A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chelekis, Jessica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Novos Cadernos NAEA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593
Resumo: Na Amazônia, as companhias de venda direta que vendam produtos de beleza e domésticos - tal como a Avon e a Natura - são extremamente populares. Mulheres locais vendam perfumaria e batons ao seus vizinhos e família. Este artigo examine os jeitos em que as companhias de venda direta mundial operam em comunidades rurais amazônicas, descrevendo a mal-alinhamento (disjuncture) que se encontra entre as expectações da companhia e a realidade da Amazônia rural. O foco central é a maneira em que a venda direta funciona por relações sociais, e eu sustento que a venda direta tem a potencial construir laços sociais e também destruir-los.
id UFPA-2_5dbf7e8c5da799c5ac45ac907c615f37
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/593
network_acronym_str UFPA-2
network_name_str Novos Cadernos NAEA (Online)
repository_id_str
spelling A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, ParáDirect sales and social relationships in Ponta de Pedras, ParáNa Amazônia, as companhias de venda direta que vendam produtos de beleza e domésticos - tal como a Avon e a Natura - são extremamente populares. Mulheres locais vendam perfumaria e batons ao seus vizinhos e família. Este artigo examine os jeitos em que as companhias de venda direta mundial operam em comunidades rurais amazônicas, descrevendo a mal-alinhamento (disjuncture) que se encontra entre as expectações da companhia e a realidade da Amazônia rural. O foco central é a maneira em que a venda direta funciona por relações sociais, e eu sustento que a venda direta tem a potencial construir laços sociais e também destruir-los.Throughout the Amazon, direct sales companies selling beauty and domestic products  - such as Avon and Natura - are extremely popular. Local women make up the direct sales workforce, selling perfume, lipstick, and kitchen items to their neighbors and family. This article explores the ways in which global direct sales companies operate in a remote Amazonian community, describing the disjuncture that occurs between corporate expectations and reality in rural Amazonia. The main focus of this article is the way in which direct sales works through social relationships, and I argue that direct sales has teh potential to both build up social ties as well as break them down.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosIndiana University Center for Latin American and Caribbean StudiesIndiana University, Anthropology Departmentand the National Science FoundationCenter for Latin American and Caribbean Studies, Indiana UniversityAnthropology Department, Indiana Universitythe National Science FoundationChelekis, Jessica2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/59310.5801/ncn.v14i2.593Novos Cadernos NAEA; v. 14, n. 2 (2011)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAenghttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593/993Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T20:09:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/593Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2017-07-31T20:09:17Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
Direct sales and social relationships in Ponta de Pedras, Pará
title A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
spellingShingle A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
Chelekis, Jessica
title_short A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
title_full A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
title_fullStr A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
title_full_unstemmed A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
title_sort A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
author Chelekis, Jessica
author_facet Chelekis, Jessica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Indiana University Center for Latin American and Caribbean Studies
Indiana University, Anthropology Department
and the National Science Foundation
Center for Latin American and Caribbean Studies, Indiana University
Anthropology Department, Indiana University
the National Science Foundation
dc.contributor.author.fl_str_mv Chelekis, Jessica
dc.subject.none.fl_str_mv
description Na Amazônia, as companhias de venda direta que vendam produtos de beleza e domésticos - tal como a Avon e a Natura - são extremamente populares. Mulheres locais vendam perfumaria e batons ao seus vizinhos e família. Este artigo examine os jeitos em que as companhias de venda direta mundial operam em comunidades rurais amazônicas, descrevendo a mal-alinhamento (disjuncture) que se encontra entre as expectações da companhia e a realidade da Amazônia rural. O foco central é a maneira em que a venda direta funciona por relações sociais, e eu sustento que a venda direta tem a potencial construir laços sociais e também destruir-los.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593
10.5801/ncn.v14i2.593
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593
identifier_str_mv 10.5801/ncn.v14i2.593
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593/993
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
dc.source.none.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA; v. 14, n. 2 (2011)
2179-7536
1516-6481
reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Novos Cadernos NAEA (Online)
collection Novos Cadernos NAEA (Online)
repository.name.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br
_version_ 1799711020954943488