A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAIXETA, Maryllú de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614
Resumo: A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino- americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O “Concierto Barroco” de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spiritual, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México. PALAVRAS- CHAVE: barroco; antropofagia. Literatura latino- americana.
id UFPA-4_dca0b1dbb95ddbff2998ac2dc2116dd8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3614
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino- americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O “Concierto Barroco” de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spiritual, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México. PALAVRAS- CHAVE: barroco; antropofagia. Literatura latino- americana.Universidade Federal do ParáCAIXETA, Maryllú de Oliveira2016-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/361410.18542/moara.v1i31.3614MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 31 (2009): Estudos Literários jan a jun 1999; 79-1000104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614/3702Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T14:44:29Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3614Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-09-24T14:44:29Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
title A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
spellingShingle A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
CAIXETA, Maryllú de Oliveira
title_short A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
title_full A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
title_fullStr A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
title_full_unstemmed A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
title_sort A LITERATURA LATINO- AMERICANA E AS ALEGORIAS NACIONAIS DE “CONCIERTO BARROCO”
author CAIXETA, Maryllú de Oliveira
author_facet CAIXETA, Maryllú de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CAIXETA, Maryllú de Oliveira
description A identidade problemática da América Latina reflete-se na recorrência do tema na literatura realizada nessa parte do continente. As imagens de Caliban, do antropófago e a atribuição de um sentido barroco à experiência latino- americana caracterizam uma parte expressiva da literatura em questão. O “Concierto Barroco” de Carpentier exemplifica, por meio do personagem Amo, as dificuldades da elite crioula em encontrar uma origem nobre para si na Europa de seus avós e mesmo de identificar-se com ela. O personagem escravo músico Filomeno naturaliza a fabulação, assim como o Amo, e transita abusadamente entre as hierarquias, alegorizando o sentido barroco da identidade em questão. O jazz é o produto crioulo, antropofágico e barroco de negros cuja origem apagada na história foi substituída pela fabulação nos spiritual, num caminho musical que renovou a música moderna no mundo todo. É significativo que Carpentier tenha criado por meio de Filomeno a unidade da experiência americana, cuja fronteira é o México. PALAVRAS- CHAVE: barroco; antropofagia. Literatura latino- americana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614
10.18542/moara.v1i31.3614
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i31.3614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3614/3702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 31 (2009): Estudos Literários jan a jun 1999; 79-100
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675318811131904