O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Larissa dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Júnior, Aluísio Fernandes, Lobato, Mateus Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino de Geografia na educação quilombola a partir do lugar, do espaço vivido. É por meio deste ensino que a valorização da identidade é fortalecida, pois os sujeitos atribuem ao seu espaço vivido como um lugar de luta, de saberes e tradições. Didaticamente, a pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal Padre Alfredo de Laó, na comunidade quilombola Vila do Cacau, localizada às margens do rio Tauapará, porção nordeste do município de Colares. Durante a pesquisa foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, sendo colocados pontos referentes ao ensino de Geografia; identidade quilombola; território e questões étnico-raciais. Dentre os principais resultados, podemos citar a construção de mapas mentais com alunos do 3º, 4º e 5º anos, que possibilitou a partir das representações e experiências o reconhecimento de seus espaços vividos, fortalecendo a importância da formação do território quilombola e sua relevância no contexto histórico para a sociedade local. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Identidade quilombola. Mapas mentais. Lugar.
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Dentre os principais resultados, podemos citar a construção de mapas mentais com alunos do 3º, 4º e 5º anos, que possibilitou a partir das representações e experiências o reconhecimento de seus espaços vividos, fortalecendo a importância da formação do território quilombola e sua relevância no contexto histórico para a sociedade local. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Identidade quilombola. Mapas mentais. Lugar.Universidade Federal do ParáCardoso, Larissa dos SantosSilva Júnior, Aluísio FernandesLobato, Mateus Monteiro2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1340210.18542/geo.v10i19.13402Revista GeoAmazônia; v. 10, n. 19 (2022): Revista GeoAmazônia & Resumos Expandidos do II Falas Geográficas; 66-892358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402/9322/*ref*/ALMEIDA, W. Tauapará. Vigia de Nazaré: Edição do Autor, 2005. BRAGA, et al. História e cultura afro-brasileira: um estudo sobre uma comunidade quilombola de Minas Gerais. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/cnafricab/article/view/15903>. Acesso em:10 jun. 2019./*ref*/BOMFIM, G. G. 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