O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino de Geografia na educação quilombola a partir do lugar, do espaço vivido. É por meio deste ensino que a valorização da identidade é fortalecida, pois os sujeitos atribuem ao seu espaço vivido como um lugar de luta, de saberes e tradições. Didaticamente, a pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal Padre Alfredo de Laó, na comunidade quilombola Vila do Cacau, localizada às margens do rio Tauapará, porção nordeste do município de Colares. Durante a pesquisa foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, sendo colocados pontos referentes ao ensino de Geografia; identidade quilombola; território e questões étnico-raciais. Dentre os principais resultados, podemos citar a construção de mapas mentais com alunos do 3º, 4º e 5º anos, que possibilitou a partir das representações e experiências o reconhecimento de seus espaços vividos, fortalecendo a importância da formação do território quilombola e sua relevância no contexto histórico para a sociedade local. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Identidade quilombola. Mapas mentais. Lugar. |
id |
UFPA-3_c93d7e59aa07bfa43a513141c01fd0b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13402 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PAO artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino de Geografia na educação quilombola a partir do lugar, do espaço vivido. É por meio deste ensino que a valorização da identidade é fortalecida, pois os sujeitos atribuem ao seu espaço vivido como um lugar de luta, de saberes e tradições. Didaticamente, a pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal Padre Alfredo de Laó, na comunidade quilombola Vila do Cacau, localizada às margens do rio Tauapará, porção nordeste do município de Colares. Durante a pesquisa foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, sendo colocados pontos referentes ao ensino de Geografia; identidade quilombola; território e questões étnico-raciais. Dentre os principais resultados, podemos citar a construção de mapas mentais com alunos do 3º, 4º e 5º anos, que possibilitou a partir das representações e experiências o reconhecimento de seus espaços vividos, fortalecendo a importância da formação do território quilombola e sua relevância no contexto histórico para a sociedade local. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Identidade quilombola. Mapas mentais. Lugar.Universidade Federal do ParáCardoso, Larissa dos SantosSilva Júnior, Aluísio FernandesLobato, Mateus Monteiro2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1340210.18542/geo.v10i19.13402Revista GeoAmazônia; v. 10, n. 19 (2022): Revista GeoAmazônia & Resumos Expandidos do II Falas Geográficas; 66-892358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402/9322/*ref*/ALMEIDA, W. Tauapará. Vigia de Nazaré: Edição do Autor, 2005. BRAGA, et al. História e cultura afro-brasileira: um estudo sobre uma comunidade quilombola de Minas Gerais. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/cnafricab/article/view/15903>. Acesso em:10 jun. 2019./*ref*/BOMFIM, G. G. Educação escolar Quilombola: princípios e propostas à formação docente / – Cachoeira, 2017. BRASIL. Lei 10.639/03. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 10 jun. 2019. BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 jun. 2019. CAMPOS, L. R. Reflexões para um ensinar geográfico na Educação Escolar Quilombola. In: I Simpósio Regional de Geografia e Interdisciplinaridade escolar: potencialidades e inclusões. Uberlândia: UFU, 2016. v. 1. p. 1. ______. Reflexões teórico-metodológicas sobre o ensino de geografia na educação escolar quilombola. 2017, Disponível em: <http://nepeg.com/anaisforumnepeg/anais/>. Acesso em:12 jun. 2019 CARDOSO, L. S; SOUZA, R. N; SANTOS, V. C. Impactos socioambientais em território quilombola: o caso da Vila do Cacau, Colares-PA. 1.Ed. – Ananindeua: Itacaúnas, 2017. CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000. CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.); CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017, 144 p. CAVALCANTE, Y. Y. de L. O ensino de Geografia na educação quilombola: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Antônia Socorro da Silva Machado – Comunidade Negra Paratibe, PB. João Pessoa, 2013. CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, São Paulo. Papirus, 2012, p.45-47. ______. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998. ______. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perpesctiva, Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010./*ref*/FURTADO, et al. Cultura, Identidade e Subjetividade Quilombola: uma leitura da psicologia Cultural. In: Psicologia & Sociedade. 26 (1), p. 106 – 115, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010, 208 p. MUNANGA, K. Identidade, cidadania e democracia: algumas reflexões sobre os discursos antirracistas no Brasil. In: SPINK, Mary Jane Paris (Org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994. NOGUEIRA, A. R. B. Lugar como representatividade da existência. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf 2012>. Acesso em: 12 jun. 2019. PABIS, N. A. O Ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. UNICENTRO Paraná: Azul Editora, 2012 p. 131. PARÉ, M. L.; OLIVEIRA, L. P. de; VELLOSO, A. D’A. V. Educação para quilombolas: experiências de são miguel dos pretos em restinga seca (rs) e da comunidade kalunga do engenho ii (go). Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 215-232, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 14 jun. 2019. PINTANO, S. de C.; NOAL, R. E. O ensino de Geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 19, n. 1, jan/abr. 2015. PONTUSCHKA, N. N. Geografia, Representações Sociais e Escola Pública. Terra Livre. São Paulo, n. 15, p. 145-154, 2000. RICHTER, D. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, 270 p. ROCHA, et al. Construção do conhecimento geográfico na educação Escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico. Revista Geosaberes, Fortaleza, v.9, n.17, p. 2-12, jan./abr. 2018. SILVA, A. M. M; SILVA, A. M. Conflitos entre Identidade e Memória na Escola do Quilombo do Cacau Colares-Pa. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado Pará – Campus XVII, Vigia de Nazaré, 2018. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983, 250 p.Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T22:58:22Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13402Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-10-14T22:58:22Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
