CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS Rodrigues, Larissa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375
Resumo: Em consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula.
id UFPA-4_7bead362dc79445a065c63de846c3141
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3375
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊSEm consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula.Universidade Federal do ParáDANTAS Rodrigues, Larissa2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/337510.18542/moara.v2i30.3375MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 30 (2008): Estudos Linguísticos jul a dez de 2008; 27-480104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375/3291Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-09T17:32:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3375Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-09T17:32:17Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
title CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
spellingShingle CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
DANTAS Rodrigues, Larissa
title_short CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
title_full CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
title_fullStr CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
title_full_unstemmed CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
title_sort CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
author DANTAS Rodrigues, Larissa
author_facet DANTAS Rodrigues, Larissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS Rodrigues, Larissa
description Em consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375
10.18542/moara.v2i30.3375
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375
identifier_str_mv 10.18542/moara.v2i30.3375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375/3291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 30 (2008): Estudos Linguísticos jul a dez de 2008; 27-48
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675318410575872