A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sentidos da Cultura |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/586 |
Resumo: | O texto propõe um estudo sobre as principais funções daimagem (conceito e estrutura) inclusas no par denotativo econotativo. Analisa determinadas figuras de linguagem,presentes na estética visual das ilustrações infantojuvenis. Otexto finaliza com um breve olhar sobre o conceito de coerênciaintersemiótica e as relações entre imagem e texto, contidas nailustração da poesia e prosa infantojuvenis. O fatordeterminante para todo este trabalho partiu da compreensãodos três eixos primordiais no estudo de coerência semântica:convergência, desvio e contradição - comuns às ilustrações e,frequentemente, utilizados nos planos e enquadramentos deimagens, desenhos, pinturas, fotografias etc. |
id |
UFPA-5_01ff833d6b50ff3b508e8c2d64c16219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/586 |
network_acronym_str |
UFPA-5 |
network_name_str |
Revista Sentidos da Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENILSemântica. Ilustração. Literatura Infantojuvenil. Coerência. Estética.O texto propõe um estudo sobre as principais funções daimagem (conceito e estrutura) inclusas no par denotativo econotativo. Analisa determinadas figuras de linguagem,presentes na estética visual das ilustrações infantojuvenis. Otexto finaliza com um breve olhar sobre o conceito de coerênciaintersemiótica e as relações entre imagem e texto, contidas nailustração da poesia e prosa infantojuvenis. O fatordeterminante para todo este trabalho partiu da compreensãodos três eixos primordiais no estudo de coerência semântica:convergência, desvio e contradição - comuns às ilustrações e,frequentemente, utilizados nos planos e enquadramentos deimagens, desenhos, pinturas, fotografias etc.EDUEPA2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/586Revista Sentidos da Cultura; v. 2 n. 2 (2015): SENTIDOS DA CULTURA; 100-1122359-310510.31792/rsc.v2i2reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/586/492Copyright (c) 2015 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntônio, Marco2017-11-28T22:56:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/586Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2017-11-28T22:56:22Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
title |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
spellingShingle |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL Antônio, Marco Semântica. Ilustração. Literatura Infantojuvenil. Coerência. Estética. |
title_short |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
title_full |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
title_fullStr |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
title_full_unstemmed |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
title_sort |
A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL |
author |
Antônio, Marco |
author_facet |
Antônio, Marco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antônio, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semântica. Ilustração. Literatura Infantojuvenil. Coerência. Estética. |
topic |
Semântica. Ilustração. Literatura Infantojuvenil. Coerência. Estética. |
description |
O texto propõe um estudo sobre as principais funções daimagem (conceito e estrutura) inclusas no par denotativo econotativo. Analisa determinadas figuras de linguagem,presentes na estética visual das ilustrações infantojuvenis. Otexto finaliza com um breve olhar sobre o conceito de coerênciaintersemiótica e as relações entre imagem e texto, contidas nailustração da poesia e prosa infantojuvenis. O fatordeterminante para todo este trabalho partiu da compreensãodos três eixos primordiais no estudo de coerência semântica:convergência, desvio e contradição - comuns às ilustrações e,frequentemente, utilizados nos planos e enquadramentos deimagens, desenhos, pinturas, fotografias etc. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/586 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/586/492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Sentidos da Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Sentidos da Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sentidos da Cultura; v. 2 n. 2 (2015): SENTIDOS DA CULTURA; 100-112 2359-3105 10.31792/rsc.v2i2 reponame:Revista Sentidos da Cultura instname:Universidade do Estado do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Sentidos da Cultura |
collection |
Revista Sentidos da Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798045950109810688 |