O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre o ensino de matemática através de recursos tecnológicos e do Pensamento Computacional (PC). Procurou-se investigar as relações entre o PC, as TIC e o Ensino de Matemática por Atividades, na busca de saber como professores podem ordenar ações e cenários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, usando estes princípios de forma a auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências tão necessárias no século XXI. A pesquisa foi realizada em 2017 numa escola pública do município de Santarém-Pará, nas dependências do laboratório de informática que contava com quatorze computadores. A turma participante foi a do sexto ano, com vinte e dois alunos na faixa etária de dez a onze anos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de uma proposta metodológica desenvolvida em cinco etapas: a) 1ª etapa - Pesquisa Bibliográfica; b) 2ª etapa – Desenvolvimento e planejamento das atividades; c) 3ª etapa - Aplicação das oficinas; d) 4ª etapa - Avaliação final das oficinas; e) 5ª etapa - Análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no ensino de matemática. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais. Foi comprovado também que as TIC permitem um nível de auxílio significativo no ensino da matemática e que o PC pode ser estimulado ao longo das atividades, tornando-se assim uma possível abordagem que possa trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem na matemática. |
id |
UFPA-6_0de7dc4369ab8ebac6b62669a703cc1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/96 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacionalEnsino de MatemáticaEnsino por AtividadesRecursos TecnológicosPensamento ComputacionalEste trabalho trata sobre o ensino de matemática através de recursos tecnológicos e do Pensamento Computacional (PC). Procurou-se investigar as relações entre o PC, as TIC e o Ensino de Matemática por Atividades, na busca de saber como professores podem ordenar ações e cenários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, usando estes princípios de forma a auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências tão necessárias no século XXI. A pesquisa foi realizada em 2017 numa escola pública do município de Santarém-Pará, nas dependências do laboratório de informática que contava com quatorze computadores. A turma participante foi a do sexto ano, com vinte e dois alunos na faixa etária de dez a onze anos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de uma proposta metodológica desenvolvida em cinco etapas: a) 1ª etapa - Pesquisa Bibliográfica; b) 2ª etapa – Desenvolvimento e planejamento das atividades; c) 3ª etapa - Aplicação das oficinas; d) 4ª etapa - Avaliação final das oficinas; e) 5ª etapa - Análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no ensino de matemática. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais. Foi comprovado também que as TIC permitem um nível de auxílio significativo no ensino da matemática e que o PC pode ser estimulado ao longo das atividades, tornando-se assim uma possível abordagem que possa trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem na matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/9610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p79-99.id287REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 79-992675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96/95Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Gilson Pedroso dosSouza Mafra, José Ricardo e2022-11-17T22:40:16Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/96Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:16Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
title |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
spellingShingle |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional Santos, Gilson Pedroso dos Ensino de Matemática Ensino por Atividades Recursos Tecnológicos Pensamento Computacional |
title_short |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
title_full |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
title_fullStr |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
title_sort |
O ensino de matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional |
author |
Santos, Gilson Pedroso dos |
author_facet |
Santos, Gilson Pedroso dos Souza Mafra, José Ricardo e |
author_role |
author |
author2 |
Souza Mafra, José Ricardo e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilson Pedroso dos Souza Mafra, José Ricardo e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Ensino por Atividades Recursos Tecnológicos Pensamento Computacional |
topic |
Ensino de Matemática Ensino por Atividades Recursos Tecnológicos Pensamento Computacional |
description |
Este trabalho trata sobre o ensino de matemática através de recursos tecnológicos e do Pensamento Computacional (PC). Procurou-se investigar as relações entre o PC, as TIC e o Ensino de Matemática por Atividades, na busca de saber como professores podem ordenar ações e cenários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, usando estes princípios de forma a auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências tão necessárias no século XXI. A pesquisa foi realizada em 2017 numa escola pública do município de Santarém-Pará, nas dependências do laboratório de informática que contava com quatorze computadores. A turma participante foi a do sexto ano, com vinte e dois alunos na faixa etária de dez a onze anos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de uma proposta metodológica desenvolvida em cinco etapas: a) 1ª etapa - Pesquisa Bibliográfica; b) 2ª etapa – Desenvolvimento e planejamento das atividades; c) 3ª etapa - Aplicação das oficinas; d) 4ª etapa - Avaliação final das oficinas; e) 5ª etapa - Análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos convergem para a discussão sobre como elaborar atividades, envolvendo o PC e as TIC, que possam ser aplicadas no ensino de matemática. Percebeu-se um nível de motivação significativo em aprender matemática através dos recursos computacionais. Foi comprovado também que as TIC permitem um nível de auxílio significativo no ensino da matemática e que o PC pode ser estimulado ao longo das atividades, tornando-se assim uma possível abordagem que possa trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem na matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p79-99.id287 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p79-99.id287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/96/95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 79-99 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002797744128 |