A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vanessa Fonseca
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobral, Adail
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa de mestrado acerca da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Educação a Distância (EaD) em uma instituição federal de ensino superior. O estudo ancorou-se nos postulados bakhtinianos, nas contribuições da Ergologia e da Clínica da Atividade, bem como nos estudos de Soares (2009), Oliveira (2010) e Sobral (2009) para demonstrar facetas da atividade pesquisada. Assim, comprovou-se que o trabalho investigado ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isso constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório: a disponibilização de textos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, a fim de proporcionar aos alunos de EaD um material didático mais adequado a suas necessidades.
id UFPA-4_7ea8db16d64159b9855c8cbc838408a5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1270
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógicaEste artigo apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa de mestrado acerca da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Educação a Distância (EaD) em uma instituição federal de ensino superior. O estudo ancorou-se nos postulados bakhtinianos, nas contribuições da Ergologia e da Clínica da Atividade, bem como nos estudos de Soares (2009), Oliveira (2010) e Sobral (2009) para demonstrar facetas da atividade pesquisada. Assim, comprovou-se que o trabalho investigado ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isso constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório: a disponibilização de textos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, a fim de proporcionar aos alunos de EaD um material didático mais adequado a suas necessidades.Universidade Federal do ParáBarbosa, Vanessa FonsecaSobral, Adail2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/127010.18542/moara.v1i38.1270MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 54-690104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270/1689Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T19:58:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1270Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T19:58:04Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
title A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
spellingShingle A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
Barbosa, Vanessa Fonseca
title_short A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
title_full A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
title_fullStr A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
title_full_unstemmed A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
title_sort A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
author Barbosa, Vanessa Fonseca
author_facet Barbosa, Vanessa Fonseca
Sobral, Adail
author_role author
author2 Sobral, Adail
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vanessa Fonseca
Sobral, Adail
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa de mestrado acerca da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Educação a Distância (EaD) em uma instituição federal de ensino superior. O estudo ancorou-se nos postulados bakhtinianos, nas contribuições da Ergologia e da Clínica da Atividade, bem como nos estudos de Soares (2009), Oliveira (2010) e Sobral (2009) para demonstrar facetas da atividade pesquisada. Assim, comprovou-se que o trabalho investigado ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isso constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório: a disponibilização de textos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, a fim de proporcionar aos alunos de EaD um material didático mais adequado a suas necessidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270
10.18542/moara.v1i38.1270
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i38.1270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270/1689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 54-69
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675317925085184