ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651 |
Resumo: | Este trabalho constitui um breve recorte da investigação de doutorado em Letras Neolatinas que desenvolvo na UFRJ.Nesse artigo, temos como objetivo descrever as estratégias de leitura utilizadas por estudantes de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) durante uma aula presencial voltada para a leitura on-line de hipertextos eletrônicos em um Centro de Estudos de Língua Estrangeira Modernas (CELEM) no Oeste do Paraná. Consideramos que a concepção de leitura que os alunos possuem e presente no questionário elaborado pela docente sobre os hipertextos a serem lidos assim como a maneira como essa conduziu a atividade contribuíram para o uso das estratégias observadas na aula gravada. A análise do corpus é realizada a partir de um embasamento teórico sobre concepção de leitura, hipertexto e utilização de novas tecnologias no ensino.PALAVRAS- CHAVE: Leitura on-line, Estratégias, Espanhol como língua estrangeira. |
id |
UFPA-4_d83feae29ab2790d468449514ddae449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3651 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRAEste trabalho constitui um breve recorte da investigação de doutorado em Letras Neolatinas que desenvolvo na UFRJ.Nesse artigo, temos como objetivo descrever as estratégias de leitura utilizadas por estudantes de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) durante uma aula presencial voltada para a leitura on-line de hipertextos eletrônicos em um Centro de Estudos de Língua Estrangeira Modernas (CELEM) no Oeste do Paraná. Consideramos que a concepção de leitura que os alunos possuem e presente no questionário elaborado pela docente sobre os hipertextos a serem lidos assim como a maneira como essa conduziu a atividade contribuíram para o uso das estratégias observadas na aula gravada. A análise do corpus é realizada a partir de um embasamento teórico sobre concepção de leitura, hipertexto e utilização de novas tecnologias no ensino.PALAVRAS- CHAVE: Leitura on-line, Estratégias, Espanhol como língua estrangeira.Universidade Federal do ParáCASTELA, Greice da Silva2016-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/365110.18542/moara.v2i32.3651MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 32 (2009): Estudos Linguísticos jul a dez de 2009; 189-2160104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651/3729https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651/3731Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:46:35Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3651Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:46:35Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
title |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA CASTELA, Greice da Silva |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA |
author |
CASTELA, Greice da Silva |
author_facet |
CASTELA, Greice da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTELA, Greice da Silva |
description |
Este trabalho constitui um breve recorte da investigação de doutorado em Letras Neolatinas que desenvolvo na UFRJ.Nesse artigo, temos como objetivo descrever as estratégias de leitura utilizadas por estudantes de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) durante uma aula presencial voltada para a leitura on-line de hipertextos eletrônicos em um Centro de Estudos de Língua Estrangeira Modernas (CELEM) no Oeste do Paraná. Consideramos que a concepção de leitura que os alunos possuem e presente no questionário elaborado pela docente sobre os hipertextos a serem lidos assim como a maneira como essa conduziu a atividade contribuíram para o uso das estratégias observadas na aula gravada. A análise do corpus é realizada a partir de um embasamento teórico sobre concepção de leitura, hipertexto e utilização de novas tecnologias no ensino.PALAVRAS- CHAVE: Leitura on-line, Estratégias, Espanhol como língua estrangeira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651 10.18542/moara.v2i32.3651 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i32.3651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651/3729 https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3651/3731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 32 (2009): Estudos Linguísticos jul a dez de 2009; 189-216 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675318381215744 |