title |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
spellingShingle |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA Cardoso, Larissa dos Santos |
title_short |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
title_full |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
title_fullStr |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
title_sort |
O ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E MAPAS MENTAIS: PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ALFREDO DE LAÓ/COMUNIDADE VILA DO CACAU-COLARES/PA |
author |
Cardoso, Larissa dos Santos |
author_facet |
Cardoso, Larissa dos Santos Silva Júnior, Aluísio Fernandes Lobato, Mateus Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, Aluísio Fernandes Lobato, Mateus Monteiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Larissa dos Santos Silva Júnior, Aluísio Fernandes Lobato, Mateus Monteiro |
description |
O artigo tem como objetivo discutir a importância do ensino de Geografia na educação quilombola a partir do lugar, do espaço vivido. É por meio deste ensino que a valorização da identidade é fortalecida, pois os sujeitos atribuem ao seu espaço vivido como um lugar de luta, de saberes e tradições. Didaticamente, a pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal Padre Alfredo de Laó, na comunidade quilombola Vila do Cacau, localizada às margens do rio Tauapará, porção nordeste do município de Colares. Durante a pesquisa foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora da turma, sendo colocados pontos referentes ao ensino de Geografia; identidade quilombola; território e questões étnico-raciais. Dentre os principais resultados, podemos citar a construção de mapas mentais com alunos do 3º, 4º e 5º anos, que possibilitou a partir das representações e experiências o reconhecimento de seus espaços vividos, fortalecendo a importância da formação do território quilombola e sua relevância no contexto histórico para a sociedade local. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Identidade quilombola. Mapas mentais. Lugar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402 10.18542/geo.v10i19.13402 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v10i19.13402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/13402/9322 /*ref*/ALMEIDA, W. Tauapará. Vigia de Nazaré: Edição do Autor, 2005. BRAGA, et al. História e cultura afro-brasileira: um estudo sobre uma comunidade quilombola de Minas Gerais. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/cnafricab/article/view/15903>. Acesso em:10 jun. 2019. /*ref*/BOMFIM, G. G. Educação escolar Quilombola: princípios e propostas à formação docente / – Cachoeira, 2017. BRASIL. Lei 10.639/03. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 10 jun. 2019. BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 jun. 2019. CAMPOS, L. R. Reflexões para um ensinar geográfico na Educação Escolar Quilombola. In: I Simpósio Regional de Geografia e Interdisciplinaridade escolar: potencialidades e inclusões. Uberlândia: UFU, 2016. v. 1. p. 1. ______. Reflexões teórico-metodológicas sobre o ensino de geografia na educação escolar quilombola. 2017, Disponível em: <http://nepeg.com/anaisforumnepeg/anais/>. Acesso em:12 jun. 2019 CARDOSO, L. S; SOUZA, R. N; SANTOS, V. C. Impactos socioambientais em território quilombola: o caso da Vila do Cacau, Colares-PA. 1.Ed. – Ananindeua: Itacaúnas, 2017. CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000. CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.); CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017, 144 p. CAVALCANTE, Y. Y. de L. O ensino de Geografia na educação quilombola: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Antônia Socorro da Silva Machado – Comunidade Negra Paratibe, PB. João Pessoa, 2013. CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, São Paulo. Papirus, 2012, p.45-47. ______. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998. ______. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perpesctiva, Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010. /*ref*/FURTADO, et al. Cultura, Identidade e Subjetividade Quilombola: uma leitura da psicologia Cultural. In: Psicologia & Sociedade. 26 (1), p. 106 – 115, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010, 208 p. MUNANGA, K. Identidade, cidadania e democracia: algumas reflexões sobre os discursos antirracistas no Brasil. In: SPINK, Mary Jane Paris (Org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994. NOGUEIRA, A. R. B. Lugar como representatividade da existência. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf 2012>. Acesso em: 12 jun. 2019. PABIS, N. A. O Ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. UNICENTRO Paraná: Azul Editora, 2012 p. 131. PARÉ, M. L.; OLIVEIRA, L. P. de; VELLOSO, A. D’A. V. Educação para quilombolas: experiências de são miguel dos pretos em restinga seca (rs) e da comunidade kalunga do engenho ii (go). Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 215-232, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 14 jun. 2019. PINTANO, S. de C.; NOAL, R. E. O ensino de Geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 19, n. 1, jan/abr. 2015. PONTUSCHKA, N. N. Geografia, Representações Sociais e Escola Pública. Terra Livre. São Paulo, n. 15, p. 145-154, 2000. RICHTER, D. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, 270 p. ROCHA, et al. Construção do conhecimento geográfico na educação Escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico. Revista Geosaberes, Fortaleza, v.9, n.17, p. 2-12, jan./abr. 2018. SILVA, A. M. M; SILVA, A. M. Conflitos entre Identidade e Memória na Escola do Quilombo do Cacau Colares-Pa. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado Pará – Campus XVII, Vigia de Nazaré, 2018. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983, 250 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 10, n. 19 (2022): Revista GeoAmazônia & Resumos Expandidos do II Falas Geográficas; 66-89 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1799711257063849984 |