A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa de mestrado acerca da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Educação a Distância (EaD) em uma instituição federal de ensino superior. O estudo ancorou-se nos postulados bakhtinianos, nas contribuições da Ergologia e da Clínica da Atividade, bem como nos estudos de Soares (2009), Oliveira (2010) e Sobral (2009) para demonstrar facetas da atividade pesquisada. Assim, comprovou-se que o trabalho investigado ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isso constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório: a disponibilização de textos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, a fim de proporcionar aos alunos de EaD um material didático mais adequado a suas necessidades. |
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A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógicaEste artigo apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa de mestrado acerca da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Educação a Distância (EaD) em uma instituição federal de ensino superior. O estudo ancorou-se nos postulados bakhtinianos, nas contribuições da Ergologia e da Clínica da Atividade, bem como nos estudos de Soares (2009), Oliveira (2010) e Sobral (2009) para demonstrar facetas da atividade pesquisada. Assim, comprovou-se que o trabalho investigado ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isso constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório: a disponibilização de textos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, a fim de proporcionar aos alunos de EaD um material didático mais adequado a suas necessidades.Universidade Federal do ParáBarbosa, Vanessa FonsecaSobral, Adail2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/127010.18542/moara.v1i38.1270MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 38 (2012): Estudos Linguísticos jul a dez 2013; 54-690104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1270/1689Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-02T19:58:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1270Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-08-02T19:58:04Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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