Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008). |
id |
UFPA-4_787be97278b9090480de71077964a5de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1272 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionaisO objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008).Universidade Federal do ParáSant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/127210.18542/moara.v1i38.1272MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 81-910104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272/1691Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T19:58:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1272Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T19:58:04Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
title |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
spellingShingle |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque |
title_short |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
title_full |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
title_fullStr |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
title_full_unstemmed |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
title_sort |
Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais |
author |
Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque |
author_facet |
Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272 10.18542/moara.v1i38.1272 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i38.1272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272/1691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 81-91 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675319908990976 |