Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87 |
Resumo: | Uma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências. |
id |
UFPA-6_0a5e7e392121dc6b735916b27fcdb6a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/87 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusivaEducação especialgrupo de pesquisaInclusãoUma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8710.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 149-1632675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87/86Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Elielson Ribeiro de2022-11-17T22:38:08Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/87Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:08Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
title |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
spellingShingle |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva Sales, Elielson Ribeiro de Educação especial grupo de pesquisa Inclusão |
title_short |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
title_full |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
title_fullStr |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
title_full_unstemmed |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
title_sort |
Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva |
author |
Sales, Elielson Ribeiro de |
author_facet |
Sales, Elielson Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Elielson Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial grupo de pesquisa Inclusão |
topic |
Educação especial grupo de pesquisa Inclusão |
description |
Uma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87/86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 149-163 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002785161216 |