Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Edjane Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Maria de Fátima S. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10481
Resumo: Este artigo apresenta reflexões e sugestões no âmbito das metodologias de ensino-aprendizagem, notadamente nas práticas de leitura e de escrita literárias. O objetivo é apresentar a escrita de si como instrumento para desenvolver o aprendizado dos conteúdos da literatura, conectado à realidade e à subjetividade dos alunos de uma escola do município do Rio de Janeiro. Para isso foi necessário um planejamento prévio de ações e de técnicas para subsidiar e motivar os alunos para a tarefa de escrever impressões de mundo, visando construir um arcabouço para incentivá-los a produzir escritos como transbordamento do eu, a partir da escrita de si. Os artefatos produzidos e analisados durante a pesquisa mostram previamente que ao verbalizar emoções e vivências na escrita autoral, o aluno assume perfil mais autônomo sobre sua aprendizagem, o que pode motivá-lo a melhorar seu rendimento escolar.
id UFPA-4_7aafaabdde551879a67a62abb817c8c4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10481
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literárioBakhtinian supports for self-writing as strategies to bring the student closer to the literary textEste artigo apresenta reflexões e sugestões no âmbito das metodologias de ensino-aprendizagem, notadamente nas práticas de leitura e de escrita literárias. O objetivo é apresentar a escrita de si como instrumento para desenvolver o aprendizado dos conteúdos da literatura, conectado à realidade e à subjetividade dos alunos de uma escola do município do Rio de Janeiro. Para isso foi necessário um planejamento prévio de ações e de técnicas para subsidiar e motivar os alunos para a tarefa de escrever impressões de mundo, visando construir um arcabouço para incentivá-los a produzir escritos como transbordamento do eu, a partir da escrita de si. Os artefatos produzidos e analisados durante a pesquisa mostram previamente que ao verbalizar emoções e vivências na escrita autoral, o aluno assume perfil mais autônomo sobre sua aprendizagem, o que pode motivá-lo a melhorar seu rendimento escolar.This article presents reflections and suggestions within the teaching-learning methodologies, notably in literary reading and writing practices. The objective is to present the writing of self as an instrument to develop the learning of the contents of the literature, connected to the reality and subjectivity of the students of a school in the city of Rio de Janeiro. For this, it was necessary to plan actions and techniques in advance to subsidize and motivate students for the task of writing impressions of the world, aiming to build a framework to encourage them to produce writings as an overflow of the self, from the writing of themselves. The artifacts produced and analyzed during the research show previously that when verbalizing emotions and experiences in authorial writing, the student assumes a more autonomous profile about his learning, which can motivate him to better school performance.Universidade Federal do Paráde Oliveira, Edjane AlvesBarbosa, Maria de Fátima S. O.2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1048110.18542/moara.v2i56.10481MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 56 (2021): Literatura, história e memória na América Latina; 153-1700104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10481/7278Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-21T21:13:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10481Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-05-21T21:13:03Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
Bakhtinian supports for self-writing as strategies to bring the student closer to the literary text
title Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
spellingShingle Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
de Oliveira, Edjane Alves
title_short Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
title_full Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
title_fullStr Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
title_full_unstemmed Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
title_sort Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
author de Oliveira, Edjane Alves
author_facet de Oliveira, Edjane Alves
Barbosa, Maria de Fátima S. O.
author_role author
author2 Barbosa, Maria de Fátima S. O.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Edjane Alves
Barbosa, Maria de Fátima S. O.
description Este artigo apresenta reflexões e sugestões no âmbito das metodologias de ensino-aprendizagem, notadamente nas práticas de leitura e de escrita literárias. O objetivo é apresentar a escrita de si como instrumento para desenvolver o aprendizado dos conteúdos da literatura, conectado à realidade e à subjetividade dos alunos de uma escola do município do Rio de Janeiro. Para isso foi necessário um planejamento prévio de ações e de técnicas para subsidiar e motivar os alunos para a tarefa de escrever impressões de mundo, visando construir um arcabouço para incentivá-los a produzir escritos como transbordamento do eu, a partir da escrita de si. Os artefatos produzidos e analisados durante a pesquisa mostram previamente que ao verbalizar emoções e vivências na escrita autoral, o aluno assume perfil mais autônomo sobre sua aprendizagem, o que pode motivá-lo a melhorar seu rendimento escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10481
10.18542/moara.v2i56.10481
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10481
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i56.10481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/10481/7278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; v. 2, n. 56 (2021): Literatura, história e memória na América Latina; 153-170
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675320429084672