AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crestian Cunha, Myriam
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948
Resumo:  Apresenta-se a problemática da avaliação como objeto de estudo legítimo para o campo do ensino/aprendizagem de línguas, mostrando que a atividade avaliativa em língua materna fundamenta-se em concepções relativas ao funcionamento e à aprendizagem da língua. Dá-se especial atenção ao conceito de avaliação formativa como facilitador da aprendizagem: de fato, na medida em que esta modalidade coloca a ênfase nas atividades de cunho metalinguístico (no sentido psicológico da palavra) e na apropriação dos critérios de avaliação pelos alunos, favorece o desenvolvimento das capacidades auto-avaliativas necessárias a um bom desempenho nas produções escritas e orais em língua materna. Propõe-se, enfim, a articulação desta concepção de avaliação com uma concepção pragmática de linguagem e uma concepção cognitivista da aprendizagem no âmbito de uma abordagem internacional de ensino/ aprendizagem. 
id UFPA-4_5e85857c235213e58dc9faa274304405
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2948
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA Apresenta-se a problemática da avaliação como objeto de estudo legítimo para o campo do ensino/aprendizagem de línguas, mostrando que a atividade avaliativa em língua materna fundamenta-se em concepções relativas ao funcionamento e à aprendizagem da língua. Dá-se especial atenção ao conceito de avaliação formativa como facilitador da aprendizagem: de fato, na medida em que esta modalidade coloca a ênfase nas atividades de cunho metalinguístico (no sentido psicológico da palavra) e na apropriação dos critérios de avaliação pelos alunos, favorece o desenvolvimento das capacidades auto-avaliativas necessárias a um bom desempenho nas produções escritas e orais em língua materna. Propõe-se, enfim, a articulação desta concepção de avaliação com uma concepção pragmática de linguagem e uma concepção cognitivista da aprendizagem no âmbito de uma abordagem internacional de ensino/ aprendizagem. Universidade Federal do ParáCrestian Cunha, Myriam2016-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/294810.18542/moara.v1i09.2948MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 09 (1998): Estudos Linguísticos jan a jun 1998; 105-1330104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948/3421Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T12:56:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2948Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-12T12:56:17Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
title AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
spellingShingle AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
Crestian Cunha, Myriam
title_short AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
title_full AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
title_fullStr AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
title_sort AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
author Crestian Cunha, Myriam
author_facet Crestian Cunha, Myriam
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Crestian Cunha, Myriam
description  Apresenta-se a problemática da avaliação como objeto de estudo legítimo para o campo do ensino/aprendizagem de línguas, mostrando que a atividade avaliativa em língua materna fundamenta-se em concepções relativas ao funcionamento e à aprendizagem da língua. Dá-se especial atenção ao conceito de avaliação formativa como facilitador da aprendizagem: de fato, na medida em que esta modalidade coloca a ênfase nas atividades de cunho metalinguístico (no sentido psicológico da palavra) e na apropriação dos critérios de avaliação pelos alunos, favorece o desenvolvimento das capacidades auto-avaliativas necessárias a um bom desempenho nas produções escritas e orais em língua materna. Propõe-se, enfim, a articulação desta concepção de avaliação com uma concepção pragmática de linguagem e uma concepção cognitivista da aprendizagem no âmbito de uma abordagem internacional de ensino/ aprendizagem. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948
10.18542/moara.v1i09.2948
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i09.2948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948/3421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 09 (1998): Estudos Linguísticos jan a jun 1998; 105-133
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675320407064576