Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344
Resumo: Este artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente.
id UFPA-4_e13893fdaf3e2c1e747d3652934ce9fc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7344
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no BrasilWriting and literacy along the education history in BrazilEste artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente.This article, the result of a doctoral research on the teaching of written production, presents a description about the methodologies and conceptions related to written language appropriacy for the text production along the history of Brazilian education, from the Jesuit period to the present day. This study is justified by the understanding that the different conceptions of language present in the language teaching proposals in the country characterize either an emancipatory or technicist and descontextualized. It will be possible to verify that there is a long way covered in the subject, from the restricted interest of reading, going through the different methods of literacy, up to getting to the studies of literacy, multiliteracies and speech genres quite discussed nowadays.Universidade Federal do ParáSantos, Juliana Ormastroni de Carvalho2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/734410.18542/moara.v1i51.7344MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 51 (2019): Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões; 197-2170104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344/5635Direitos autorais 2019 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T18:36:29Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7344Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-01-04T18:36:29Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
Writing and literacy along the education history in Brazil
title Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
spellingShingle Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho
title_short Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
title_full Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
title_fullStr Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
title_full_unstemmed Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
title_sort Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
author Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho
author_facet Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho
description Este artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344
10.18542/moara.v1i51.7344
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i51.7344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344/5635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 51 (2019): Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões; 197-217
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675321410551808