A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borja, Shirley Doweslei Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598
Resumo: A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.
id UFS-3_5869aa834f126971846959bb6d3db092
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5598
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo NecessárioA introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/559810.20952/revtee.v9i19.5598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-1022358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598/4614Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Márcia Gorett RibeiroBorja, Shirley Doweslei Bernardes2022-02-11T14:55:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5598Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:55:15Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
title A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
spellingShingle A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
title_short A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
title_full A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
title_fullStr A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
title_full_unstemmed A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
title_sort A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário
author Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
author_facet Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Borja, Shirley Doweslei Bernardes
author_role author
author2 Borja, Shirley Doweslei Bernardes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Borja, Shirley Doweslei Bernardes
description A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598
10.20952/revtee.v9i19.5598
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i19.5598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598/4614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 87-102
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181409206272