A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614 |
Resumo: | A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino- americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O “Concierto Barroco” de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spiritual, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México. PALAVRAS- CHAVE: barroco; antropofagia. Literatura latino- americana. |
id |
UFPA-4_dca0b1dbb95ddbff2998ac2dc2116dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3614 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino- americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O “Concierto Barroco” de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spiritual, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México. PALAVRAS- CHAVE: barroco; antropofagia. Literatura latino- americana.Universidade Federal do ParáCAIXETA, Maryllú de Oliveira2016-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/361410.18542/moara.v1i31.3614MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 31 (2009): Estudos Literários jan a jun 1999; 79-1000104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614/3702Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T14:44:29Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3614Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-09-24T14:44:29Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
title |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
spellingShingle |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” CAIXETA, Maryllú de Oliveira |
title_short |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
title_full |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
title_fullStr |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
title_sort |
A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO” |
author |
CAIXETA, Maryllú de Oliveira |
author_facet |
CAIXETA, Maryllú de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAIXETA, Maryllú de Oliveira |
description |
A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino- americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O “Concierto Barroco” de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spiritual, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México. PALAVRAS- CHAVE: barroco; antropofagia. Literatura latino- americana. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614 10.18542/moara.v1i31.3614 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i31.3614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614/3702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 31 (2009): Estudos Literários jan a jun 1999; 79-100 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675318811131904 |