A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598 |
Resumo: | A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças. |
id |
UFS-3_5869aa834f126971846959bb6d3db092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5598 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo NecessárioA introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/559810.20952/revtee.v9i19.5598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-1022358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598/4614Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Márcia Gorett RibeiroBorja, Shirley Doweslei Bernardes2022-02-11T14:55:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5598Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:55:15Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
title |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
spellingShingle |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário Grossi, Márcia Gorett Ribeiro |
title_short |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
title_full |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
title_fullStr |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
title_full_unstemmed |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
title_sort |
A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário |
author |
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro |
author_facet |
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro Borja, Shirley Doweslei Bernardes |
author_role |
author |
author2 |
Borja, Shirley Doweslei Bernardes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro Borja, Shirley Doweslei Bernardes |
description |
A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598 10.20952/revtee.v9i19.5598 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i19.5598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598/4614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181409206272 |