AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948 |
Resumo: | Apresenta-se a problemática da avaliação como objeto de estudo legítimo para o campo do ensino/aprendizagem de línguas, mostrando que a atividade avaliativa em língua materna fundamenta-se em concepções relativas ao funcionamento e à aprendizagem da língua. Dá-se especial atenção ao conceito de avaliação formativa como facilitador da aprendizagem: de fato, na medida em que esta modalidade coloca a ênfase nas atividades de cunho metalinguístico (no sentido psicológico da palavra) e na apropriação dos critérios de avaliação pelos alunos, favorece o desenvolvimento das capacidades auto-avaliativas necessárias a um bom desempenho nas produções escritas e orais em língua materna. Propõe-se, enfim, a articulação desta concepção de avaliação com uma concepção pragmática de linguagem e uma concepção cognitivista da aprendizagem no âmbito de uma abordagem internacional de ensino/ aprendizagem. |
id |
UFPA-4_5e85857c235213e58dc9faa274304405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2948 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA Apresenta-se a problemática da avaliação como objeto de estudo legítimo para o campo do ensino/aprendizagem de línguas, mostrando que a atividade avaliativa em língua materna fundamenta-se em concepções relativas ao funcionamento e à aprendizagem da língua. Dá-se especial atenção ao conceito de avaliação formativa como facilitador da aprendizagem: de fato, na medida em que esta modalidade coloca a ênfase nas atividades de cunho metalinguístico (no sentido psicológico da palavra) e na apropriação dos critérios de avaliação pelos alunos, favorece o desenvolvimento das capacidades auto-avaliativas necessárias a um bom desempenho nas produções escritas e orais em língua materna. Propõe-se, enfim, a articulação desta concepção de avaliação com uma concepção pragmática de linguagem e uma concepção cognitivista da aprendizagem no âmbito de uma abordagem internacional de ensino/ aprendizagem. Universidade Federal do ParáCrestian Cunha, Myriam2016-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/294810.18542/moara.v1i09.2948MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 09 (1998): Estudos Linguísticos jan a jun 1998; 105-1330104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948/3421Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T12:56:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2948Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-12T12:56:17Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
title |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA Crestian Cunha, Myriam |
title_short |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
title_full |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
title_sort |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
author |
Crestian Cunha, Myriam |
author_facet |
Crestian Cunha, Myriam |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crestian Cunha, Myriam |
description |
Apresenta-se a problemática da avaliação como objeto de estudo legítimo para o campo do ensino/aprendizagem de línguas, mostrando que a atividade avaliativa em língua materna fundamenta-se em concepções relativas ao funcionamento e à aprendizagem da língua. Dá-se especial atenção ao conceito de avaliação formativa como facilitador da aprendizagem: de fato, na medida em que esta modalidade coloca a ênfase nas atividades de cunho metalinguístico (no sentido psicológico da palavra) e na apropriação dos critérios de avaliação pelos alunos, favorece o desenvolvimento das capacidades auto-avaliativas necessárias a um bom desempenho nas produções escritas e orais em língua materna. Propõe-se, enfim, a articulação desta concepção de avaliação com uma concepção pragmática de linguagem e uma concepção cognitivista da aprendizagem no âmbito de uma abordagem internacional de ensino/ aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948 10.18542/moara.v1i09.2948 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i09.2948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2948/3421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 09 (1998): Estudos Linguísticos jan a jun 1998; 105-133 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675320407064576 |