Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344 |
Resumo: | Este artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente. |
id |
UFPA-4_e13893fdaf3e2c1e747d3652934ce9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7344 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no BrasilWriting and literacy along the education history in BrazilEste artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente.This article, the result of a doctoral research on the teaching of written production, presents a description about the methodologies and conceptions related to written language appropriacy for the text production along the history of Brazilian education, from the Jesuit period to the present day. This study is justified by the understanding that the different conceptions of language present in the language teaching proposals in the country characterize either an emancipatory or technicist and descontextualized. It will be possible to verify that there is a long way covered in the subject, from the restricted interest of reading, going through the different methods of literacy, up to getting to the studies of literacy, multiliteracies and speech genres quite discussed nowadays.Universidade Federal do ParáSantos, Juliana Ormastroni de Carvalho2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/734410.18542/moara.v1i51.7344MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 51 (2019): Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões; 197-2170104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344/5635Direitos autorais 2019 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T18:36:29Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7344Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-01-04T18:36:29Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil Writing and literacy along the education history in Brazil |
title |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil |
spellingShingle |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho |
title_short |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil |
title_full |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil |
title_fullStr |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil |
title_sort |
Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil |
author |
Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho |
author_facet |
Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho |
description |
Este artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344 10.18542/moara.v1i51.7344 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i51.7344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7344/5635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 51 (2019): Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões; 197-217 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675321410551808 |