Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Elielson Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87
Resumo: Uma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências.
id UFPA-6_0a5e7e392121dc6b735916b27fcdb6a8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/87
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusivaEducação especialgrupo de pesquisaInclusãoUma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8710.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 149-1632675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87/86Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Elielson Ribeiro de2022-11-17T22:38:08Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/87Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:08Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
title Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
spellingShingle Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
Sales, Elielson Ribeiro de
Educação especial
grupo de pesquisa
Inclusão
title_short Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
title_full Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
title_fullStr Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
title_full_unstemmed Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
title_sort Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
author Sales, Elielson Ribeiro de
author_facet Sales, Elielson Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Elielson Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
grupo de pesquisa
Inclusão
topic Educação especial
grupo de pesquisa
Inclusão
description Uma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 149-163
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002785161216