O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilson Pedroso dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza Mafra, José Ricardo e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96
Resumo: Este trabalho trata sobre o ensino de matemática através de recursos tecnológicos e do Pensamento Computacional (PC). Procurou-se investigar as relações entre o PC, as TIC e o Ensino de Matemática por Atividades, na busca de saber como professores podem ordenar ações e cenários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, usando estes princípios de forma a auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências tão necessárias no século XXI. A pesquisa foi realizada em 2017 numa escola pública do município de Santarém-Pará, nas dependências do laboratório de informática que contava com quatorze computadores. A turma participante foi a do sexto ano, com vinte e dois alunos na faixa etária de dez a onze anos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de uma proposta metodológica desenvolvida em cinco etapas: a) 1ª etapa - Pesquisa Bibliográfica; b) 2ª etapa – Desenvolvimento e planejamento das atividades; c) 3ª etapa - Aplicação das oficinas; d) 4ª etapa - Avaliação final das oficinas; e) 5ª etapa - Análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no ensino de matemática. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais. Foi comprovado também que as TIC permitem um nível de auxílio significativo no ensino da matemática e que o PC pode ser estimulado ao longo das atividades, tornando-se assim uma possível abordagem que possa trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem na matemática.
id UFPA-6_0de7dc4369ab8ebac6b62669a703cc1c
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/96
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacionalEnsino de MatemáticaEnsino por AtividadesRecursos TecnológicosPensamento ComputacionalEste trabalho trata sobre o ensino de matemática através de recursos tecnológicos e do Pensamento Computacional (PC). Procurou-se investigar as relações entre o PC, as TIC e o Ensino de Matemática por Atividades, na busca de saber como professores podem ordenar ações e cenários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, usando estes princípios de forma a auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências tão necessárias no século XXI. A pesquisa foi realizada em 2017 numa escola pública do município de Santarém-Pará, nas dependências do laboratório de informática que contava com quatorze computadores. A turma participante foi a do sexto ano, com vinte e dois alunos na faixa etária de dez a onze anos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de uma proposta metodológica desenvolvida em cinco etapas: a) 1ª etapa - Pesquisa Bibliográfica; b) 2ª etapa – Desenvolvimento e planejamento das atividades; c) 3ª etapa - Aplicação das oficinas; d) 4ª etapa - Avaliação final das oficinas; e) 5ª etapa - Análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no ensino de matemática. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais. Foi comprovado também que as TIC permitem um nível de auxílio significativo no ensino da matemática e que o PC pode ser estimulado ao longo das atividades, tornando-se assim uma possível abordagem que possa trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem na matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/9610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p79-99.id287REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 79-992675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96/95Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Gilson Pedroso dosSouza Mafra, José Ricardo e2022-11-17T22:40:16Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/96Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:16Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
title O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
spellingShingle O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
Santos, Gilson Pedroso dos
Ensino de Matemática
Ensino por Atividades
Recursos Tecnológicos
Pensamento Computacional
title_short O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
title_full O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
title_fullStr O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
title_full_unstemmed O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
title_sort O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
author Santos, Gilson Pedroso dos
author_facet Santos, Gilson Pedroso dos
Souza Mafra, José Ricardo e
author_role author
author2 Souza Mafra, José Ricardo e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilson Pedroso dos
Souza Mafra, José Ricardo e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Ensino por Atividades
Recursos Tecnológicos
Pensamento Computacional
topic Ensino de Matemática
Ensino por Atividades
Recursos Tecnológicos
Pensamento Computacional
description Este trabalho trata sobre o ensino de matemática através de recursos tecnológicos e do Pensamento Computacional (PC). Procurou-se investigar as relações entre o PC, as TIC e o Ensino de Matemática por Atividades, na busca de saber como professores podem ordenar ações e cenários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, usando estes princípios de forma a auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências tão necessárias no século XXI. A pesquisa foi realizada em 2017 numa escola pública do município de Santarém-Pará, nas dependências do laboratório de informática que contava com quatorze computadores. A turma participante foi a do sexto ano, com vinte e dois alunos na faixa etária de dez a onze anos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de uma proposta metodológica desenvolvida em cinco etapas: a) 1ª etapa - Pesquisa Bibliográfica; b) 2ª etapa – Desenvolvimento e planejamento das atividades; c) 3ª etapa - Aplicação das oficinas; d) 4ª etapa - Avaliação final das oficinas; e) 5ª etapa - Análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no ensino de matemática. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais. Foi comprovado também que as TIC permitem um nível de auxílio significativo no ensino da matemática e que o PC pode ser estimulado ao longo das atividades, tornando-se assim uma possível abordagem que possa trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem na matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p79-99.id287
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p79-99.id287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96/95
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 79-99
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002797744128