Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008).
id UFPA-4_787be97278b9090480de71077964a5de
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1272
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionaisO objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008).Universidade Federal do ParáSant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/127210.18542/moara.v1i38.1272MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 81-910104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272/1691Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T19:58:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1272Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T19:58:04Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
title Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
spellingShingle Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
title_short Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
title_full Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
title_fullStr Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
title_full_unstemmed Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
title_sort Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais
author Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
author_facet Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
description O objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272
10.18542/moara.v1i38.1272
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i38.1272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1272/1691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 81-91
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675319908990976