A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593 |
Resumo: | Na Amazônia, as companhias de venda direta que vendam produtos de beleza e domésticos - tal como a Avon e a Natura - são extremamente populares. Mulheres locais vendam perfumaria e batons ao seus vizinhos e família. Este artigo examine os jeitos em que as companhias de venda direta mundial operam em comunidades rurais amazônicas, descrevendo a mal-alinhamento (disjuncture) que se encontra entre as expectações da companhia e a realidade da Amazônia rural. O foco central é a maneira em que a venda direta funciona por relações sociais, e eu sustento que a venda direta tem a potencial construir laços sociais e também destruir-los. |
id |
UFPA-2_5dbf7e8c5da799c5ac45ac907c615f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/593 |
network_acronym_str |
UFPA-2 |
network_name_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, ParáDirect sales and social relationships in Ponta de Pedras, ParáNa Amazônia, as companhias de venda direta que vendam produtos de beleza e domésticos - tal como a Avon e a Natura - são extremamente populares. Mulheres locais vendam perfumaria e batons ao seus vizinhos e família. Este artigo examine os jeitos em que as companhias de venda direta mundial operam em comunidades rurais amazônicas, descrevendo a mal-alinhamento (disjuncture) que se encontra entre as expectações da companhia e a realidade da Amazônia rural. O foco central é a maneira em que a venda direta funciona por relações sociais, e eu sustento que a venda direta tem a potencial construir laços sociais e também destruir-los.Throughout the Amazon, direct sales companies selling beauty and domestic products - such as Avon and Natura - are extremely popular. Local women make up the direct sales workforce, selling perfume, lipstick, and kitchen items to their neighbors and family. This article explores the ways in which global direct sales companies operate in a remote Amazonian community, describing the disjuncture that occurs between corporate expectations and reality in rural Amazonia. The main focus of this article is the way in which direct sales works through social relationships, and I argue that direct sales has teh potential to both build up social ties as well as break them down.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosIndiana University Center for Latin American and Caribbean StudiesIndiana University, Anthropology Departmentand the National Science FoundationCenter for Latin American and Caribbean Studies, Indiana UniversityAnthropology Department, Indiana Universitythe National Science FoundationChelekis, Jessica2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/59310.5801/ncn.v14i2.593Novos Cadernos NAEA; v. 14, n. 2 (2011)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAenghttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593/993Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T20:09:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/593Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2017-07-31T20:09:17Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará Direct sales and social relationships in Ponta de Pedras, Pará |
title |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará |
spellingShingle |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará Chelekis, Jessica |
title_short |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará |
title_full |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará |
title_fullStr |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará |
title_full_unstemmed |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará |
title_sort |
A venda direta e relações sociais em Ponta de Pedras, Pará |
author |
Chelekis, Jessica |
author_facet |
Chelekis, Jessica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Indiana University Center for Latin American and Caribbean Studies Indiana University, Anthropology Department and the National Science Foundation Center for Latin American and Caribbean Studies, Indiana University Anthropology Department, Indiana University the National Science Foundation |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chelekis, Jessica |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Na Amazônia, as companhias de venda direta que vendam produtos de beleza e domésticos - tal como a Avon e a Natura - são extremamente populares. Mulheres locais vendam perfumaria e batons ao seus vizinhos e família. Este artigo examine os jeitos em que as companhias de venda direta mundial operam em comunidades rurais amazônicas, descrevendo a mal-alinhamento (disjuncture) que se encontra entre as expectações da companhia e a realidade da Amazônia rural. O foco central é a maneira em que a venda direta funciona por relações sociais, e eu sustento que a venda direta tem a potencial construir laços sociais e também destruir-los. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593 10.5801/ncn.v14i2.593 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593 |
identifier_str_mv |
10.5801/ncn.v14i2.593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/593/993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA; v. 14, n. 2 (2011) 2179-7536 1516-6481 reponame:Novos Cadernos NAEA (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
collection |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br |
_version_ |
1799711020954943488 |