CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375 |
Resumo: | Em consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula. |
id |
UFPA-4_7bead362dc79445a065c63de846c3141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3375 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊSEm consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula.Universidade Federal do ParáDANTAS Rodrigues, Larissa2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/337510.18542/moara.v2i30.3375MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 30 (2008): Estudos Linguísticos jul a dez de 2008; 27-480104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375/3291Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-09T17:32:17Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3375Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-09T17:32:17Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
title |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
spellingShingle |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS DANTAS Rodrigues, Larissa |
title_short |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
title_full |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
title_fullStr |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
title_full_unstemmed |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
title_sort |
CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS |
author |
DANTAS Rodrigues, Larissa |
author_facet |
DANTAS Rodrigues, Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS Rodrigues, Larissa |
description |
Em consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375 10.18542/moara.v2i30.3375 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i30.3375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3375/3291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 30 (2008): Estudos Linguísticos jul a dez de 2008; 27-48 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675318410575872 |