hélio RaymundoRIBEIRO, Célia PereiraFERREIRA, Aline de OliveiraSOUZA, Fábia Maria de2020-01-10T18:32:51Z2020-01-10T18:32:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartFERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:.https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709https://poisson.com.br/2018/produto/gestao-do-conhecimento-e-inovacao-volume-7/reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporGestão do conhecimento e inovação: v. 7info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T03:00:29Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/709Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2020-01-11T03:00:29Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
title |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo Gestão do conhecimento Letramento informacional Biblioteca |
title_short |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
title_full |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
title_sort |
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
author |
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo |
author_facet |
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo RIBEIRO, Célia Pereira FERREIRA, Aline de Oliveira SOUZA, Fábia Maria de |
author_role |
author |
author2 |
RIBEIRO, Célia Pereira FERREIRA, Aline de Oliveira SOUZA, Fábia Maria de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça de http://lattes.cnpq.br/3874994896149906 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo RIBEIRO, Célia Pereira FERREIRA, Aline de Oliveira SOUZA, Fábia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Letramento informacional Biblioteca |
topic |
Gestão do conhecimento Letramento informacional Biblioteca |
description |
Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-01-10T18:32:51Z 2020-01-10T18:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709 |
identifier_str_mv |
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:. |
url |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento e inovação: v. 7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
https://poisson.com.br/2018/produto/gestao-do-conhecimento-e-inovacao-volume-7/ reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
collection |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository.name.fl_str_mv |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
livroaberto@ufpa.br |
_version_ |
1796797474776547328 |