O SUCESSO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA, SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/300 |
Resumo: | Numa perspectiva sociocultural, a aprendizagem escolar da matemática pode ser entendida como o processo de participação em práticas partilhadas na sala de aula. Por este ponto de vista, este texto tem como objetivo investigar o sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática, de acordo com as formas de participação dos alunos nela envolvidos. Para tanto, analisamos ações de 12 alunos de um curso de Formação de Docentes, envolvidos numa atividade de Modelagem Matemática, por meio dos pressupostos da constituição de Comunidades de Prática Locais (LCoP). Dentre as conclusões aponta-se que diferentes formas de interesse e engajamento dos alunos numa atividade de Modelagem, levam a participações distintas com apresentação de resultados pertinentes, que nem sempre conduzem à constituição de uma LCoP; o que nos leva a inferir acerca de outros elementos necessários para o sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática. |
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O SUCESSO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA, SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOSModelagem MatemáticaComunidades de Prática LocaisComunidades de PráticaAprendizagem SituadaNuma perspectiva sociocultural, a aprendizagem escolar da matemática pode ser entendida como o processo de participação em práticas partilhadas na sala de aula. Por este ponto de vista, este texto tem como objetivo investigar o sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática, de acordo com as formas de participação dos alunos nela envolvidos. Para tanto, analisamos ações de 12 alunos de um curso de Formação de Docentes, envolvidos numa atividade de Modelagem Matemática, por meio dos pressupostos da constituição de Comunidades de Prática Locais (LCoP). Dentre as conclusões aponta-se que diferentes formas de interesse e engajamento dos alunos numa atividade de Modelagem, levam a participações distintas com apresentação de resultados pertinentes, que nem sempre conduzem à constituição de uma LCoP; o que nos leva a inferir acerca de outros elementos necessários para o sucesso de uma atividade de Modelagem Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/300REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/300/317Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCândido Braz, BárbaraAkemi Kato, Lilian2022-10-15T13:38:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/300Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:38:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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