MARCAS DE SUBJETIVIDADE DO ARGUMENTADOR IDEAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES DE OPINIÃO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sentidos da Cultura |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2422 |
Resumo: | Este estudo analisa as marcas de subjetividade de argumentadores ideais a partir da identificação de suas expressões de opinião em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de demonstrar como a personalização de um sujeito caracteriza sua imagem enquanto argumentador, dificultando ou favorecendo a defesa de uma tese argumentativa. Para tanto, a Linguística Textual e seus autores - MARCUSCHI (2007) e KOCH (2013; 2011) - são os eixos teóricos centrais para a realização da pesquisa, pois suas teorias serão aplicadas a três textos selecionados no manual intitulado A Redação no Enem 2013 - Guia do Participante, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa é composta pela identificação do padrão argumentativo geral dos textos, bem como pelo exame individual de cada produção, para, assim, traçar as categorias e a intencionalidade de seus autores. Após esta etapa, notou-se que, mesmo de formas diferentes, as marcas de subjetividade auxiliam na expressão de uma imagem suficientemente válida na veiculação de uma opinião, sobretudo quando há a consciência no uso de termos estrategicamente interessantes ao enunciado. Esta análise demonstra a excelência na utilização de construções argumentativas a favor de um caráter convincente em textos dissertativo-argumentativos.Palavras-Chave: Marcas de subjetividade. Argumentação. Linguística Textual. |
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MARCAS DE SUBJETIVIDADE DO ARGUMENTADOR IDEAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES DE OPINIÃOEste estudo analisa as marcas de subjetividade de argumentadores ideais a partir da identificação de suas expressões de opinião em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de demonstrar como a personalização de um sujeito caracteriza sua imagem enquanto argumentador, dificultando ou favorecendo a defesa de uma tese argumentativa. Para tanto, a Linguística Textual e seus autores - MARCUSCHI (2007) e KOCH (2013; 2011) - são os eixos teóricos centrais para a realização da pesquisa, pois suas teorias serão aplicadas a três textos selecionados no manual intitulado A Redação no Enem 2013 - Guia do Participante, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa é composta pela identificação do padrão argumentativo geral dos textos, bem como pelo exame individual de cada produção, para, assim, traçar as categorias e a intencionalidade de seus autores. Após esta etapa, notou-se que, mesmo de formas diferentes, as marcas de subjetividade auxiliam na expressão de uma imagem suficientemente válida na veiculação de uma opinião, sobretudo quando há a consciência no uso de termos estrategicamente interessantes ao enunciado. Esta análise demonstra a excelência na utilização de construções argumentativas a favor de um caráter convincente em textos dissertativo-argumentativos.Palavras-Chave: Marcas de subjetividade. Argumentação. Linguística Textual.EDUEPA2019-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2422Revista Sentidos da Cultura; v. 5 n. 9 (2018): Revista Sentidos da Cultura2359-310510.31792/rsc.v5i9reponame:Revista Sentidos da Culturainstname:Universidade do Estado do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/article/view/2422/1152Copyright (c) 2019 Revista Sentidos da Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karolini Sales daSolano, Eliete de Jesus Bararuá2020-04-01T15:03:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2422Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidosPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/sentidos/oaisentidosdaculturarevista@gmail.com || bruna.toscano@uepa.br2359-31052359-3105opendoar:2020-04-01T15:03:07Revista Sentidos da Cultura - Universidade do Estado do Pará (UFPA)false |
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